Em Gálatas 2,7 lemos, segundo a Bíblia Almeida:

pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão

Talvez uma outra versão deixa o texto mais claro (Bíblia Pastoral):

Pelo contrário, viram que a mim fora confiada a evangelização dos não circuncidados, assim como a Pedro fora confiada a evangelização dos circuncidados.

Essa frarse distingue dois evangelhos, um da "não circuncisão", ligado a Paulo (literalmente se diz "evangelho do prepúlcio"), e o outro da "circuncisão". Obviamente aqui não estamos falando do evangelho em si, mas a palavra "evangelho" significa "evangelização". A primeira, dos não circuncisos, se refere à evangelização daqueles que não foram circuncisos, isto é, dos que não eram judeus, enquanto que a outra, dos circuncisos, tinha como destinatário os judeus.

Sabemos, conforme os Atos dos Apóstolos, que Pedro falou principalmente com os judeus, transmitindo a eles a Boa Nova anunciada por Cristo. Paulo, invés, saiu das fronteiras de Israel e foi para o meio dos pagãos, anunciando a palavra de Deus também a quem não era judeu, que não haviam feito a circuncisão.

Em maneira simplificada, Paulo sublinha os dois destinatários do anúncio. Conhecemos a proeminência de Pedro nos Evangelhos. Com esse modo de falar, Paulo está reinvindicando para si também um rolo importante: anuncia como Pedro. O seu 'evangelizar' é colocado em paralelo com aquele de Pedro, que provavelmente era muito conhecido pelas comunidades.