Olá Natali Neves de Vacaria - RS!

Li com atenção sua pergunta, para entender a razão e o motivo da pergunta. Não encontrei nos textos Bíblicos, estes costumes que a cristandade nos dias de hoje tem como tradição.

A história da ceia de Natal com Peru são costumes que vem da cultura norte –americano, lembrando o dia de Ação de Graças que os americanos celebram como um dia sagrado, lembrando a chegada dos imigrantes no território americano. Na Bíblia não encontramos estes costumes.

A história do Panetone, também vem de costumes europeus que introduziram na celebração da ceia do Natal. Na Bíblia nada encontramos.

Os costumes dos povos bíblicos, narrados na Bíblia vem de uma outra realidade. De uma região, em que não existia perus, que eram encontrados na fauna norte-americana. Os costumes bíblicos de preparar o pão como alimento eram diferentes dos que temos hoje. São costumes dos povos do deserto.

Penso que nada vai te ajudar buscar a compreensão sobre estes costumes ou ignorar porque não estão escritos na Bíblia.

O nascimento de Jesus, nos traz cada ano uma renovação de valores que nos faz mais humanos, irmãos. O Natal nos convida a perdoar, a nos aproximar uns dos outros a sermos fraternos. A alegria que brota em nosso ser, de vivermos estes valores, faz com que celebremos esta festa com a ceia e alimentos especiais. Entretanto acreditamos que a vivência do espírito do natal vai além da ceia e dos alimentos são colocados a mesa.