Como muitos livros da Bíblia, não temos certeza sobre o autor do Apocalipse. Normalmente se diz que teria sido escrito por João, o apóstolo, que é diferente de João Batista, aquele que batizou Jesus no Jordão. Mas a questão é de verdade complexa.

 

“Corpus ioanneum”

Esse termo engloba os escritos que presumem serem de “João”. Deste ‘corpus’ fazem parte: o Evangelho segundo João, a primeira, segunda e a terceira carta de João e o Apocalipse. A situação é complicada pelo pato que com o nome de João, muito comum entre os judeus, conhecemos também outros personagens.

É difícil dar uma resposta unívoca e definitiva a respeito da autoria dos escritos do ‘corpus ioanneum’. Digamos que existem ao menos 4 possibilidades:

  1. O apóstolo (o discípulo amado ao qual Jesus confiou sua mãe) escreveu o Evangelhho e não o Apocalipse.
  2. O apóstolo escreveu o Apocalipse e não o Evangelho.
  3. O apóstolo escreveu os dois livros, primeiro o Apocalipse e depois o Evangelho.
  4. O apóstolo foi da Palestina a Éfeso, onde conduziu uma comunidade cristã foundada por Paulo, mas do seu próprio punho não escreveu nada. Alguns discípulos efesinos escreveram as Cartas, o Evangelho e o Apocalipse, usando como pseudônimo “João”. A pseudonimia era muito usata, especialmente nos escritos de gênero apocalíptico daquele tempo: o autor real de um livro apocalíptico faz referência a um personagem famoso do passado, com o qual se sente particularmente ligado e ao qual pretente seguir a ideologia.

Cada uma dessas 4 possibilidades tem seus defensores entre os exêgetas, estudiosos da Bíblia. Aquilo que podemos afirmar com bastante probabilidade é que todo o ‘corpus ioanneum’ tenha tido origem no mesmo ambiente, criado pelo apóstolo em Éfeso, e que o Apocalipse foi escrito antes do Evangelho.

 

João autor do Apocalipse

Sobre o autor do Apocalipse, que é explicitamente chamado “João” (1,9), não podemos dizer com certeza se se trata do apóstolo, do ‘presbítero’ de João Marcos (autor do Evangelho Segundo Marcos) ou de um pseudônimo. Com certeza, porém, trata-se de um judeu da Palestina emigrato a Éfeso, que se apresenta como um profeta e que tem grande conhecimento do ambiente sacerdotal, das Escrituras e da liturgia e que compôs o livro do Apocalipse por volta do ano 95 depois de Cristo, no fim do reino do imperador Domiciano. É pouco provável que seja o mesmo autor do Evangelho segundo João, vista a diversidade de conteúdo, da forma e da linguagem.