Olá Luiís Carlos da Fonseca Santo Antônio de Posse - SP

Se chamavam Saduceus:

Complementando:

Os Saduceus era um dos grupos pertencentes a estrutura política e religiosa da Palestina na época de Jesus. Considerados como uma seita, cujo nome provem do sumo sacerdotes Sadoc (2Sm 8,17). Vejamos os partidos e movimentos:

Os partidos e movimentos que controlavam o poder na época de Jesus:

1.- Os Saduceus

2.- Os Herodianos

3.- Os Fariseus

4.- Os Zelotes

5.- Os Essênios

Os Saduceus quem eram?

A origem deste movimento esta ligada a nobreza leiga e sacerdotal. Eles pertenciam na época de Jesus as camadas sociais dos anciãos do Sinédrio e aos chefes dos Sacerdotes ligados ao Templo de Jerusalém.

Tinham características de serem conservadores. Na época de Jesus eram colaboradores com o Império Romano, para permanecerem em seus cargos e aceitavam a política da convivência imposta pelos conquistadores romanos.

Os Saduceus e suas atitudes políticas.

Conseguiram manipular o povo e exerce autoridade sobre ele. Eram arrogantes em suas atitudes e durões com os pequenos. Usavam uma política de conciliação, desde que não prejudicasse e mudasse suas vidas.

A ideologia dos Saduceus.

Teologicamente, aceitavam somente a Torá, escrita desprezando a lei oral. Negavam a ressurreição da carne enfrentando a Jesus (Mateus 22,23-33), nem acreditavam em anjos e espíritos (Atos dos Apóstolos 23,8). Tiveram um papel importante na condenação de Jesus (Mateus 26,57-66). Depois da destruição do Templo de Jerusalém em 70 d.C. desapareceram do cenário.