Olá Hadassa Patrícia de Natal / RG!

A pergunta é sobre o significado de Patmos.

Significado original de Patmos.

Entendemos este nome pela função que desempenhou a ilha nas origens. Ali eram colocados prisioneiros de alta periculosidade.

Portanto o termo “patmos” significa “mortal”. O sentido original é, em razão de seu aspecto tristonho representado pela mesma ilha que leva esse nome. No tempo do império romano, a “ilha de Patmos” serviu de lugar de detenção para criminosos de alta periculosidade.

O significado religioso que adquiriu a ilha.

O significado religioso que recebeu a ilha a partir do exílio que os Romanos deram ao evangelista João nesta ilha onde ali recebeu a revelação do apocalipse e escreveu o livro.

Este nome próprio encontramos no Apocalipse de João 1,9:

Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação, na realeza e na perseverança em Jesus, encontrava-me na ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do Testemunho de Jesus”. (Apocalipse de João 1,9) Bíblia de Jerusalém.

Pelo que encontramos no texto: Patmos é um termo geográfico, que indica uma pequena ilha na costa da Turquia pertencente ao conjunto de ilhas do Dudecaneso, com uma distância de 53 km afastada do continente. Sua localização geográfica está ao sudoeste da Ásia Menor precisamente segundo os aparelhos de localização: 37° 20’N, e26° 34’L

João foi exilado nesta ilha, durante algum tempo, pelos anos 90 d.C., estando anteriormente pregando em Éfeso. Durante a estadia na ilha João se dedicou a escrita do Apocalipse, conforme o texto de Apocalipse 1,9. Esta pequena ilha tem uma extensão de 13 Km de comprimento com 6 e meio de largura. A paisagem é de região vulcânica e agreste, que provavelmente tenha influenciado nos simbolismos empregados por João em seu livro. Atualmente a ilha de Patmos pertence a Grécia.

Na ilha vamos encontrar um antigo convento chamado “Convento de São João”, e no seu interior a gruta da revelação, onde João recebeu suas revelações (Apocalipse 1,9)

Atualmente vive uma população de aproximadamente três mil habitantes que se dedicam a pesca. Existe um pequeno porto situado na vila de Skala. A ilha é dividida geograficamente em duas partes quase iguais, unidas por um estreito istmo.

Consulta:

Douglas, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, vol. II, edições Vida Nova, 1986, São Paulo, pág.1213.

VAN DEN BORN, A, Dicionário Enciclopédico da Bíblia, Vozes, Petrópolis, 1977, pág.1135

 

Fotos de Patmos:

1 - Gruta das Revelações do Evangelista João.

 

2- Visão da vila de Skala e do porto.

 

 

3 - Convento de São João no alto da montanha.

 

 

 

4 - Mapa do conjunto das ilhas do Dodecaneso.