Olá Daniel de Passo Fundo!

Este versículo que encontramos nos Atos dos Apóstolos narrando as atividades das primeiras comunidades esta incluindo nos chamados sumários das primeiras comunidades que são descritas no livro. Estes são os sumários: 2,42-47; 4,32-35; 5,12-16; 6,7; 9,31;12,24;16,5;19,20. (Os três primeiros sãos os principais.

Olhando as versões atuais da Bíblia como a de Jerusalém e Bíblia Sagrada Nova Versão Internacional, aparece na tradução : “mostravam-se assíduos ao ensinamento dos apóstolos, em vez de  “perseveravam na doutrina dos apóstolos” que enconramos na tradução da Bíblia Almeida mais antiga.

Considero as traduções mais recentes que procuram facilitar a compreensão trocando o termo doutrina por ensinamentos dos apóstolos de melhor compeensão.

O que seria o ensinamento “doutrina dos apóstolos?

Estes ensinamentos eram as instruções que os apóstolos apresentavam aos judeus que se converteram ao cristianismo e frequentavam as orações da comunidade. Os livros Sagrados passam a ser explicados a luz dos acontecimentos recentes do cristianismo e não tinham mais a preocupação da proclamação da Boa Nova de Jesus Cristo. Vida do cristianismo nas comunidades, passa a uma segunda fase de compreensão de Jesus e a vivência de seus ensinamentos.