Segundo a Bíblia, Deus quis fazer sua morada entre seus filhos, mas não em qualquer lugar, a Escritura mostra que Ele tem uma preferência: é Sion (Sião) seu lugar preferido. É de lá que todas as bênçãos se derramam sobre Israel.

A primeira menção de Sion na Bíblia é 2 Samuel 5: 7: "David tomou a fortaleza de Sion, que é a Cidade de Davi." Sion foi originalmente uma fortaleza Jebusita na cidade de Jerusalém. Após a conquista da fortaleza de David, Jerusalém tornou-se posse de Israel. O palácio real foi construído lá, no monte Sion/Jerusalém, lugar que se tornou a sede do poder em Judá.

"Faze bem a Sion, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém" (Sl 51,18)

A palavra Sion ocorre mais de 150 vezes na Bíblia. Sion é descrita tanto como a cidade de David quanto como a cidade de Deus, como expressa o Salmo 87,2-3 que diz:

"O Senhor ama as portas de Sion mais do que todas as outras habitações de Jacob. Coisas gloriosas são ditas de ti, cidade de Deus ".

O nome Sion ocorre na Escritura quase exclusivamente em textos cultuais, nos Salmos e nos profetas. No Salmo 131,13-14 refere-se à teologia da eleição:

Pois o Senhor escolheu a Sion, preferiu-a por sua morada: Este é para sempre o lugar do meu repouso; aqui habitarei, pois o preferi”.

Quando Salomão construiu o templo em Jerusalém, o significado de Sion expandiu para incluir a área do templo:

            “Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo Monte Sion” (Sl 2,6); 

“Seu santo Monte, belo e sobranceiro, é a alegria de toda a terra; o monte Sion, para os lados do Norte, a cidade do grande Rei”(48,2)

Rodeai Sion; cercai-a; contai as suas torres; notai bem os seus antemuros; observai os seus palácios, para que tudo narreis à geração seguinte” (Sl 48,11-12)

Como dissemos acima, Deus escolhe este lugar para fazer sua morada. Este é o sentido dado na profecia de Jeremias

"Vinde, subamos a Sion, ao Senhor nosso Deus" (31,6).

Em Isaías este nome é usado para a cidade de Jerusalém:

“Tu, ó Sion, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus” (Is 40,9),

Refere-se á terra de Judá:

Assim que virão, e exultarão no alto de Sion, e correrão aos bens do SENHOR, ao trigo, e ao mosto, e ao azeite, e aos cordeiros e bezerros; e a sua alma será como um jardim regado, e nunca mais andarão tristes”(Jr 31,12),

Refere-se ànação de Israel como um todo:

Porque para mim curvei Judá como um arco e o enchi de Efraim; suscitarei a teus filhos, ó Sion, contra os teus filhos, ó Grécia! E te porei, ó Sion, como a espada de um valente”(Zac 9,13).

A palavra Sion também é usada em um sentido teológico ou espiritual na Escritura, Refere-se figurativamente a Israel como o povo de Deus:

Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; prostrar-se-ão até às plantas dos teus pés todos os que te desdenharam e chamar-te-ão Cidade do Senhor, a Sion do Santo de Israel”.(Is 60,14).

No Novo Testamento, Sion refere-se ao reino espiritual de Deus. Não viemos para o Monte Sinai, diz o apóstolo, mas

"Ao monte Sion e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial" (Heb12,22).

Pedro, citando Isaías 28,16, refere-se a Cristo como a pedra angular colocada em Sion:

"Veja, eu coloco uma pedra em Sion uma pedra angular escolhida e preciosa, e aquele que nele confia jamais será envergonhado" (1 Pe 2,6).

Também o Monte Sion, na Escritura, tem um caráter universal como centro de culto de todos os povos:

E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sion sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor” (Is 2,3; Miq 4,2).

Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sion: O teu Deus reina”! (Is 62,7)

“Eis que o Senhor fez ouvir até às extremidades da terra estas palavras: Dizei à filha de Sion: Eis que vem o teu Salvador; vem com ele a sua recompensa, e diante dele, o seu galardão” (Is 62,11).

“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque, no monte Sion e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Senhor prometeu” (Jl 2,32)