Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

O que significa a Páscoa?

Pergunta de andreza, bahia
Resposta de Luiz da Rosa, em 03/04/2013


Leia mais sobre Páscoa

 A palavra Páscoa vem do hebraico pesah que traduzida para o grego será (páscoa), que significa passagem.

A Páscoa no Primeiro ou Antigo Testamento tem a finalidade de celebrar a passagem do Senhor Deus, que libertou o povo de Israel da escravidão do  Egito. No seu aspecto histórico a Páscoa no AT é a festa que faz a memória da passagem de Deus no Egito para a libertação do povo. (Ex 12)

No aspecto agrícola anteriormente era a celebração do início da primavera, no primeiro mês da colheita da cevada, e que Israel adaptou, para a celebração da Páscoa, onde faziam pães sem fermento, conforme está em DT 16,3.

No aspecto pastoril era o sacrifício de um cordeiro cujo sangue era colocado na entrada das tendas dos pastores nômades para a proteção dos rebanhos. Israel também usou este rito para lembrar o dia em que no Egito, Israel precisou passar o sangue do cordeiro em suas portas para protegê-los da passagem do Senhor, como se encontra em Ex 12.

Quando o povo de Israel entra na terra de Canaã celebra a Páscoa em Guigal, conforme está no livro de Josué cap.5,10-11. A Páscoa que os nossos irmãos judeus realizam ainda hoje tem o sentido de fazer a memória da libertação do Povo do Egito, conforme se encontra em Dt 16,1-4 .

 

A Páscoa no Segundo ou Novo Testamento é a passagem da morte para a vida – é a Ressurreição de Jesus de Nazaré, que havia sido morto na cruz. É a vitória de Deus sobre tudo o que fere e mata a vida. Jesus faz a sua passagem da morte para a vida plena. A partir da Ressurreição de Jesus temos o convite de Deus para participar da vida eterna. Como a prisão de Jesus e sua posterior morte, ocorreram na época da celebração da Páscoa dos Judeus (cf. Mt 26,17-56; Mc 14,12-50; Lc 22,14-62 e Jo 13), a sua Ressurreição toma agora o significado de libertação da morte para a vida eterna. Está descrita nos evangelhos: Mt 28,1-8; Mc 16,1-8; Lc 24 e Jo 20.

Para nós cristãos, a Páscoa tem este significado, a Ressurreição de Jesus, a ressurreição para a vida plena, para a vida eterna, para uma nova vida de amor com Deus.

Muitas pessoas mesmo que ainda estejam vivas, enquanto não vivem no amor, na paz, na justiça e na alegria que Deus nos oferece, mas que preferem viver dominadas pelo ódio, pela mentira, pela vingança, pela injustiça e pelo desamor, estão mortas para Vida. E quando uma dessas pessoas percebe que Jesus lhes oferece uma nova vida de amor e a Ele aderem, e mudam totalmente de vida, fazem assim digamos uma ressurreição, como em Lc15,32.

99897 visitas

25 comentários

Postar um comentário

  • Joelmy (Cesario) - 06/04/2015

    O nome usado em português para Páscoa dá a entender que a Páscoa atual é uma versão cristianizada da Páscoa judaica. Mas isso não é verdade. Em inglês, por exemplo, essa festividade é chamada de Easter. A origem dessa palavra é incerta, mas a Encyclopædia Britannica apresenta sua provável relação com “Eostre, deusa anglo-saxônica da primavera”. Outras obras de referência relacionam esse nome a Astarte, deusa fenícia da fertilidade, correspondente à deusa babilônia Istar. A Bíblia nos alerta contra adorar a Deus por...

  • DANIEL MARTINS (ITAQUAQUECETUBA) - 05/04/2015

    este site so nos ajuda em uma coisa,ha ver o quanto estes "irmãos" tem comunhão uns com os outros não é ;vão primeiramente se converterem e deixarem de ser arrogante uns com os outros ou jesus não nos disse amai uns aos outros como eu vos amei.tomem vergonha na cara hipocritas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Jose Vieira (Manacapuru-AM) - 04/04/2015

    LUCIANO- Para de ser BURRO, você não é espiritual, você é carnal, tu tem somente a letra, mas a letra mata, somente o Espírito vivifica e da entendimento. JESUS falou... fazei isso em memoria de mim, era para que os Apóstolos e seus seguidores hoje realizassem a Ceia em memoria Dele sim, seu BURRO. Lucas .22:19 e 1 Coríntios 11:24. Hoje essa e a nova comemoração da Páscoa para aqueles que estão em CRISTO JESUS!!!!

  • DELI (BRASILIA) - 02/04/2015

    MEU DEUS, COMO É DIFÍCIL ENTENDER SUA PASSAGEM PAI, DAI-NOS ENTENDIMENTO E SABEDORIA... PRINCIPALMENTE PARA ALGUNS MAIS AINDA!

  • Luciano (Natal) - 01/04/2015

    Luis Moura- o Jesus?? Não é o Jesus e sim o YAHUSHUA. Ele Celebrou a Páscoa Judaica e nao " minha Páscoa ". Depois o Messias YAHUSHUA não Instituiu Ceia nenhuma. Só porque Ele disse "" FAZEI ISSO ""? FAZER O QUE ??? Comer um Pedacinho de Pão e dizer que é o Corpo Dele?? Rapaz quanta IDIOTICE essa tua .. o Fazei isso não seria Repartir o Pão? ?? Que era o que Ele estava fazendo??? Luis caia fora desses ensinos desgraçados. O Messias manda Eles fazerem a Santa Ceia ??? Ou manda Eles Repart...

  • Luis Moura (Quadra) - 31/03/2015

    Quando Cristo solicitou aos apóstolos que reservassem um salão, foi para comemorar a Sua Páscoa. Lá ele declarou Esta é a minha Pascoa, e isso foi a última pascoa judaica para os seguidores de Cristo (Cristãos). Nesse momento foi instituída a Ceia do Senhor - Fazei isso em Memória de Mim, Esse é o mais importante momento do cristianismo, mas por questões políticas e culturais isso foi ofuscado aos olhos do povo, e ainda nos dias de hoje o poder de interesses mantem obscuro esse fato. A Ceia do Senhor (Este é o Meu...

  • Ev Hugo (Campo Grande) - 20/03/2015

    A Páscoa contada por crianças: www.youtube.com/watch?v=_8XuQBXHSFc

  • RAFAEL MARCOS GARCIA (RIO DE JANEIRO) - 15/09/2014

    Irmao a mãe de Jesus foi ser a nossa mae, porque ele se deu por inteiro e nos deu sua propria mãe. Nao seria justo ele fazer sua mae sofrer na cruz por isso ele num ato de compaixao nos deu aquela que pediu o primeiro milagre nas bodas quando transforma a agua em vinho. ela pede e o filho faz por sua grande misericordia.

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 20/04/2014

    Pascoa = cordeiro, o povo hebreu comemorava a pascoa em 14 de nissam sacrificando um cordeiro,que era a sombra do que iria acontecer no ano 30,justamente em 14 de nisssam, quando nosso Salvador foi sacrificado a pascoa foi abolida. O sistema religioso satanico segue enganando a muitos, e ainda introduz um coelho como simbolo, e assim o povo recebe com afeto esta pratica pagã.

  • luis aparicio (riodejaneiro) - 20/04/2014

    parbens pelas informaçoes e tambem aqueles comentarios CONSTRUCTIVOS e aclaradores desando a todos uma bela passagem

  • Jean Carlos (Pacajus-CE) - 19/04/2014

    A Páscoa não é propriamente uma comemoração cristã, como sabemos, já era celebrada pelos israelitas, numa época anterior a presença de Jesus, logo a Páscoa significa "passagem" ou seja, quando Moisés, segundo as escrituras, conduziu o povo de Deus do cativeiro do Egito para viverem algumas décadas no ermo do deserto. Foi simplesmente uma passagem de uma terra para outa, saindo do julgo dos egípcios para o julgo de Deus. Eles celebravam essa data comendo pães não fermentados. Mas claro, o sistema capitalista, c...

  • Reinaldo Filho (Vila Velha) - 17/04/2014

    A Palavra Páscoa, significa no seu original PESSACH, que significa "Passar Sobre, ou Passar por Cima". Instituída pelo Eterno, antes mesmo do povo Hebreu sair do Egito. Ex. 12 e relembrada várias vezes no decorrer dos dois testamentos. A Páscoa não é unicamente uma festa Judaica, mas bíblica, que não foi instituída em Mateus 26, e sim cumprida com o Messias que APENAS A RELEBROU, sendo ele mesmo o cordeiro pascal, então afirmo que o seu sentido continua o mesmo, como também seu memorial. Em cima deste contexto, qu...

  • Andersson (Rio de Janeiro) - 17/04/2014

    A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Pásco...

  • Andréa (Belém) - 16/04/2014

    O site não tem nada de ruim. As pessoas é que estão com problemas e não tem entendimento das coisas boas.

  • luciano (são paulo) - 16/04/2014

    nossa vei que site ruim me ajudou merda nenhuma! que merda eu não acho um site bom

  • rebeca (serra) - 16/04/2014

    obrigada me ajudou muito!!!

  • camilly dos santos (são paulo) - 15/04/2014

    Isso ajuda muito mesmo!

  • angela maisa (piracicaba) - 10/04/2014

    me ajudou muito !!! agora eu sei o verdadeiro motivo da pascoa

  • Lilian Souza (Paulo Afonso -Bahia) - 06/04/2014

    Me ajudou muito.

  • kelly & gui (sao jose dos pinhas ) - 04/04/2014

    olha q eu me saiba a pascoa nao nada a ve com coelhos ... mais fala sobre a passagem de Deus.... e mando um bjos para essas pessoas q comentaram e q vao comentar abi

  • ana grazyella (presidente juscelino) - 03/04/2014

    gosto muito da pascoa e mando um beijo pra minha prima maria fernanda que gosta tambem da pascoa.

  • Erivaldo (Salvador) - 09/04/2013

    Pascoa cristã é Ceia do Senhor

  • Erivaldo (Salvador) - 08/04/2013

    A Pascoa para o Cristão é A Ceis do Senhor, o cordeiro Pascoal.

  • Erivaldo (Salvador) - 08/04/2013

    Coelhos?

  • ad (aracruz) - 08/04/2013

    Não tem nada a ver com coelho...