O que sabemos do Batista é contado no início dos evangelhos, em relação ao início da missão de Jesus:

Mateus 3,1.6: Naqueles dias apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia... Então vieram até ele Jerusalém, toda a Judeia e toda a região vizinha ao Jordão.

Marcos 1,4-5: João Batista esteve no deserto proclamando um batismo de arrependimento apra a remissão dos pecados. E iam até ele toda a região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram batizados por ele no rio Jordão.

Lucas 3,2-3: a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a região do Jordão, proclamando um batismo de arrependimento.

João 1,19-33: não fala do local, apenas que os judeus de Jerusalém enviaram caserdotes e levitas para o interrogar lá onde ele batizava.

Desses textos resulta bastante claro que João vivia em locais longe das multidões e que essas, porém, vinham até ele.

É importante lembrar que é provável que exerceu seu "apostolado" na região do Rio Jordão. Isso significa que não é exatamente deserto, pois onde há água há vida e até hoje o vale do Jordão é uma zona muito fértil. É, claro, uma região árida, mas não tem nada a ver com a imagem de deserto, aquela do Saara, que é típica do nosso entendimento.