Olá Edmario de São Paulo / SP!

A formação do povo de Deus Israel, com a saída de Abraão de Ur para Canaã resultou num choque cultural muito grande. O povo de Deus encontrou costume, modos de vida, trabalho, geografia da terra e mesmo a religião muito diferente daquela que eles trouxeram para a nova terra. O que encontraram foi para eles uma luta de vida constante. Em Canaã se praticava uma religião e um culto rude e de certa forma promíscuo, muito longe daquilo que Iahweh tinha pedido para eles. Ali na nova terra eram praticados em abundância os sacrifícios humanos e a prostituição religiosa feminina e masculina, abominados por todo o Israel.

Ao contrário do Deus único Iahweh, em Canaã eram cultuados várias dezenas de deuses cananeus e que partilhados com povos que viviam ao redor, destacavam-se Anat, irmã e consorte de Baal, especializada em sexo e matanças sangrentas; Mot, cujo o domínio são a morte e o deserto; Moloc, que se alegra com o sacrifício de crianças indefesas. Baal (nome que significa “senhor”), esta entre os mais populares (no Antigo Testamento é citado varias vezes), bem como outros. Os rituais praticados pela população a estes deuses são cheios de simbolismos e atraiam a curiosidade dos desavisados. O povo de Israel varias vezes caiu nestas armadilhas e Iahweh por este motivos varias vezes através dos profetas contestou estas atitudes.

Josué, que introduziu o Povo de Deus na terra da promessa, usado por Deus, advertiu ao povo:

“Lançai fora os deuses estrangeiros que estão no meio de vós e inclinai o vosso coração para Iahweh” (Josué 24,23). Bíblia de Jerusalém.

 

Observação: Os estudiosos nos últimos anos encontraram um vínculo entre a religião dos primeiros hebreus e seus antepassados imediatos, os cananeus. Em documentos escritos em Ugarit, fala que uma civilização antiga anterior a Israel, “emprestou” o nome de sua deidade nacional, El, dos antigos habitantes de Canaã ao povo de Deus. Na literatura hebraica existem traços em que os hebreus utilizaram da cultura Cananéia, os atributos do Deus de Ugarit. E que se constata que o “El hebraico” tem traços semelhantes aos deuses dos antigos cananeus.

 

Assim, além dos hebreus se contaminarem com os deuses estranhos, permitiram que os povos permanecessem na terra. A luta religiosa entre Iahweh e os deuses cananeus foi uma luta constante em todo o Antigo Testamento. Da parte de Iahweh houve um esforço muito grande para educar o seu povo na pratica de uma religião que tem um Deus único Iahweh.