Olá Shirley de Viamão / Rs.

 

Chega até nós mais uma pergunta que se refere aos apócrifos da Bíblia. A pergunta se junta com dezenas de outras que chegam até nós sobre apócrifos e que demonstram o interesse, as duvidas que os leitores da palavra de Deus tem quanto a estes livros.

No final do ano passado trabalhei acerca de um mês traduzindo material sobre os livros apócrifos ,editado na revista Terra Santa edição português, inclusive existe uma notícia sobre este material no site com este endereço: Revista Terra Santa, número 4, 2012 (em Português)

No site: http://www.abiblia.org/ver.php?id=6245#.UWvawqKHvbw

Fonte de notícia: Canção Nova e Comissário de Terra Santa

Postado por Odalberto Domingos Casonatto, em 18/02/2013

Este material é muito bom, são artigos de vários autores e também é recente.

A resposta a tua pergunta esta no artigo: Aqueles evangelhos ocultos chamados apócrifos, de Fréderic Manns, Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém e tradução de Odalberto Domingos Casonatto. No início do artigo se encontra uma resposta para a pergunta:

“O que é um apócrifo? A palavra deriva da palavra grega Apocrypha, o que significa “oculto, escondido”. Uma definição abrangente pode ser a seguinte: um apócrifo é um texto não canônico histórico. ”(apócrifos instruções para uso, artigo de Fréderic Manns, Revista terra Santa em Português,n 4, 2012)

No site com o Tema “Apócrifos”,  aparecem muitas respostas que poderás consultar e estudar.

Desejo bom estudo e compreensão sobre os livros apócrifos.

Fonte: Evangelhos, literatura popular ou escritos gnósticos? Apócrifos. Instruções para uso, Revista Terra Santa em português, número 4, 2012.