Olá Vinicius Henrique Padula de Bonfim Paulista - SP!

 Com facilidade imaginamos que o São João evangelista autor do quarto evangelho seja a mesma personagem que batizou Jesus: São João Batista.

Resumidamente descrevo estes dois personagens e a ligação que eles tem com as festas juninas, festas populares que realizaram-se no nordeste brasileiro neste período.

 

Um pouco da história de João evangelista.

São João evangelista foi o discípulo de Jesus mais novo de todos, sua vocação e chamado está descrito na abertura do evangelho de João 1,36, as imagens que representam a última ceia João aparece sem barba semelhante a um menino no final da adolescência. Se tornou um dos discípulos que esteve muito perto de Jesus durante sua vida pública, era do grupo dos três que Jesus sempre levava junto quanto tinha um fato importante: a transfiguração ou na noite de oração no Gethsemani. Foi o discípulo que Jesus entregou sua mãe para que ele o cuidasse.

Morreu no final do primeiro século, em Éfeso, escreveu o evangelho de João e o Apocalipse.

Um pouco da história de São João Batista.

Filho de Isabel e Zacarias, Maria a visitou e o atendeu nos primeiros meses de vida de João Batista. Narrado como a visita de Maria a Isabel durante três meses

Se tornou o precursor e batizou Jesus no deserto.

Muito de folclórico o povo criou em torno dos festejos de São João. Lembro a fogueira, que na história de vida de João Batista, anunciava a Maria através do clarão da fogueira o nascimento de João. Maria recebera este sinal e preparou a viagem de visita a Isabel. Hoje é em torno a fogueira que se estende o arraial, com músicas, comidas típicas e danças.

João Batista tornou-se um santo popular, na cultura portuguesa e a devoção foi trazida pelos Jesuítas ao Brasil.

Os festejou que lembram o nascimento de João Batista é celebrado no dia 24 de junho. No nordeste brasileiro celebra-se o nascimento de João Batista em festejo popular juntando várias culturas, seja antigos costumes ligados a Adonies e cantos e músicas trazidos pelos escravos africanos. Tudo isto  forma o conjunto das festas juninas.

 

Concluindo são personagens diferentes com missões diferentes.

João evangelista celebramos no dia 27 de dezembro, apostolo e amigo de perto de Jesus, escreveu o 4 evangelho e o Apocalipse.

João Batista, celebramos 24 de junho dia de seu nascimento, profundamente arraigado na cultura popular brasileira, em particular o nordeste, com um mês de festejos.