Uma janela sobre o mundo bíblico

Suzana Schwarts


Suzana SchwartsBrasileira, recifense, casada, 2 filhos - Filipe, 8 anos; Nicolas, 5 anos. - moro em são paulo e sou professora-pesquisadora da universidade de são paulo ( usp ) na área de língua hebraica, literatura e cultura judaicas do departamento de Letras Orientais, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
As disciplinas que ministro/pesquiso são na área dos Estudos Bíblicos.
Minha formação acadêmica: estudei a nível de BA : -direito na Universidade Federal de Pernambuco; -arqueologia bíblica na Universidade de Jerusalém, Israel; - arqueologia e cultura do Oriente Médio antigo e Estudos Clássicos na Universidade de Tel Aviv , Israel. - pós-graduação em Jornalismo, na Universidade de tel Aviv ; simultaneamente fui correspondente do jornal A Folha de São Paulo em Israel; - doutoramento na área de Hebraico, USP; tese foi "Os Sentidos da Esterilidade no Passado Ancestral de Israel ", defendida em março de 2003.
Em 2004, prestei concurso público para a usp e fui contratada como professora/pesquisadora.

Gostaria também de informar que a bíblia hebraica não é ensinada em nenhuma universidade laica do Brasil, sendo a usp a primeira a incluir estudos bíblicos como disciplina regular em sua graduação. Apesar dos desafios e de trabalhar praticamente isolada ( em meu depto. não há outros professores de bíblia hebraica ) tem sido um enorme privilégio ensinar.

 

1 textos publicados


01/02/2005: Forma e função da esterilidade no ciclo de Abraão e Sara
(6724 visitas)