Por que os evangélicos não fazem o sinal da cruz?

Pergunta de Jurandir da Silva , São Paulo / SP
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 16/12/2013


Olá Jurandir da Silva de São Paulo/ SP!

Ótima está pergunta. Já ouvimos inúmeras vezes as pessoas fazendo esta pergunta. As respostas também são das mais variadas. Embora esta pergunta fuja do que nos propomos no site, pois a pergunta não aparece na bíblia e nem sua resposta. A palavra cruz sim inúmeras vezes encontramos, até a chamada Teologia da cruz, com base nos textos bíblicos.

Parece-nos para início de conversa a resposta segue o que a Teologia protestante da cruz acredita e afirma ou o que a Teologia da cruz católica acredita e expõe na sua doutrina.

Respondendo o porquê os evangélicos não fazem o sinal da cruz, exponho algumas respostas que já ouvimos muitas vezes, não é tudo o que se possa responder, poderás acrescentar ainda alguma coisa do teu conhecimento no espaço dos comentários:

Respostas: (o que as pessoas dizem)

- Ainda não tenho uma compreensão clara... Porque os evangélicos não acreditam no que é divulgado entre as pessoas que sinal da cruz espanta mau espírito. Os evangélicos afirmam que não acreditam no sinal da cruz pois é um sinal mágico e por isso eles não fazem. Ainda me pergunto existe outra razão que ainda não descobri. No entanto a verdade é está nunca vi um evangélico batizado praticar e fazer o sinal da cruz!

- Algumas razões fortes faladas pelos evangélicos:

É porque para nós evangélicos o sinal da cruz é apenas um ritual, ainda que tenha um simbolismo verdadeiro (encontrado na Biblia), mas sem valor espiritual. Para o temente a Deus ele é templo do Espírito Santo não depende do sinal da cruz, sinal carregado de ritualismo para se proteger. Alguns evangélicos na argumentação ainda afirmam o que adianta as pessoas fazerem todo os dias o sinal da cruz, mas tem uma vida dominada pelo álcool, cigarro, prostituição e pornografia.... e se conformar em ir a igreja apenas em datas especiais. Muitos dos católicos que usam esta pratica são muitos ritualista, acreditam que com este sinal externo obtenham salvação e proteção divina. Se de fato acreditarmos que O Pai, o Filho e o Espírito Santo estejam do lado de dentro do peito promovendo uma vida de santidade em nós estamos sendo cuidados por Deus que é nosso Pai. Caso contrário nossa vida vira pura hipocrisia....

- Não é preciso fazer o sinal da cruz para espantar o mal porque o nome de Jesus já é poderoso!

-  O sinal da cruz é uma tradição dos primeiros séculos do cristianismo. É um rito sagrado que evoca a ajuda e proteção de Deus, mas infelizmente as pessoas fazem automaticamente sem entenderem por que fazem e para qual finalidade que fazem tantas vezes por dia. Ao levantar ao deitar, ao passar na frente da Igreja etc...

- Buscando os escritos dos santos Padres, em Tertulaino encontramos:

Ele recomenda o uso do sinal da cruz por parte dos cristãos nas mais variadas situações da vida:

“Quando nos pomos a caminhar, quando saímos e entramos, quando nos vestimos, quando nos lavamos, quando iniciamos as refeições, quando nos vamos deitar, quando nos sentamos, nessas ocasiões e em todas as nossas demais atividades, persignamo-nos a testa com o sinal da cruz” (Tertuliano, De Corona Militis 3)

5473 visitas

59 comentários

Postar um comentário

  • Sabrina Machado (NOva Trento) - 22/08/2014

    Ene araujo (SP) Paulo era tão frevoroso e sua fé e tão intenso em pegrar que duvido que numa discussão dessa ele seria amigável.

  • Sabrina Machado (NOva Trento) - 22/08/2014

    Ene araujo (SP) Paulo era tão frevoroso e sua fé e tão intenso em pegrar que duvido que numa discussão dessa ele seria amigável.

  • moutinho (londres) - 05/04/2014

    Porque e que salomao mandou construir o templo? esse templo era so para adoracao. ha um engano, ao dizer que o messias nao tinha igreja porque a igreja e o povo DE DEUS o templo e aonde se adorava A DEUS!! aonde a igreja faz as suas oracoes!!!!!!

  • Erivaldo (Salvador) - 04/04/2014

    ALEX de SALVADOR - Infelizmente voce esta TODO certo. Os BOSTETICOS INVENTARAM RELIGIOES, inventaram IGREJAS - PADRES - PASTORES - e muitas outros enganos para que? Uns para ROUBAR e ENGANAR os " BESTAS " O ERIVALDO foi um desses OTARIOS. ALEX voce esta CERTISSIMO. Mas para essas pessoas seria assim; Voce somente estara na RELIGIAO CERTA se fizer parte da DELE, pois se fizer parte de outra RELIGIAO que nao seja a DELE entao voce esta seguindo o DEUS ERRADO? Por isso o MESSIAS nao tinha RELIGIAO e ELE nunca MANDOU N...

  • Alex (Salvador) - 04/04/2014

    Pois é: quem inventou a lei do crente? Quem inventou a lei do católico? Quem ? inventou a lei do budista? quem inventou a lei do...

  • pricila rodrigues florencio (pão de açúcar) - 04/04/2014

    e eu queria saber quem foi que inventou a lei de crente?

  • Erivaldo (Salvador) - 20/03/2014

    JOSE ( Brasilia ) ENE ARAUJO - CRUZ foi uma criaçao de CONSTANTINO, na verdade significa o "" T "" de TAMUZ, este simera ADORADO pelos PAGAOS. O MESSIAS foi ESTICADO e PENDURADO num MADEIRO ESTACA. Agora quando voces colocarem na sua cabeça que se nao HA SIMBOLOS haveria tambem algum TEMPLO? Claro que nao ha TEMPLO para o CRIADOR. Foi isso que levou os SEGUIDORES DO VERDADEIRO MESSIAS - O MESSIAS QUENAOESTA SENDO ADORADO E NEM CULTUADO EM TEMPLOS NENHUM. O VERDADEIRO SALVADOR NAO SE ENCONTRA NOS TEMPLOS IGREJAS- ...

  • Erivaldo (Salvador) - 20/03/2014

    ADAILTON, (Sao jose ) Onde esta escrita a palavra " CRUZ " ? na sua " BIBLIA "? Na que eu uso esta escrito "" ESTACA " ADAILTON, deixa de esconder a VERDADE que voce conhece muito bem ADAILTON voce sabe essa estori de " CRUZ " isso foi inventado por CONSTANTINO que "" SONHOU COMESSA CRUZ "" para praticar os ASSASSINATOS no seu IMPERIO e ganhar as DISPUTAS PELO TRONO DE IMPERADOR DO IMPERIO ROMANO. TUDO A RESPEITO DESSA PALAVRA " CRUZ "" e mentira. ENE ARAUJO ( Sao Paulo ) PAULO - "" DISCUTIA, DEBATIA AMIGAVELME...

  • José (Brasília) - 17/03/2014

    Nós evangélicos não fazemos o sinal da cruz nem andamos com um crucifixo no pescoço porque não tem nada na bíblia que diga que devamos fazer isso. E, por não ser bíblico, não fazemos. Cremos no sacrifício da cruz, mas sabemos que o nosso Jesus morreu, mas ressuscitou e está vivo. E, quando cultuamos a cruz, estamos dizendo a Deus que queremos um Jesus morto. É a mesma coisa com a procissão do senhor morto, que é praticado em várias igrejas católicas. Jesus pediu para não nos esquecermos do Seu sacrifício na cruz pa...

  • Adailton (São José) - 21/02/2014

    Ene Araujo (SP), você tem razão, em parte, quando diz que muitos veem aqui apenas para \"discutir placa de igreja\"! Uns dizem que o sinal da cruz não é Bíblico! mas como não? A Cruz está citada na Bíblia, e sem passar pela Cruz não há Ressurreição!
    Mas também é certo que é um sinal, portanto, sozinho não tem valor! O \"valor\" verdadeiro está na Fé de cada um!

  • Ene Araujo (SP) - 21/02/2014

    Se alguém conversa aqui no blog e não lê os versos citados, acho da minha parte, que não se chegaRÁ em lugar nenhum "EIS A ATENÇÃO"...... Agora se estamos aqui, faremos como Paulo, que disputava, debatia amigavelmente eu creio,e com mansidão, nas sinagogas a doutrina de Cristo pelas Escrituras. (O que é debate: Debate é uma discussão amigável entre duas ou mais pessoas que discute uma questão). Digo isso porque, principalmente a alguns católicos (e falo com muito respeito da minha parte que estou me referindo...

  • Ademar (aracruz) - 20/02/2014

    A pergunta é: Porque deveriam fazer? Usar gestos para invocar uma presença não é nada bíblico, muito pelo contrário.

  • dego (mafra) - 17/01/2014

    Ligia songamonga

  • João Vitor (Mortugaba) - 16/01/2014

    Alguém já parou pra pensar que o sinal da cruz é uma cruz invertida? Uma cruz de cabeça pra baixo? Alguns católicos nem sabem porque fazem o sinal da cruz de onde surgiu e como! E o nosso senhor Deus diz: “O meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias 4:6) Pense comigo:_Porque fazer o sinal da cruz? Jesus já não desceu dela,… venceu a morte e ressuscitou? Qual o sentido de se apegar a cruz e não a Jesus Vivo? O cristão consciente precisa escolher entre a Idolatria da cruz ou a verdadeira adoração de Je...

  • Vera (São Paulo) - 16/01/2014

    E essas mansões celestiais devem ser enormes: Jesus disse que ia subir para preparar lugares nessas mansões e depois voltaria. Só que até agora, nada! Será que ele ainda está preparando essas moradas? E olha que essa promessa foi já há quase 2000 anos!

  • Laudenir Aguiar (Alegrte) - 16/01/2014

    Nos evangelicos não fazemos o sinal da cruz, porque a cruz estar dentro de nós, representado pelo Espirito Santo de Deus, que habita em nos para edificar uma Igreja fiel, que será arrebatada para as mansões celestiais. a Paz do Senhor Jesus Cristo.

  • Erivaldo (Salvador) - 18/12/2013

    Claro Sergio.

  • Erivaldo (Salvador) - 18/12/2013

    Gabriela, voce esta confundindo as coisas eu disse que OS CATOLICOS minha amiga eu nao coloquei O SISTEMA IGREJA CATOLICA ROMANA, falei de PESSOAS hoje que estao nas igrejas CATOLICAS, elas respeitam sim os costumem dos EVANGELICOS, ao contrario destes que.

  • sergio gomes (carapicuiba) - 18/12/2013

    por que você rebatem a palavra de DEUS? tentando provar um para o outro o que é certo e o que é errado. a palavra de DEUS é coisa seria e tudo e todos ele criou um a um portanto aquilo tudo que está escrito na biblia independente de quem publicou para nós tenha a certeza foi DEUS quem usou eles por que DEUS deixaria nos perecer com aquilo que ele quer fazer e não pelo que queremos não somos nós mais sim cristo que vive em nós sinal da cruz ou cruscifixo ou o que quer que seja não vai nos levar a entender ou creer ...

  • Gabriela (Rio) - 18/12/2013

    "OS CATOLICOS SAO EXEMPLOS DE COMO SE RESPEITAR OUTROS"!!!!! Quem disse uma asneira dessas com certeza perdeu a aula de história sobre o Santo o Oficio e a Inquisição! Mas... como para muitos a ignorância é a mãe da felicidade...

  • Lígia (Rio) - 18/12/2013

    A discussão não é sobre acreditar ou não no SALVADOR; pelo menos eu não estou discutindo isso! Agora é óbvio que a quase totalidade dos que passam por aqui creem no SALVADOR. E essa quase totalidade dos que passam por aqui creem no SALVADOR, porque creem no sistema religioso cristão! Não é difícil entender que quem não acredita no sistema religioso cristão não acreditaria, também, nas escrituras produzidas pelo sistema religioso cristão.

  • Erivaldo (Salvador) - 18/12/2013

    A resposta dada aqui, sobre essa questao tem respaldo nos COSTUMES CATOLICOS ROMANOS, ha de se respeitar isso, pois os EVANGELICOS tambem tem os seus costumes, E ISSO OS CATOLICOS SAO EXEMPLOS DE COMO SE RESPEITAR OUTROS.

  • Erivaldo (Salvador) - 18/12/2013

    Ligia, voce nao acredita no SALVADOR? Essa seria a discussao que se trava no momento, porque? Se voce perguntar aos que aqui comentam certamente quase ou na sua TOTALIDADE acreditam NESSE SALVADOR ou EM JESUS OU EM DEUS enfim se eu nao estiver errado, creio que todos aqui ACREDITAM em sua QUASE TOTALIDADE NO JESUS etc, AGORA SOMENTE VOCE ficando nesse LENGA-LENGA, parecendo aquela menina do; "COMPRE BATOM" "COMPRE BATOM" , para com isso pois isso aqui se chama a ABIBLIA.ORG. e voce queria o que? Que se comentasse ...

  • Lígia (Rio) - 18/12/2013

    É o que eu digo, Erivaldo: você crê no que o sistema religioso lhe diz para crer. E, por isso, você crê no SALVADOR, tal como proposto pelo sistema religioso chamado cristianismo. Não há nada de errado nisso: todo mundo que crê no SALVADOR, crê no salvador proposto pelo sistema religioso cristão. É apenas incoerente dizer que está fora desse sistema e, ao mesmo tempo, citar os textos produzidos por esse sistema! O teu discurso de "caia fora do sistema religioso" perde credibilidade, porque você, a todo momento, uti...

  • Erivaldo (Salvador) - 18/12/2013

    Ligia, nao foi o Joao.4 que coloquei, pelo visto voce nem sabe e nem leu o texto, por isso que o que voce comenta nao tem respaldo, AS PESSOAS devem primeiro ler para assim depois ter argumento, pelo visto voce Ligia nao faz isso, mas eu coloquei foi Joao.14;1-4 e minha amiga Ligia neste TEXTO seria o SALVADOR FALANDO, se vvoce acredita que o SALVADOR possa ter EXISTIDO entao talvez possa tambem crer nas PALAVRAS QUE O SALVADOR DISSE, mas o seu problema seria apenas acreditar ou nao acreditar, NESSE TEXTO O SISTEMA...

  • Erivaldo (Salvador) - 18/12/2013

    LIGIA, voce esta CERTISSIMA "O CRIADOR e uma coisa eo SISTEMA RELIGIOSO e outra coisa" isso para mim esta correto, certo que HA PESSOAS QUE SO ATRAVES DESSES SISTEMA RELIGIOSOS PENSAM QUE ATRAVES DELES TEEM ACESSO AO CRIADOR, quando sabem que o SALVADOR NOS COLOCA ATRAVES DELE MESMO ACESSIVEIS AO PAI, voce esta certa mesmo, Voce diz que o CRIADOR e o MESSIAS? Posso discordar? Voce diz que quem PRODUZIU AS ESCRITURAS FOI O SISTEMA RELIGIOSO? Nao concordo nisso, o "deus SALVADOR faz parte do sistema religioso CRISTAO...

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    Agora um exemplo prático do quanto você, ainda, é dependente do sistema religioso cristão: você citou João 4; pois bem você somente tem conhecimento desse texto, que o sistema religioso cristão atribui a João, porque o sistema religioso cristão incluiu esse texto na bíblia cristã. Você acredita que João existiu e escreveu esse texto porque você acredita no sistema religioso cristão que possibilitou que você tivesse acesso à esse texto. Não estou dizendo que esse texto não tenha sido inspirado pelo Criador, só estou...

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    O Criador é uma coisa, o sistema religioso é outra coisa! Para alguns, como você, o Criador somente é acessível através de um sistema religioso. Você está preso ao sistema religioso judaico-cristão, você está preso ao Criador apresentado pelas escrituras produzidas pelo sistema religioso judaico-cristão. O Criador no qual você acredita, provavelmente é o Messias, o Salvador. Isso porque o sistema religioso que você faz parte lhe disse, através das escrituras por ele produzidas, que você é pecador e que precisa de ...

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Ligia, cair fora do SISTEMA RELIGIOSO para voce seria assim; O SALVADOR nunca EXISTIU o UNIVERSO foi tao somente um BIG BANG ou ESCRITURAS? QUAIS? nunca as li portanto que importancia terao elas? OU LI AS ESCRITURAS MAS NAO ENTENDI NADA. ESTOU AQUI PARA NADA, NAO VOU A LUGAR NENHUM E SE UM DIA MORRER? ACABOU, TALVEZ NAO VOU RETORNAR? NEM SEI QUEM E O QUE SOU EU FINALMENTE, CRIATURA FORMADA DO NADA. NAO SOU E NUNCA EXISTI. eu.

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Ligia, veja o SISTEMA RELIGIOSO SEGUNDO AS ESCRITURAS? "multidoes o seguiam, e ELE curava a todos" "cegos, mancos ELE os curava" " expulsou demonios" CRUCIFICADO MORTO E SEPULTADO RESSUSCITOU NO TERCEIRO DIA SEGUNDO AS ESCRITURAS. eu acredito no e nesse SALVADOR mas isso podemos chamar de SISTEMA RELIGIOSO? Ligia eu acredito sim Joao.14;1-4 se voce chamar isso de SISTEMA RELIGIOSO eu entendo porque, Voce nunca creu no SALVADOR e nem no CRIADOR, isso seria e deve ser somente a sua decisao, pessoas ACREDITA outras na...

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Eu nao consigo entender essa Ligia, o nome desse BLOG? ABIBLIA.ORG? Minha cara, se voce nao discursa a esse respeito, o que faz aqui? SE O TITULO FOSSE; MAÇONARIA.ORG? se voce nao se UTILIZASSE de comentarios PERTINENTES A MAÇONARIA, o que voce estaria fazendo LA TAMBEM? LIGIA voce e inteligente, mas se voce quer comentar e o NOME SE TRATA DE -ABIBLIA.ORG? vou comentar sobre suas frustaçoes filosoficas? Ligia, voce se ATRAPALHA TODA ao se colocar numa postura que nao lhe cabe; Ou voce quer que os COMENTARIOS FIZES...

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Nao, percebi que ha pessoas como essa Ligia que percebe-se, desconsiderar ate a sua propria existencia, por nao cre no CRIADOR, coloca ela que UM SISTEMA "ESCRITURA" SEJA CAPAZ DE CRIAR; o UNIVERSO, O HOMEM, OU TUDO QUE EXISTE, este tipo de gente, nao conseguem nem entender que para existir tudo isso foi feita a partir de UM SISTEMA RELIGIOSO? comparar a CRIAÇAO a um SISTEMA a uma ESCRITURA chega A SER RIDICULA, ela nao poderia EXPLICAR os diversos fatores ESCRITO por HOMENS, mas se nao HOUVESSE A INSPIRAÇAO DADA P...

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    Pois é: pessoas como o Erivaldo demoram para perceber que Escrituras, IURD, Franciscos I, Malafaias, ICAR, santos, Sorianos (...) são todos produtos de um mesmo sistema religioso: o cristianismo.

  • Erinaldo (Recife) - 17/12/2013

    Lígia (Rio), gostei de seu comentário e sua repreensão a este Erivaldo. Você está certíssima: como seguir as Escrituras sem seguir o sistema religioso que as definiu?

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    Agora entenda que não estou dizendo para você cair fora do sistema religioso! Só estou dizendo que CASO VOCÊ QUEIRA cair fora do sistema religioso, você deverá cair fora das escrituras produzidas por sistemas religiosos. Parece que você conseguiu abrir os olhos quanto ao Eli Soriano e a Igreja de Deus Internacional. Então, com o tempo, talvez você consiga perceber que as escrituras, qualquer uma, faz parte do sistema religioso, assim como o Soriano.

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    A propósito, leia na contracapa de tua bíblia qual foi a instituição que a traduziu, que a revisou, que a editou, que a imprimiu e que a distribuiu, aí você saberá por qual sistema religioso tua bíblia foi produzida. Agora se lá tiver escrito traduzida, revisada, editada, impressa e distribuída diretamente por Deus, aí você pergunta: pelo deus de qual sistema religioso? Então, meu caro, se quiser sair do sistema religioso, caia fora das escrituras produzidas por sistemas religiosos!

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    Se você pretende não seguir nenhum sistema religioso, então você tem um longo caminho pela frente. Por exemplo, observe teu linguajar: você usou em um de seus comentários as palavras MESSIAS e SALVADOR. Ora, messias é um conceito do sistema religioso judaico e salvador é um conceito do sistema religioso cristão! Só por estes exemplos percebe-se o quanto você faz parte do sistema religioso judaico-cristão. Você foi moldado por esse sistema religioso; tuas crenças provêm desse sistema religioso! Agora, pode ser que v...

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Ligia UM SISTEMA RELIGIOSO? Amiga, jamais algum SISTEMA RELIGIOSO iria colocar SITUAÇOES EXTREMAMENTE PERFEITAS, sao acontecimentos nas AREAS CIENTIFICAS, CONHECIMENTOS PERFEITOS SOBRE COISAS QUE NEM VOCE E NEM NENHUM SISTEMA RELIGIOSO PODERIA COLOCAR. Amiga nao MENOSPREZE O PODER DO CRIADOR. O MUNDO nao foi CRIADO por UM SISTEMA RELIGIOSO, UNIVERSO NAO FOI CRIADO POR UM SISTEMA RELIGIOSO, e voce nao foi CRIADA POR UM SISTEMA RELIGIOSO. voce LIGIA NAO SERA UMA CRIAÇAO DO SISTEMA RELIGIOSO.

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Quem esta falando que as ESCRITURAS FORAM CRIADAS PELO UM SISTEMA RELIGIOSO E VOCE, EU NAO CREIO, CREIO QUE HA ESCRITURAS QUE FORAM INSPIRADAS PELO CRIADOR, creio nisso, agora que AS ESCRITURAS FORAM CRIADAS PELO SISTEMA RELIGIOSO, nao creio. voce haveria d explicar muitas coisas que foram escritas, e que a SABEDORIA humana nao tem como EXPLICAR? Olha minha amiga, eu poderia ficar citando textos e mais textos paravoce explicar como UM SISTEMA RELIGIOSO poderia ter ESCRITO, MAS ISSO VOCE NAO VAI COMPREENDER E IRIA F...

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    (joao diz CRER SEGUNDO AS ESCRITURAS, mas se alguem crer segundo o que os ROMANOS colocaram esta correto, isso seria coerente entao? ja que se trata de literatura?Temos JUDEUS-GREGOS-ROMANOS e hoje ficamos assim; Se voce diz que nao segue um deus ROMANO agora voce faz parte do SISTEMA RELIGIOSO? porque toda e qualquer escritura seria oriunda de UM SISTEMA RELIGIOSO? que SISTEMA? Que RELIGIAO? Se alguem falar que CRER NO SALVADOR E QUE NAS ESCRITURAS SE ATESTA SOBRE ELE, entao seguimos um SISTEMA RELIGIOSO? no cas...

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    Mas você não disse que acreditava NO CRIADOR simplesmente. Você disse, pelo que entendi, que você segue (acredita) no Criador SEGUNDO AS ESCRITURAS. Então você acredita em UM CRIADOR, que lhe foi apresentado em UMA ESCRITURA, escritura essa que foi produzida por UM SISTEMA RELIGIOSO. Quem acredita NO CRIADOR, não precisa recorrer a UMA ESCRITURA, feita por UM SISTEMA RELIGIOSO!

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Um CRIADOR? Nao eu acredito NO CRIADOR, e isso devo seguir um SISTEMA RELIGIOSO? Nao tem porque, se o CRER NO CRIADOR VOCE SE BASEAR EM UMA ESCRITURA tao somente, ENTAO PODERIAMOS anular tambem a FE, se crermos NO CRIADOR sem nenhuma ESCRITURA entao me APRESENTA UM BOI e ESSE SERIA O MEU CRIADOR. Ligia. Essas questoes levaram bastante tempo se discutindo, nao e de agora, sabemos apenas o essencial que pode nos levar AO PAI, sabemos o CAMINHO QUAL E, entao minha amiga nao questiono CREIO. Mas quando a ETIMOLOGIA? EP...

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    Tanto eu quanto você somos livres para seguir o que quisermos, só não se engane achando que não está seguindo um sistema religioso quando cita textos produzidos pelo sistema religioso cristão (e/ou o judaico, reinterpretado pelo sistema cristão).

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    Como você disse que segue o SEGUNDO AS ESCRITURAS, essas escrituras, seja lá quais forem, foram escritas por alguém. E esse alguém que escreveu as escrituras, fez ou faz parte de algum sistema religioso. Portanto, se você segue o SEGUNDO AS ESCRITURAS você está seguindo o SEGUNDO ALGUM SISTEMA RELIGIOSO QUE PRODUZIU E FEZ ESSA ESCRITURA CHEGAR ATÉ VOCÊ. Então, você se quiser deixar o sistema religioso, deve esquecer esse papo de ESCRITURAS: todas elas foram feitas por sistemas relgiosos.

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    MINHA AMIGA SE VOCE SEGUE OUTRO DEUS QUAL SERIA O PROBLEMA? cADA UM SEGUE O DEUS QUE LHE CONVEM, SE O MEU SALVADOR NAO FOR O MESMO SALVADOR TEU, OU SE VOCE NAO CRE EM NENHUM, QUAL O PROBLEMA? aqui m difeestamos apenas comentando sobre fundamentos teologicos, acredito que FE, CRER NUM DEUS, SEJA um deus ROMANO ou JUDEU, voce acredita naquilo que o seu desejo inspira, agora discutir sobre textos, HISTORIA, seria outra coisa bem DIFERENTE, quando se tratar de ETIMOLOGIA talvez ou com certeza voce bem mais do que (POR...

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    Não, para acreditar num CRIADOR você não precisa entrar em nenhum sistema religioso. Agora para acreditar no CRIADOR apresentado por alguma ESCRITURA você tem que acreditar no sistema que produziu essa ESCRITURA. Afinal, nenhuma ESCRITURA caiu do céu; cada uma e todas elas foram produzidas por algum sistema religioso. Se você acredita em um CRIADOR mas não segue nenhuma religião, se você é um deísta, então não tem porque citar textos produzidos por religiões! Não tem porque ler nem citar Paulo, João e cia. Afinal, ...

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Bem interessante ACREDITAR NO CRIADOR significa que isso devera fazer parte de um SISTEMA RELIGIOSO? QUAL?

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Ligia, observa os NOMES; PAULO-JOAO-JESUS como voce sendo inteligente esta repetindo algo e nem sequer para para entender? Ligia, PAULO? JOAO? JESUS? Outra coisa Ligia os textos citados estao na BIBLIA CRISTA, entao voce me diz que na BIBLIA CRISTA cita-se um UNICO DEUS tambem, ENTAO NAO ESTA SOMENTE NO Tanach? VOCE SEGUE ALGUM DEUS QUE NAO SEJA DAS ESCRITURAS? Entao porque fica citando UM DEUS? existem essas figuras na EPISTOLOGIA = yesus-paulo-jose-maria- O QUE VOCE ME DIZ? Onde esta a raiz desses NOMES, ha muios...

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    Mais uma coisa Erivaldo: qualquer ESCRITURA, qualquer uma, foi produzida por algum sistema religioso! Portanto, se você segue o deus de alguma escritura, lembre-se que essa escritura à qual você tem acesso foi escrita e chegou até suas mãos graças a um sistema religioso, seja lá qual for.

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Efes. 3;6 isso e MIKRA ou TANACH? ou biblia cristao? Nao defendo nenhuma religiao minha amiga, nao defendo JUDAISMO, ou seja la o que for, mas TANACH, MIKRA? biblia cristao? Voce se porta como o ALEX, deus ROMANOS? Entao va la PARA ISRAEL e diga aqueles (coloque os nomes que voce quiser) diga a um deles que JESUS-MARIA -JOSE fazem parte da HISTORIA DO MESSIA QUE ESTA RELATA NAS ESCRITURAS, DOS PROFETAS, SALMOS etc, ou diga que JESUS e o do JOAO.3;16 va me dizer que OLIVRO DE JOAO FAZ PARTE DE MIKRA? Coloca ensina...

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    Não tenho que decidir nada Erivaldo: os textos citados, atribuídos a Paulo e a João estão na Bíblia cristã, não no que ficou conhecido como Tanakh (ou Velho Testamento, na nomenclatura cristã). Isso é óbvio. Assim como é óbvio que tanto Paulo, quanto João, quanto Jesus, quando usam o termo escrituras estão se referindo aos textos do Tanakh. Por isso, se você segue o deus das escrituras citadas por João, Paulo e Jesus, você segue o deus יהוה. Este é o único deus daquelas escrituras! Mas você ...

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Voce me parece muito inteligente, mas nao observou quais foram os textos que citei, Amiga como sempre aqui as pessoas nao querem nem se dar ao luxo de observar o que se esta comentando, Ligia eu nao sabia que estes textos de ROMANtOS - CORINTIOS- JOAO E ENTAO? voce esta me dizendo que esses textos sao parte de que mesmo? Ai! essa eu nao sabia, aprendi tambem que CORINTIOS-ROMANOS JOAO FAZEM PARTE DE QUE BIBLIA? Ligia decida se os textos citados fazem parte do TANACK ou da BIBILIA CRISTA? Minha amiga voce por ser i...

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    Entendi: você está se referindo à escritura atestada nos documentos do período do Segundo Templo e na literatura rabínica, mais conhecidos pelo acrônimo Tanakh ou pelo termo mais formal, Mikra. Nesse caso, como nessas escrituras existe apenas um deus, então você segue o deus יהוה. Mas, se você segue o deus יהוה, por que você cita trechos da bíblia cristã? E quanto ao deus romano seguido pelos católicos e evangélicos, qual deles seria?

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Rom.16;26-- 1 Cor.15;3,4, - Joao.7;38- Crer NO SALVADOR segundo as ESCRITURAS ... Amiga cre no SALVADOR edao segundo o que esta escrito, onde? e por quem? Pelos GREGOS CERTAMENTE NAO, mas voce ira perguntar se GREGOS escreveu alguma coisa? Se voce acha que nao entao procura por YESUS-IGREJA-APOSTOLO-DIACONOS-JESUS-JOSE-MARIA-JOAO-JUDAS-MATEUS- sao muitos, LIGIA procura saber o porque desses NOMES E TANTOS OUTROS, voce vai ver que ESTES NUNCA CONSTARAO naquela EPOCA, tudo mentira Ligia, MARIA X JOSE nao sao NOMES...

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Ligia, ESTA ESCRITO? onde voce ira ver essa FRASE? SEGUNDO AS ESCRITURAS? ONDE? na PROPRIA ESCRITURAS minha amiga, agora quais? Agora voce vai ter quer começar uma JORNADA, que primeiro voce deve entender o que significa "segundo as escrituras" Voce vai ver o SALVADOR FALANDO essa FRASE, voce vai tambem "SEGUNDO O PROFETA tal.. tambem vera muitas outras outras ' FRASES que sempre irao direcionar voce as "ESCRITURAS" exemplo joao.5;39-EXAMINAI AS ESCRITURAS... TESTIFICAM QUEM? Ligia minha amiga essas ESCRITURAS QU...

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    Segundo quais escrituras? E, no caso dos católicos e evangélicos, qual dos vários deuses romanos eles seguem ?

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Eu prefiro seguir o SEGUNDO AS ESCRITURAS.

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Os CATOLICOS seguem um deus ROMANO--- OS EVANGELICOS TAMBEM. e voce? joao.10.

  • Rosâgela (Rio) - 16/12/2013

    Pelo que entendi, os católicos fazem o sinal da cruz porque esse tal de Tertuliano recomendou. Então, por que os não católicos iriam seguir a recomendação desse cara? Parece-me que estão certos eles em não fazer o sinal da cruz!