Olá Luiz Monteiro  de Araras - SP!

A resposta da pergunta diz respeito da importância dos escribas, importante grupo de pessoas que são muito mencionadas no texto do Novo Testamento, em particular em confrontos de Jesus com eles.

Quem eram os escribas na Bíblia?

Na Bíblia, o escriba eram o grupo do especialista na interpretação da Lei de Deus.

A função de um escriba era:

-  interpretar a Lei de Moisés,

- solucionar  questões difíceis de interpretação

- fazer cópias exatas da Lei para o uso nas sinagogas.

- referência na interpretação da Lei de Deus.

- uma espécie de teólogo do tempo de Jesus

- considerado um mestre da Lei

- conceituado professor

- também chamado de doutor da Lei.

Escribas, os doutores da lei sua importância.

Na época de Jesus, os escribas, devido sua presença e importância no judaísmo faziam interpretações da Lei, e formaram uma “tradição”, uma espécie de “lei” paralela que eles mesmos escreveram e que a atribuíam como sendo a vontade de Deus e da qual eram doutores. Jesus teve muitas dificuldades com os escribas e seguidamente discutiam. Veja um exemplo:

 “Por que os teus discípulos violam a tradição dos antigos? Pois que não lavam as mãos, quando comem” (Mateus 15,2). Bíblia de Jerusalém.

Lavar as mãos antes das refeições foi uma “lei” ditada pelos escribas por “tradição”. Não há nenhuma lei na Bíblia mencionando essa obrigatoriedade.

Estas diversas “tradições” fez com que Jesus se dirigisse aos escribas de forma dura, pois eles haviam se desviado da sua verdadeira função:

“Amarram fardos pesados e os põem sobre os ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo se dispõem a movê-los” (Mateus 23 2- 4) Bíblia de Jerusalém.

Escribas e Fariseus conderam a Jesus ao martírio.

Tramaram planos para matá-lo devido a não concordarem com sua autoridade:

“A Páscoa e os ázimos seriam dois dias depois, e os sumos sacerdotes e os escribas procuravam como prendê-lo por meio de um ardil para matá-lo.” (Marcos 14,1) Bíblia de Jerusalém