Olá Ricardo de Corumbá /  MS!

Respondendo em forma simplificada a personagem feminina Evódia que aparece na literatura Paulina, é apresentada como ajudante de Paulo na construção e evangelização da comunidade de Filipos.

Muitas personagens femininas importantes aparecem na Bíblia. Ela não é primeira, no Antigo Testamento encontramos Judite, Ester, Raquel, Sara, etc...Algumas desempenhando funções muito ruins para o povo de Deus como Jezabel e outras

Na literatura Paulina aparecem personagens femininas. Evódia é citada junto com outra mulher a Síntique ambas ajudantes de Paulo na obra da evangelização e na organização da comunidade de Filipos. Tinham um defeito que Paulo tenta corrigir que as duas viviam brigando na comunidade.

Época de atuação de Evódia.

Por volta do ano 61 depois de Cristo (d. C.), o apóstolo Paulo estava preocupado em organizar a comunidade de Filipos. Na cidade de Filipos Paulo encontrou duas mulheres Evódia e Síntique, trabalhando na organização da obra de Deus. Por viverem nesta cidade há muitos anos, conhecedoras da realidade, no ímpeto de ajudar a Paulo, não concordavam em alguns pontos causando problemas. Em uma de suas cartas Paulo, que escreveu aos Filipenses, no capítulo 4, versículo 2, chegou ao ponto de faz uma breve admoestação:

“Eu exorto a Evódia e rogo e a Síntique a serem unânimes, no Senhor.” (Fl 4,2) Bíblia de Jerusalém.

Paulo sabia da importância para a Comunidade de Filipos o trabalho delas, mas contendas entre elas podia colocar tudo a perder.

A solução encontrada por Paulo foi chamar a atenção das duas e pedir também a outras pessoas que as auxiliassem nessa empreitada pela paz, pois ali, na igreja de Filipos, não havia lugar para disputas e fofocas.

Paulo não se detém nos detalhes da questão e nem menciona o motivo da discórdia, mas é o que menos importa quando temos diante de nós um objetivo maior, sermos instrumentos usado por Deus. Paulo tinha um objetivo claro: tornar conhecido a pessoas de Jesus Cristo, os evangelizadores eram instrumentos na mão de Deus.

A história de Evódia e Síntique termina ali, não encontramos mais citações bíblicas, mas o ensinamento deixado para nós evangelizadores é enorme. A preocupação de Paulo é nossa preocupação devemos estar atentos e nunca fomentar comentários destrutivos da comunidade e sim cortar o mal pela raiz logo que essa erva daninha começar a brotar.