Uma janela sobre o mundo bíblico

Em João 11,35 diz que Jesus chorou. Gostaria de saber por quê?



  • Pergunta de Jessyca Gomes, Cachoeiro
  • 173315
  • 21/08/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jesus chorou | Jesus | João


Olá Jessyca Gomes de Cachoeiro!

 A pergunta pelos motivos que Jesus chorou, sempre foi intrigante para mim. Sempre permanecia um resquício em querer aceitar um Jesus forte, poderoso, e que em consequência não chorava.

Mas aos poucos esta concepção mudou e a partir da compreensão do hino cristológico da carta de Paulo aos Filipenses 2,6-12 passei a ter uma compreensão maior. Cristo se torna humano, participa da condição humana, mas por outro lado eleva o ser humano a condição divina. Um grande exemplo de amor pela humanidade em torná-la de condição divina com sentimentos divinos.

Assim o versículo de João 11, 35 revela o lado humano de Jesus:

“35Jesus chorou” (João 11,35) Bíblia de Jerusalém

 

Considerado um dos menores versículos da Bíblia, temos o sujeito da frase: Jesus e o verbo, entretanto nos revela uma das maiores verdades com respeito à personalidade de Jesus.

Jesus Cristo se fez uma pessoa normal, semelhante aos homens e mulheres de seu tempo, mas cheio do Espírito Santo de Deus. Como todo ser humano Ele ficou cansado nas longas caminhadas pelos desertos da Palestina, sentiu fome, precisou dormir, a dor e a tristeza se abateram sobre ele, saudade de um amigo como do episódio da ressurreição de Lázaro, em fim o Filho de Deus se fez uma pessoa comum semelhante a qualquer pessoa humana.

Pensar desta forma é muito importante no cristianismo, "Jesus se fez homem", porém para muitos cristãos ainda imaginam Jesus ressuscitado como uma pessoa sem sentimentos, que não chora (sinônimo de fraqueza) distante dos homens e mulheres, mas a verdade é esta de Hebreus 13,8:

“8Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje; ele o será para a eternidade”. (Hebreus 13,8) Bíblia de Jerusalém.

 

Concluindo:

Jesus que chorou um dia ao ver a dor dos seus amigos, revelando seu lado humano, ainda chora por nós hoje, ainda fica triste com as nossas tristezas, se alegra quando nos alegramos e vencemos as dificuldades. O episódio da ressurreição de Lázaro que mostrar a personalidade de Jesus, Ele não é indiferente a dor de outras pessoas, de seu amigo que morreu, ele foi sensível e chorar ao ver a dor de Maria e Marta quando morreu o amigo Lázaro.

173315 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook