Pergunta em forma extensa:

Estou com problemas de interpretação, sou um jovem de 17 anos, que ando tendo algumas dúvidas sobre o líder do meu grupo, ele anda dizendo coisas, mas não está cumprindo-as, e quando algum jovem discorda de suas ações, ele de uma maneira indireta, intimida-o dizendo que Deus vê as pessoas que discordam ou não obedecem os líderes da mesma forma que viu Lúcifer quando este se rebelou, isso acabou criando um certo obstáculo em minha mente que me faz pensar: "não posso discordar, pois se não estarei me igualando a Lúcifer" e ao meu ver isso não está correto, creio que a obediência deve ser uma consequência do amor e da confiança e não ser motivada por meio de intimidação, digo isso baseado em Gálatas 5:13, e não sei se a relação que estou tentando estabelecer é condizente com o impasse que estou enfrentando, se não for que outros versículos podem apoiar meus argumentos, se é que eles estão em conformidade com a palavra, por favor me ajudem.

Olá Ezequiel de Osasco - SP!.

Sua pergunta escapa de certo modo a questão bíblica, embora coloques afirmações que nos leva a ler textos da Bíblia. Entretanto como acompanhei por muitos anos grupos de jovens, vivi em muitas ocasiões situações como a sua, passo a responder.

Para responder de forma mais precisa a pergunta deveria ser mais precisa, faltou muitos elementos para chegarmos a uma conclusão. O líder do grupo está agindo de forma “ditatorial” querendo impor suas ideais ao grupo. Quando sabemos que o grupo de jovens tem um objetivo uma meta que é conhecer mais de perto a mensagem de Jesus Cristo e com uma ação transformadora atingir ouros jovens do relacionamento do grupo. O critério único e verdadeiro é Jesus Cristo, e aquilo que nos pede. Embora na pergunte não especifique o que aconteceu, a ação do líder é animar o grupo a viver o ideal do evangelho e lutar por ele. O grupo não é propriedade do seu líder, nem da igreja ou de pessoas. Os jovens pertencem a um grupo por ideais evangélicos.

O texto de Gálatas 5,13:

“Vós fostes chamados a liberdade, irmãos. Entretanto, que a liberdade não sirva de pretexto para a carne, mas, pela caridade, colocai-vos a serviço uns dos outros.”(Gálatas 5,13) Bíblia de Jerusalém

Um belo texto de Paulo aos Gálatas que deve ser entendido, em relação a situação que eles viviam, muitos cristãos- judeus, queriam voltar a pratica da Lei judaica, isto Paulo condena veementemente, alertando eles, afinal por que motivo Cristo morreu por eles. Seria mesmo para voltarem a prática da Lei?

Bem entendido o texto poderá ajudar-te na compreensão do incidente com teu líder. Deves buscar uma vida na  liberdade de  Jesus Cristo, praticando suas verdades, vivenciando a caridade (Gal 5,13) e colocando-se a serviço uns dos outros.

O que indica sua pergunta é que o líder imagina que o grupo está a seu serviço, utilizando até o medo aos membros do grupo, apelando para uma estratégia totalmente equivocada, usando a figura do encardido “Lúcifer”.

 

Concluindo: Sejas forte, que isto não seja motivo para afastar-te de teu grupo, lutes para que a verdade de Jesus Cristo seja vivida por todos.