Olá Aparecido de Dourados - MS!

A resposta a sua pergunta está nas entrelinhas do texto. Devemos ler com a máxima atenção e pedir que o Espírito de Deus nos mostre o que é verdadeiro.

Deus aceitou a oferta de Abel, pois partiu do seu coração, do reconhecimento a Deus e além de tudo isto ofertou o que tinha de melhor, o texto assim se expressa:

“Abel ofertou as primícias e a gordura de seu rebanho” (Genêsis 4,4) Bíblia de Jerusalém.

Abel na sua oferta estava agradecendo a Deus retribuindo aquilo que tinha de melhor. O texto continua e diz Deus se agradou da oferta de Abel.

Como foi a oferta de Caim?

Caim ofertou a Deus produtos da sua colheita os “do fruto da terra”. Algo que não lhe custou nada. sem se preocupar com o melhor, sem ter no seu coração o agradecimento divino. Sua oferta nem sequer foi olhada por Deus. Caim devido a isto se indignou e a maldade que existia em seu coração cresceu muito mais. Caim morrendo de inveja tirou a vida de seu irmão.

Voltando a questão da oferta, vejamos que Caim trouxe uma oferta “do fruto da terra”. Algo que não lhe custou nada. Quem sabe algo que ele pegou em qualquer lugar e ofereceu a Deus. Abel, por sua vez, deu algo das “primícias do seu rebanho e da gordura deste”. Primícias é a parte mais preciosa de algo, a primeira parte. Abel ofereceu a Deus o melhor que tinha, enquanto Caim não se preocupou muito com o que ofereceu. Isso ocorreu por causa do que já existia dentro de seus corações. Caim tinha um coração maligno. Abel tinha um coração de adorador. Assim o sinal recebido de Deus por está atitude, foi a graça da fé que lhe outorgou o privilégio de ser um homem justo diante de Deus

Concluindo:

O que se destaca nestas duas ofertas a de Caim e de Abel, e a excelência do sinal divino para Abel, recebendo a fé que impulsionou seu coração a ofertar um sacrifício para Deus do que tinha de melhor, prefigurando a excelência dos sacrifícios do Antigo Testamento, sacrificando um animal, oferecendo-o ao Senhor, obedecendo os princípios da lei mosaica, mesmo antes que a lei fosse dada no Monte Sinai, Levítico 1,1-2 e a figura de Cristo que com sua morte resgatou a humanidade da morte e do pecado.

O sinal para Caim foi justamente o contrário, sua oferta interesseira de frutos colhidos sem serem os melhores, levou ele a rejeitar a presença divina na sua vida, o sinal divino mostra o mal praticado contra seu irmão Abel. Praticando o primeiro homicídio com caráter religioso.