Olá Daniel de Passo Fundo – RS!

Paulo evangeliza o mundo pagão. Encontra nas cidades costumes e práticas que são contrários aquilo que o evangelho de Jesus anuncia. Por este motivo ele anuncia um novo jeito de viver e de se relacionar entre o homem e a mulher, está novidade não emplacou de cara. Muitos cristãos batizados mesmo depois da conversão da pertença as comunidades retornavam as antigas práticas que viviam dentro do paganismo.

Este foi o motivo de na carta aos Tessalonicenses, Paulo novamente em sentido pastoral anuncia a santidade do cristão na vivência do mandamento do amor.

Pertencer ao grupo dos cristãos e viver as práticas pagãs é contraditório e Paulo duramente exorta o retorno a vida cristã. Este tipo de vida destrói a comunidade. Não há razão de contemporizar.

Uma vida sexual no paganismo incluía pontos contrários a vida cristã. Querer admitir estes princípios pagãos é se afastar de Deus e da comunidade.

 

Citamos alguns:

- O respeito entre o homem e a mulher supõe amor fraterno e não dominação do homem a mulher. Sem respeito não existe vida cristã.

- As práticas nos santuários pagãos com as prostitutas sagradas, nada tinha com a vida de santidade proposta por Paulo.

- No mundo pagão a homossexualidade entre patrão/escravos era pratica comum. O escravo era subjugado pelo patrão.

- Na questão religiosa o poder masculino se impunha ao feminino.

- Havia nos templos pagãos as virgens vestais, sacerdotisas que serviam no templo. O cristão tinha outra prática.

- Existiam nos templos sacerdotes castrados ou eunucos, tidos pelos romanos como seres inferiores.

- Era comum o culto a fertilidade.

 

Concluindo: O desregramento sexual afeta enormemente a vida do cristão e das comunidades. Paulo exorta trilhar o caminho da santidade.

Afasta o cristão de Deus, pois sua vida segundo as práticas sexuais desregradas, afeta a ele mesmo e ofende a Deus. A vida divina, recebida no batismo e a vida comunitária se deterioram.