Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Quantas promessas têm na Bíblia?

Pergunta de Jacson, Santo Antônio de Jesus
Resposta de Luiz da Rosa, em 06/09/2008


Leia mais sobre Promessa

O tema da promessa é um elemento importante da teologia bíblica. As promessas divinas têm como objetivo primordial suscitar a confiança humana na onipotência de Deus. É por isso que algumas vezes encontramos, em algumas passagens, um juramento de Deus que confirma a promessa, para sustentar a fraca confiança humana (veja Gênesis 22,16; Deuteronômio 4,31; Isaías 45,23; Hebreus 6,17). Por que é Deus que promete, temos a certeza que Ele quer e pode cumprir suas promessas.

É difícil de falar em números. De qualquer forma, no Antigo Testamento, Deus promete primeiro de tudo que viria o redentor (Gênesis 3,15); promete também o Espírito que recria (Jeremias 31,31-34; Ezequiel 36,26s; Gálatas 3,1s); a salvação a outros povos (Isaías 49,6; Zacarias 8,23); o Reino do Messias sobre a terra, a participação dos seus neste Reino e a ressurreição dos mortos (Daniel 7,13.27; 12,28; Zacarias 14,5.9). Digamos que essas são as promessas essenciais, que depois são contornadas por tantas promessas singulares.

O cumprimento das promessas se realiza nas diversas etapas da caminhada do povo. Já no Antigo Testamento algumas promessas se realizam. Pensamos, por exemplo, em Abraão, que, embora não tendo filhos, era destinado a ser “Pai de uma grande nação”. De fato Israel se torna uma grande nação. Lugar por excelência do cumprimento das promessas é o Novo Testamento: Jesus, o Messias, inaugura o Reino de Deus, doa o Espírito Santo e nos mostra a ressurreição dos mortos. Também hoje as promessas continuam a se cumprirem, nas nossas comunidades e em nossas vidas. Da mesma forma acontecerá no futuro.

Há uma edição da tradução de João Ferreira Almeida (revista e corrigida) que se chama “Bíblia de Promessas”. Esta edição sublinha os textos que retém serem promessas, destacando mais de 1100, distribuídas em 71 temas. No final da publicação há um índice das promessas por livros e também por tema (Aflição, Ajuda, Alegria, Ansiedade...).

13209 visitas

13 comentários

Postar um comentário

  • Zilma Lisboa (Rio de Janeiro) - 23/03/2014

    São mais de 8000 promessas mas de vários tipos,promessas feita pelos anjos, promessa de pessoa pra pessoa, promessa do homem a Deus, tem até promessa de satanás lá na passagem da tentação de Jesus e tem milhares de promessas de Deus para seus filhos. Mas não importa a quantidade de promessas,devemos nos preocupar em estarmos aptos para que Deus possa cumpri-las em nossas vidas pois as promessas de Deus de bençãos para nós são condicionais. É a lei de causa e efeito. Como quando você não paga a luz a Light corta,n...

  • Erivaldo (Salvador) - 22/03/2014

    QUALQUER QUE NEGA O FILHO, TAMBEM NAO TEM O PAI - MAS AQUELE QUE CONFESSA O FILHO TEM TAMBEM O PAI. "" E,ESTA E A PROMESSA QUE ELE NOS FEZ; A VIDA ETERNA --""" ESTAS COISAS VOS ESCREVI ACERCA DOS QUE VOS ENGANAM.""" estao sendo enganados pelos RELIGIOSOS PASTORES QUE SAO OS CAES GULOSOS, por isso estes falam de PROMESSAS E VITORIAS? QUE VITORIAS? QUE PROMESSAS? TUDO SAO MENTIRAS DESTAS PESSOAS DESGRAÇADAS.

  • cristiam de carvalho correa thomaz (petropolis) - 21/03/2014

    DEUS cumpre suas promessas para aqueles que nele esperam.

  • Fábiola (São Paulo) - 26/12/2013

    Sei lá quantas promessas... Sei apenas que a mais importante de todas ainda não foi cumprida: aquela feita por Jesus quando disse que voltaria em breve! Se ele não cumprir essa promessa, mesmo que tarde, nenhuma das outras terá tido qualquer importância. É aguardar prá ver...

  • jackson servo (brejo-ma) - 26/12/2013

    vcs deve é se converter para de fala coisas variadas nao importa se é 8.000 se é 1.100 se é 1.200 o que importa é que quando Deus promete ele cumpre

  • EMILIO CARLOS BARBOSA (Florianópolis) - 25/07/2013

    Quantas promessas? Infinitas. Deus é Promessa em tudo que fala. Os números podem errar, mas a promessa é certa. Creiam

  • AUDREY SILONE LEIMIG (SANTOS) - 14/08/2012

    Ate onde vi em pesquisas na net há 32.000 mil promessas em todo livro sagrado

  • edilaine (caceres) - 07/05/2012

    A paz amados,na verdade ha tantas promessas de Deus q se formos ver nao tem como contar qtas sao, pois na biblia fala q as promessas de Deus q tem que nos acompanhar,devido a nossa obediencia a Ele e atraves da nossa meditaÇao diaria da sua Palavra e orientaçao do seu Espirito santo revelará aqueles q o buscam.E o q o homem nao viu ,nao pensou nao elevou ao seu coraçao Deus é o q tem reservado para nós.A paz para todos.

  • Iraildo Calado (Belo Jardim) - 09/04/2012

    Temos um Programa na rádio da cidade e lancei essa makete:quantos versiculos de promessas tem escritos na biblia com base em estudiosos e Doutores em teologia que afirmam ser 8.437 mil versiculos de promessas na bilbia sagrada e ái irmãos afinal quantos são?

  • Marques (Campinas\sp) - 28/02/2011

    através de estudos e analises mais profundas, é normalmente dito que na biblia há 3.753 promessas e 8.120 profecias. Deus abençoe a todos nós!

  • Edvaldo altino de jesus sena (salvador) - 27/03/2010

    Ola boa noite, estou estou querendo saber o não convertido,ou seja não é cristã, mais é dizimista ele é honrado ? grato

  • rodrigo (mogi das cruzes) - 14/03/2010

    na verdade são 3200 promessas para nós

  • Marcos Tapias (Santa Bárbara d'Oeste - SP) - 07/12/2009

    Caros amigos, Meus Pastor costuam dizer que na bíblia possuem mais de 8 mil promessa. Como aqui dizem que só há 1100? Qual é a resposta correta? Paz seja convosco