Olá Vanderlei de Grecci de  Campinas - SP!

Voltei a pergunta várias vezes, sempre na dúvida se iria responder algo. A pergunta foge aos propósitos do portal a

“abiblia”. Mas como faz parte do mundo e da interpretação da palavra de Deus, deixo algumas considerações rápidas.

Calvinismo tem origem no nome de seu fundador Calvino. Que defendia uma teologia baseada na interpretação da Bíblia de alguns grupos protestantes. Calvino foi o defensor mais conhecido. Encontramos grupos de cristãos ligados as igrejas reformadas (ou presbiterianas) que ensinam o Calvinismo.

Há 500 anos com o início da Reforma Protestante na Europa, surgiram diferenças de opinião entre Martinho Lutero e João Calvino e outros teólogos sobre assuntos da Bíblia e a maneira de sua interpretação. Algumas igrejas apoiaram as ideias de Martinho Lutero, em particular na Alemanha e outras Igrejas passaram apoiar  Calvino seu modo de fazer Teologia e interpretar a Bíblia. Na atualidade o Calvinismo está ligado principalmente à Igreja Presbiteriana.

O que o Calvinismo ensina?

O ensinamento principal do Calvinismo defendido pelo Teólogo Calvino é que Deus é soberano sobre todas as coisas. Ele está no controle de todas as coisas e nada acontece se não for Sua vontade.

A partir deste princípio, Calvino propôs e defendeu cinco pontos principais. Nesta época aconteceu Sínodo de Dordt que os proclamou.

Deixo ao leitor a pesquisa e a busca na continuidade da resposta, na medida que encontrar interesse em aprofundar estes cinco pontos principais do Calvinismo.