Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Quantos livros Paulo escreveu?

Pergunta de Patrick Krenn, Nova Iguaçu /RJ
Resposta de Luiz da Rosa, em 08/02/2013


Leia mais sobre Paulo

A literatura paulina é formada por cartas que o apóstolos dos gentios escreveu às comunidades que ele visitou em suas 3 viagens. Em linhas gerais, é costume dizer que ele escreveu 13 cartas, que se encontram no Novo Testamento, logo após os Atos dos Apóstolos. São elas:

Romanos
Primeira aos Coríntios
Segunda aos Coríntios
Gálatas
Efésios
Filipenses
Colossenses
Primeira aos Tessalonicenses
Segunda aos Tessalonicenses
Primeira a Timóteo
Segundo a Timóteo
Tito
Filêmon

No passado existia o costume de atribuir também a Paulo a carta aos Hebreus. Mas hoje os exegetas são unânimes em afirmar que essa carta não foi escrita por ele, mas por um autor anônimo.

Há alguma discussão também sobre a autoria de algumas das cartas atribuídas a Paulo. Talvez não saíram do seu próprio punho, mas de seus discípulos ou, de qualquer forma, pessoas muito próximas dele. Se discute sobre a autoria de Colossenses, Segunda aos Tessalonicenses, Efésios, Primeira e Segunda a Timóteo e Tito.

18923 visitas

2 comentários

Postar um comentário

  • Eddie (Itabatan) - 14/05/2015

    Graça e Paz. Creio que a Carta aos Hebreus também fora escrita por Paulo. Se analisarmos as Palavras de Pedro em sua 2ª Epistola no Capitulo 3 versículos 15 e 16, ele menciona que o Apóstolo também havia escrito uma Carta aos Judeus. Os versículos apontam para uma forte evidencia de que realmente o Apóstolo Paulo tinha a escrito, pois Pedro cita sobre as suas outras Epistolas, onde também iguala sua autoridade com as Escrituras Sagradas do AT, sem falar de uma linguagem rebuscada que o Autor utiliza, tornando difí...

  • Marcio Nassil (Itabuna- Bahia) - 13/05/2015

    querido amigo divulgue um pouco mais esse trabalho é um chamado de Deus pra sua vida gostei de conhecer esse blog um abraço.