Lucas 11,31:

A rainha do sul se levantará no Julgamento, juntamente com os homens desta geração e os condenrá, porque veio dos confins da terra para ourvir a sabedoria de Salomão, mas aqui está algo mais do que Salomão!

Este texto é uma referência a quanto contado em 1Reis 10,1-10. Trata-se da Rainha de Sabá, que, tendo ouvido sobre a sabedoria de Salomão, veio pessoalmente verificar a fama do rei de Israel e, no final, louva Deus pelo dom que fez aos hebreus.

O Reino de Sabá ocupava o sudoeste da península arábica. É provável que essa rainha fosse a soberana de alguma de suas colônias. Não temos mais notícias sobre ela.

Sabá, na Bíblia, é mencionada outras vezes, junto com Dadã, outro povoado árabe (Gênesis 10,7; 25,3; Ezequiel 38,13) e também dita uma grande tribo de caravanas (Jeremias 6,20; Joel 4,8). Salmos 72,10.15 diz que essa nação, no futuro, virá prestar homenagem ao Rei, na Jerusalém nova (veja Isaías 45,14; 60,6s).

 

Lucas usa o exemplo da Rainha de Sabá, junto com o "sinal de Jonas" para sublinhar a importância da mensagem de Cristo, à qual os seus contemporâneos não queriam dar ouvidos. Outras pessoas (os habitantes de Nínive, a Rainha de Sabá) foram capazes de ouvir uma mensagem menos importante, mas os que estão diante de Deus não conseguem entender a importância daquilo que é dito, senão diante de sinais extraordinários.