Existe um fato curioso acontecido alguns anos atrás que pode começar a nos iluminar sobre a língua falada por Jesus. Quando o Papa Bento XVI visitou a Terra Santa, encontrou o então primeiro ministro de Israel Benjamin Netanyahu, que disse para o Papa: "Jesus esteve aqui, nesta terra. Ele falou hebraico". "Aramaico", contestou o Papa. "Ele falou aramaico, mas sabia hebraico", rebateu Netanyahu.

Desse diálogo podemos tirar a conclusão. É provável que Jesus chamou Mateus, falando em aramaico.

Na Palestina, no tempo de Cristo, falava-se diferentes línguas, especialmente 4: aramaico, hebraico, grego e latim. 

O hebraico era a língua ligada à religião, do judaísmo, sobretudo quando se tratava das Escrituras. Os espertos que lidavam com a Bíblia sabiam hebraico e ela era lida nessa língua. Mas a língua quotidiana de Jesus era o aramaico.

É pouco provável que Jesus conhecesse latim, exceto alguma palavra. Essa era a língua ligada às leis e aos militares romanos. O grego pode ser que ele conhecia melhor, pois era a língua comum no Império Romano, usada pelos administradores civis. Vista a posição de Mateus, que trabalhava para os romanos, é provável que ele conhecesse o grego. Mas Jesus, mesmo tendo podido conhecer um pouco de grego, certamente não falava fluentemente.