Olá Richard de Americana - SP!

O que diz o texto bíblico em Isaías 1,31:

“O homem forte virá ser como a estopa, e sua obra como uma centelha; ambos arderão juntos, e não haverá ninguém que os possa apagar.” (Isaías 1,31) Bíblia de Jeruaslém.

Nós usamos está palavra estopa, com muito frequência em nosso linguajar. Os que trabalham em Oficinas mecânicas e precisam limpar peças sujas de terra e graxa, usam a estopa embebida em gasolina para limpálas.Do mesmo modo para tirar a sujeira mais grossa das mãos, óleos graxas etc.

Também o mundo da pintura usam muito a estopa, embebida de tinner, para limpar as mãos ou pingos de tinta caídos no chão ou vidros. Esta estopa usada no mundo do trabalho, para a limpeza e a parte do, algodão, linho, cânhamo ou juta, que não virou tecido, está em preparação. Sendo um material grosseiro que pode servir para limpeza, facilmente queima e desaparece..

Um vez olhando o significado atual de estopa, (o dicionário Aurélio traz outros sentidos do uso, que agora não nos serve) vejamos o significado bíblico:

No versículo 31, as folhas secas do poderoso carvalho e os jardins sem água preveem o que acontecerá com Jerusalém por abandonar o Senhor Deus, acelerando a queima destrutiva:

“O homem forte virá ser como a estopa, e sua obra como uma centelha; ambos arderão juntos, e não haverá ninguém que os possa apagar.” (Isaías 1,31)

Significado de “estopa”.

“Estopa” significa fibra grossa de linho ou cânhamo, um perfeito combustível para um fogo destrutivo. Isaías anuncia o que acontecerá com as nações iniquas que abandonam a Deus e buscam outras proteções desembocarão essas nações na destruição pelos exércitos invasores e queimarão como a estopa. Isaías fala de Jerusalém, e de seu povo.

De modo que tudo isto é comparado com a estopa, e a faísca. O que segue tudo isto é a previsão de Isaías do incêndio sofrido por Jerusalém durante sua conquista dos Caldeus e no ano 70 depois de Cristo a destruição de Jerusalém pelos Romanos.