É claro que a sua observação é muito arguta. E as dificuldades que a gente tem para entender a resposta dessa questão têm muito a ver com a nossa formação, que recebemos e que temos convicção de ser a visão correta. Todo mundo, que estuda a Bíblia, sabe que a história contada em Gênesis sobre o dilúvio não é um fato que ocorreu em toda a terra. É provável que por trás da história bíblica existe efetivamente um evento histórico, que deu origem a esse conto mitológico, existente também em outras culturas fora da Bíblia, especialmente na região da Mesopotamia.

Para entender a presença dos animais na América, precisa obviamente estudar a evolução das criaturas, que parte da bondade de Deus que a tudo e a todos nós criou.

A razão da presença do Dilúvio no Antigo Testamento é a intenção do autor de passar um ensinamento importante: a estrada trilhada pela criação, especialmente pela humanidade, não agradava mais a Deus e aí a decisão de realizar uma nova criação atrarvés de uma grande destruição através das águas. Esse caos da água permite purificar a humanidade e começar uma vida nova, como no batismo, também através da água.

Não deixe de ler essa sábia resposta sobre esse tema.