Olá Rogério Rogerio Pfaffmann Diniz de São Joaquim da Barra!

A sua preocupação em ter algo escrito, cronologicamente de Jesus, é preocupação desde o início. Assim que surgiram os 4 evangelhos, que respondiam para suas comunidades muitas pessoas passaram preocupar-se do porquê dos 4 evangelhos se tudo poderia estar em um somente. Viam a possibilidade de colocar todos os acontecimentos que envolveram Jesus, em um único texto. Ótimo propósito, até aconteceu este trabalho. Este evangelho se chamau: Diatéssaron (ou a Harmonia dos evangelhos)

Como surgiu o Diatésseron?

Esta obra Diatésseron foi criada por Tatiano, um apologista e asceta dentre na época dos  primeiros cristãos.

Diatessarão ou Diatéssaron (ca. 160 - 175 d.C) é a mais importante Harmonia Evangélica. O significado do  termo "diatessarão" em português advém diretamente do latim diatessarōn ("composto por quatro (ingredientes)") e que, por sua vez, derivou do grego διὰ τεσσάρων (dia tessarōn), cujo significado é: διά - dia ("em intervalos de") e tessarōn (genitivo de τέσσαρες, tessares - "quatro"). Tatiano combinou os quatro evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João - em uma única narrativa

O que trabalhou Tatiano nesta obra inovadora?

A harmonia de Tatiano segue os evangelhos colocando os textos em uma sequência nova, diferente. Faz uma tentativa de solucionar as aparentes contradições entre os quatro evangelhos individuais. Assim Tatiano no início do seu evangelho omite as genealogias que aparecem em Mateus e em Lucas. Tatiano criou uma sequência narrativa, diferente tanto da sequência dos Evangelhos sinóticos quanto da encontrada em João e também omitiu duplicações que aparecem com frequência nos evangelhos  sinóticos, em que os três se espelham no evangelho de Marcos. Omite alguns textos tal como o de Jesus com a adúltera (Perícopa da Adúltera - João 7,53 até João 8,11), muitos dizem que não faz parte do texto de João.

Portanto neste trabalho de Tatiano, o Diatésseron, encontramos 74%$ dos textos dos evangelhos sendo que 56 versículos dos textos canônicos não aparecem.

Consulta: Alguns livros que poderão te ajudar. Penso que poderás encontrar em Biblioteca de Teologia.

A Bíblia Ilustrada da Família editada pelo Dr. Claude-Bernard Costecalde e Ilustrada por Peter Dennis, Editora DK Amereida e Jornal Zero Hora, Santiago do Chile 1984.

ACQUISTAPACE, PAOLO, e outros, O evangelho de Jesus, Co-edição Paulinas e Ist. S. Gaetano, Caxias do Sul, Milano, 1970.