Olá Jurandir da Silva de São Paulo/ SP!

Ótima está pergunta. Já ouvimos inúmeras vezes as pessoas fazendo esta pergunta. As respostas também são das mais variadas. Embora esta pergunta fuja do que nos propomos no site, pois a pergunta não aparece na bíblia e nem sua resposta. A palavra cruz sim inúmeras vezes encontramos, até a chamada Teologia da cruz, com base nos textos bíblicos.

Parece-nos para início de conversa a resposta segue o que a Teologia protestante da cruz acredita e afirma ou o que a Teologia da cruz católica acredita e expõe na sua doutrina.

Respondendo o porquê os evangélicos não fazem o sinal da cruz, exponho algumas respostas que já ouvimos muitas vezes, não é tudo o que se possa responder, poderás acrescentar ainda alguma coisa do teu conhecimento no espaço dos comentários:

Respostas: (o que as pessoas dizem)

- Ainda não tenho uma compreensão clara... Porque os evangélicos não acreditam no que é divulgado entre as pessoas que sinal da cruz espanta mau espírito. Os evangélicos afirmam que não acreditam no sinal da cruz pois é um sinal mágico e por isso eles não fazem. Ainda me pergunto existe outra razão que ainda não descobri. No entanto a verdade é está nunca vi um evangélico batizado praticar e fazer o sinal da cruz!

- Algumas razões fortes faladas pelos evangélicos:

É porque para nós evangélicos o sinal da cruz é apenas um ritual, ainda que tenha um simbolismo verdadeiro (encontrado na Biblia), mas sem valor espiritual. Para o temente a Deus ele é templo do Espírito Santo não depende do sinal da cruz, sinal carregado de ritualismo para se proteger. Alguns evangélicos na argumentação ainda afirmam o que adianta as pessoas fazerem todo os dias o sinal da cruz, mas tem uma vida dominada pelo álcool, cigarro, prostituição e pornografia.... e se conformar em ir a igreja apenas em datas especiais. Muitos dos católicos que usam esta pratica são muitos ritualista, acreditam que com este sinal externo obtenham salvação e proteção divina. Se de fato acreditarmos que O Pai, o Filho e o Espírito Santo estejam do lado de dentro do peito promovendo uma vida de santidade em nós estamos sendo cuidados por Deus que é nosso Pai. Caso contrário nossa vida vira pura hipocrisia....

- Não é preciso fazer o sinal da cruz para espantar o mal porque o nome de Jesus já é poderoso!

-  O sinal da cruz é uma tradição dos primeiros séculos do cristianismo. É um rito sagrado que evoca a ajuda e proteção de Deus, mas infelizmente as pessoas fazem automaticamente sem entenderem por que fazem e para qual finalidade que fazem tantas vezes por dia. Ao levantar ao deitar, ao passar na frente da Igreja etc...

- Buscando os escritos dos santos Padres, em Tertulaino encontramos:

Ele recomenda o uso do sinal da cruz por parte dos cristãos nas mais variadas situações da vida:

“Quando nos pomos a caminhar, quando saímos e entramos, quando nos vestimos, quando nos lavamos, quando iniciamos as refeições, quando nos vamos deitar, quando nos sentamos, nessas ocasiões e em todas as nossas demais atividades, persignamo-nos a testa com o sinal da cruz” (Tertuliano, De Corona Militis 3)