Olá Valter de Melo de de Luanda - Angola!

Nesta resposta não encontramos muitas dificuldades. O texto nos ajuda na compreensão.

Bom começo e ter uma visão de conjunto do capítulo 12 de Lucas. Esse capítulo fala da autenticidade do discípulo e da forma que ele deve testemunhar Jesus Cristo.

Seguindo o evangelista Lucas, aparecesse primeiro a referência dos “passarinhos” para Lucas (ele não é oriundo da Palestina, conhecendo muito pouco as características da flora, fauna etc, ele no texto fala em  corvos : “olhai os corvos, esta ave existe em abundância na Palestina, mas para nós e mesmo biblicamente o corvo é uma ave que de benefício apenas limpa os campos se alimentando de restos de animais mortos. Basta dizer que na pergunta foi colocado “passarinhos” em vez de corvos. Mas o melhor entendimento vem da passagem paralela de Mateus Mt 6,25-34 que fala “olhai as aves do céus”...

 

Qual é a verdadeira busca para o discípulo de Jesus Cristo?

O que deve preceder as nossas buscas nesta terra é o Reino de Deus. Mais que a busca e a aquisição dos bens materiais. Deus nos cuidará para que nada nos falte, assim como para as aves e “corvos” segundo Lucas nada falta.

O significado de fermento:

A outra questão pergunta pelo significado de fermento: O próprio texto explica, o discípulo de Jesus deve evitar o fermento vindo dos fariseus. Fermento farisaico que significa: arrogância, prepotência, orgulho, donos da verdade, sepulcros caiados etc... bem diferente do que Jesus pede a seus seguidores.