Essa pasagem é contada pelos 3 evangelhos sinóticos: Mateus 26,36,36 seguintes; Marcos 14,32-42; Lucas 22,39-46. Mateus e Marcos dizem que o local se chama "Getsêmani" e Lucas (também João!) diz simplesmente que ele se dirigiu ao Monte das Oliveiras. Não há contradição, pois o Getsêmani se encontra aos pés do Monte das Oliveiras, a menos de um quilômetro da área onde havia o Templo. 

Essa passagem traduz uma teologia muito importante. Jesus, depois da última ceia e antes de ser preso, se coloca em oração, diante do seu Pai. Humanamente é consciente do sofrimento que lhe espera e diz: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice" Contudo, não a minha vontade, mas a tua seja feita". A apreensão era tanta que os evangelhos contam que o suor se lhe tornou semelhante a espessas gotas de sangue.

Getsêmani é uma palavra aramaica e significa "prensa de azeite", onde eram prensadas as azeitonas e se obtinha o azeite. Hoje, naquele lugar, existe uma basílica muito bonita, chamada Igreja das Nações, onde se conservam oliveiras (veja na foto) que a tradição diz que vem do tempo de Cristo.