Olá Janaína de São Paulo/ SP!

Falar sobre povos nômades tem tudo a ver com a história bíblica. Nela vamos encontrar os povos que viviam no deserto, com seus rebanhos e que se mudavam de um lugar para outro para sobreviverem. Isto é, iam caminhando ao encontro de pastagens e água para seus rebanhos. Suas casas não eram fixas, mas eram tendas, pois de um dia para outro poderiam levantar sua tendas e irem para outros lugares.

Os Povos nômades encontramos na Biblia.

A história de Abraão é típico de alguém que vive o nomadismo. A convite de Deus, Abraão deixa a região de Ur, e parte para o desconhecido. Vai em busca da nova terra “que corre leite e mel”. Abraão caminhou pelo deserto, com sua família seus servos e rebanhos, viveu a vida nômade. Buscando regiões onde pudesse dar alimento e água para seus rebanhos.

O Povo de Deus caminha 40 anos pelo deserto.

Outro exemplo de povo nômade é o povo de Deus, que saiu do Egito rumo à terra da promessa e durante 40 anos viveu a vida nômade no deserto. Sob tendas e alimentado por Deus com o maná.

Os nômades de Hoje em Israel.

Encontramos espalhados pelo deserto, beduínos que vivem ainda hoje pelo deserto. Andam pelos desertos do Negev, ou os desertos da Judéia. Seguem os rituais da vida nômades, acompanham seus rebanhos de ovelhas, cabras e outros animais. Andam nomadamente pelos desertos e por lugares onde seus rebanhos encontram água e pastagens. Jesus seguidamente em seus discursos falava desta vida. A Parábola do Bom Pastoral é uma delas. Ou mesmo o semeador. Etc.

De que vivem este Beduínos?

Umas vidas muito simples alimentam-se, dos derivados do leite de suas cabras, da carne, e ervas verdes variadas que se incluem na alimentação e da troca de alimentos vendidos na cidades de Jerusalém, Beersheva e outras. Encontramos as mulheres dos Beduínos, vendendo derivados do leite de cabra, queijos diverso, ervas utilizadas como codimento na alimentação destes povos.

Os povos nômades da atualidade.

Hoje continuamos encontrar grupos de nômades que passam por nossas cidades. Os ciganos eles tornaram-se presença obrigatória de tempos em tempos. Eles compram e vendem, negociam objetos, predizem o futuro das pessoas, e mantem-se em comunidades nômades, com cultura própria, costumes e rituais.

Outros grupos considerado nômades são os trabalhadores de circos, que vão passando de cidade em cidade levando arte e cultura.

 

Um Beduíno no deserto, com um filhote de Cabra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem abaixo: A refeição típica beduína é composta: por um arroz muito picante e com frutos secos, hummus (pasta de grão-de-bico), creme de queijo de cabra, pão sírio, tomate e ovos cozidos. Chá muito doce.