Olá Letícia de Mogi das Cruzes / SP!

Outra pergunta sobre uma personagem feminina que aparece na Bíblia. Uma pergunta que nos ajuda a entender o que aconteceu com Pilatos, Jesus e a multidão dos judeus que condenaram Jesus.

Na Bíblia encontramos uma única referência à esposa de Pilatos no episódio narrado pelo evangelista Mateus 27,19, em que ela (mulher de Pilatos) manda uma mensagem a seu marido pedindo a ele que não condene Jesus Cristo à morte, dizendo:

“19 Enquanto estava sentado no tribunal, sua mulher lhe mandou dizer: Não te envolvas com este justo, porque muito sofri hoje em sonho por causa dele.” (Mateus 27,19) Bíblia de Jerusalém.

Complementando a resposta:

Pilatos estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa, protegido na Fortaleza Antonia e com grande contingente militar. Temia sempre por algum motim durante as grandes solenidades. Nesta festa da páscoa Pilatos teve de participar do julgamento de Jesus. A tentativa de Pilatos em livrar a Cristo das mãos dos chefes dos judeus não se caracterizava por bondade sua, mas queria evitar problemas e tumultos que certamente desagradariam ao imperador, que Pilatos representava. Como de costume sua esposa sempre o acompanhava à Jerusalém.

 


Imagem: O Sonho da Esposa de Pilatos, por Alphonse François

 

Quem era a esposa de Pilatos.

O Novo Testamenta só cita uma na descrição deste episódio, nada mais. Não possuímos detalhes da sua vida. Entretanto suas atitudes demonstram que ela possuía o temor de Deus. A literatura apócrifa, não oficial, escrita por Nicodemos apresenta a esposa de Pilatos com o nome de Cláudia Prócula, neta do imperador César Augusto. Nicodemos em sua narrativa afirma que ela era uma convertida ao Judaísmo, pertencendo à classe alta de mulheres da sua época. Por ser temente a Deus recebe a revelação de um sonho marcante, e dizer para seu esposo Pilatos que Jesus, “Rabi da Galiléia” era um homem justo.

Pessoas que recebem revelações divinas através de sonhos na Bíblia encontramos várias. A história de José do Egito, com o Rei da Babilônia, Nabucodonosor, com José, esposo de Maria. Entretanto a mulher de Pilatos teve um sonho especial relatado pela Bíblia. Confirma-se mais uma vez que os sonhos de Deus são importantes. Eles se cumprem e levam os homens a decisões importantes.

Podemos imaginar que a esposa de Pilatos ajudou a influencia-lo a ver que os principais dos judeus tinham motivos de inveja. Mostrando a Pilatos da esperança de Israel na chegada de um Messias que seria rei dos judeus, e que aquele era precisamente o tempo referido nas Escrituras para a sua vinda entre o seu povo. Talvez ela tenha mostrado a Pilatos para não condenar a Jesus. Talvez por tudo isto Pilatos só tenha mandado flagelar Jesus. Que no final de tudo, Pilatos, tenha lavado suas mãos num gesto simbólico de desaprovação daquela condenação.

Ela não se omitiu e em Mateus ficou registrado o seu sonho de sofrimento com o “justo Jesus de Nazaré na Galiléia”. Não sabemos se sua esposa se tornou cristã. Não sabemos como foi a sua vida e se acompanhou a ressurreição de Jesus. No evangelho, entretanto ficou registrada a sua palavra ao marido “sofri e tive pesadelos por causa desse justo”. Deus lhe confiou uma revelação mostrar a inocência de Jesus. Ela cumpriu sua missão anunciou o que recebera do Senhor.

Fonte:

Joaquim Carreira Neves, Jesus de Nazaré quem és tu?, Capítulo V - Evangelho de Nicodemos, Editorial Franciscana, Braga, Portugal 1980, pág.259-263.