Olá Sonia Helena da Silva de Goiania- GO!

Para responder sua pergunta, consultei algumas introduções do evangelho de Marcos (Betencourt, Para entender os evangelhos; Balancin, Como ler o evangelho de Marcos etc) , nesta leituras encontrei características, vocabulário etc de Marcos e a afirmação que Marcos possui apenas 04 acontecimentos que não encontramos nos outros dois evangelhos Mateus e Lucas. Para confirmar esta afirmação, consultei a Sinopse dos três primeiros evangelhos, de Kayser, editora Sinodal, (com texto Bíblia Almeida) onde encontramos os textos dos três evangelhos colocados em colunas, podendo com facilidade encontrar os textos que são próprios de Marcos. Nesta leitura novamente encontrei 4 textos que aparecem somente em Marcos, que são estes:

  1. Marcos 4,26-29. E a narrativa da semente que germina por si só, logo depois da parábola da semente/semeador capítulo 4.
  2. O cego de Betsaída Marcos 8,22-26
  3. Os discípulos, o sal da terra Marcos 9,49-50.
  4. Final do discurso escatológico de acordo com Marcos. Marcos 13,33-37

 

Complementando

A ausência de discursos de Jesus faz com que o evangelho de Marcos tenha só um pouco mais da metade da extensão que os de Mateus e Lucas e não chegue a dois terços do de João. Marcos conta 673 versículos, enquanto Mateus 1068 e Lucas 1149, com 11242 palavras, Mateus 18305 e Lucas 19428 e João 15416.

Dessas, só 79  são próprias de Marcos e, dos 16 capítulos, só quatro parágrafos são próprios. Todo o resto reaparece em Mateus ou em Lucas ou em ambos. Convém salientar, entretanto, que Marcos não é um resumo, apenas é mais breve que Mateus e Lucas. Em outras palavras, o evangelho de Marcos foi o primeiro evangelho a ser escrito e serviu de base redacional aos outros dois Mateus e Lucas, chamando-se de sinóticos. Isto é, podemos analisar com o mesmo olhar, (sin=mesma; ótica = olhar