Olá Stefany Damasceno da Silva de Nova Iguaçú / R! Boa parte da Biografia de Eliseu encontramos descrita, no chamado ciclo de Eliseu em 2 Reis 2. Em 2 Reis, capítulo 2 começa o chamado  “ciclo de Eliseu”. No primeiro livro dos Reis, Eliseu é ungido, por ordem de Javé, como o profeta que iria suceder Elias (1 Reis 19,16). Conhecemos a história em que o profeta Elias é levado para o céu, num carro de fogo, e Eliseu recebe o manto do profeta, neste gesto simbólico estava indicado o sucessor de Elias.

Em seguida Eliseu utilizando o manto de Elias realiza o primeiro milagre: fato narrado em 2Reis 2,14, Eliseu apanhando o manto de Elias bate na água do Jordão e elas se abrem para ele passar. E os milagres assim se sucedem um após outro. Eliseu tornou-se assim um grande profeta e que realizou inúmeros milagres. Foi o sucessor de Elias no Reino do Norte de Israel. Outros milagres de Eliseu poderíamos aqui citar, mas não é o momento.

Filiação de Eliseu
Era filho de Safat e vivia em Abel Mehola, no Vale do Rio Jordão. Seus pais possuíam muitas posses e sua família possuía 12 juntas de bois. Foi servo obediente de Elias durante certo tempo e, Eliseu pediu-lhe uma "porção dobrada do espírito de Elias", isto é, confirmando a sua primogenitura como seguidor de Elias. Foi designação oficial como sucessor de Elias, na época que em que Elias lançou sobre ele seu manto oficial.(2 Reis 1,17; 2,1, 9, 11, 12.)

Morte de Eliseu
No final de sua vida Eliseu foi atacado por uma doença incurável. Ele chamou Jeoás, filho de Jeoacaz e neto de Jeú para ir visitá-lo. Eliseu anuncia a vitória sobre os Síros.

Eliseu mesmo depois de sepultado continua a realizar milagres vejamos este: Todos os anos um bando de Moabitas invadia Israel. Certa ocasião o bando Moabita invadiu um funeral e todos presentes fugiram e jogaram o defunto na sepultura de Eliseu. Quando esse defunto tocou nos ossos do profeta, ele voltou a viver. (2Reis 13,20-21)