Respostas sobre o Natal - natal na Bíblia

O que é idolatria para o católico?

Pergunta de Luzia Martins, Natal
Resposta de Luiz da Rosa, em 21/03/2012


Leia mais sobre Imagens

Luzia, a sua pergunta é maliciosa e revela o ambiente polêmico que a gera. Todavia procuramos ser objetivos, deixando de lado a emotividade que caracteriza essas discussões e que, muitas vezes, conduz a confusões e inimizades.

 

Os católicos são cristãos e seguem a teologia que nasce das Escrituras e florece através da Tradição. Deriva que o conceito de idolatria é caracterizado por um comportamento contrário àquilo que Jesus diz em Lucas 4,8: "Adorarás ao Senhor teu Deus, e só a ele prestarás culto". Essa citação, recordando Deuteronômio 6,13: "É a Iahweh teu Deus que temerás. A ele servirás e pelo seu nome jurarás", caracteriza o primeiro mandamento, como descrito em Êxodo 20,2-5.

 

Sobre o primeiro mandamento, o pensamento católico é muito claro e pode ser consultado lendo o Catecismo da Igreja Católica, do número 2083 até o número 2141. Especificamente, sobre a idolatria assim o Catecismo diz:

2112. O primeiro mandamento condena o politeísmo. Exige do homem que não acredite em outros deuses além de Deus, que não venere outras divindades além da única. A Sagrada Escritura está constantemente a lembrar esta rejeição dos «ídolos, ouro e prata, obra das mãos do homem, que «têm boca e não falam, têm olhos e não vêem...». Estes ídolos vãos tornam vão o homem: «sejam como eles os que os fazem e quantos põem neles a sua confiança» (Sl 115, 4-5.8) (40). Deus, pelo contrário, é o «Deus vivo» (Js 3, 10) (41), que faz viver e intervém na história.

2113. A idolatria não diz respeito apenas aos falsos cultos do paganismo. Continua a ser uma tentação constante para a fé. Ela consiste em divinizar o que não é Deus. Há idolatria desde o momento em que o homem honra e reverencia uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou de demónios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça, dos antepassados, do Estado, do dinheiro, etc., «Vós não podereis servir a Deus e ao dinheiro», diz Jesus (Mt 6, 24). Muitos mártires foram mortos por não adorarem «a Besta» (42), recusando-se mesmo a simularem-lhe o culto. A idolatria recusa o senhorio único de Deus; é, pois, incompatível com a comunhão divina (43).

 

É nesse contexto que o Catecismo fala da relação dos católicos com as imagens. Assim ele diz:

IV. «Não farás para ti nenhuma imagem esculpida...»

2129. Esta imposição divina comportava a interdição de qualquer representação de Deus feita pela mão do homem. O Deuteronómio explica: «Tomai muito cuidado convosco, pois não vistes imagem alguma no dia em que o Senhor vos falou no Horeb do meio do fogo. Portanto, não vos deixeis corromper, fabricando para vós imagem esculpida» do quer que seja (Dt 4,15-16). Quem Se revelou a Israel foi o Deus absolutamente transcendente. «Ele é tudo», mas, ao mesmo tempo, «está acima de todas as suas obras» (Sir 43, 27-28). Ele é «a própria fonte de toda a beleza criada» (Sb 13, 3).

2130. No entanto, já no Antigo Testamento Deus ordenou ou permitiu a instituição de imagens, que conduziriam simbolicamente à salvação pelo Verbo encarnado: por exemplo, a serpente de bronze (61) a arca da Aliança e os querubins (62).

2131. Com base no mistério do Verbo encarnado, o sétimo Concílio ecuménico, de Niceia (ano de 787) justificou, contra os iconoclastas, o culto dos ícones: dos de Cristo, e também dos da Mãe de Deus, dos anjos e de todos os santos. Encarnando, o Filho de Deus inaugurou uma nova «economia» das imagens.

2132. O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento, que proíbe os ídolos. Com efeito, «a honra prestada a uma imagem remonta (63) ao modelo original» e «quem venera uma imagem venera nela a pessoa representada» (64). A honra prestada às santas imagens é uma «veneração respeitosa», e não uma adoração, que só a Deus se deve:

«O culto da religião não se dirige às imagens em si mesmas como realidades, mas olha-as sob o seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não se detém nela, mas orienta-se para a realidade de que ela é imagem» (65).

8363 visitas

209 comentários

Postar um comentário

  • ademilson (Registro) - 21/12/2014

    Adorar santo é o mesmo que adorar a bíblia,como muitos fazem! ambos não tem validade alguma!

  • ROBSON (NATAL) - 21/12/2014

    Marcia, com que autoridade você julga os católicos? Com a interpretação pessoal da Bíblia, contrariando 2 Pedro 1:20.? Cuidado com as rasas interpretações apenas com o intuito de perseguir a Igreja.

  • RONI (STA LUZIA) - 20/12/2014

    MINHA MAE ERA CATÓLICA DEVOTA DE MARIA E ELA PRESTAVA ADORAÇÃO A ELA E O PADRE DISSE QUE ERA COMO UMA FOTO DA FAMILIA, NO ENTANTO NÃO SE VE FAZENDO PROCISSÃO COM FOTO NEM AJOELHANDO EM FRENTE A UMA FOTO. VEJA O QUE ESTÃO FAZENDO COM O PADRE FABIO DE MELO, SE FOSSE SÓ UMA LEMBRANÇA, NÃO FARIAM ISSO.

  • Paulo Roberto Faveroe (Ponta Grossa) - 19/12/2014

    Marcia cuide da sua vida e me esqueça. Olhe-se no espelho pense nos seus pecados e deixe os meus, que Dereus resolve

  • Mario (Contagem) - 19/12/2014

    ana (rgt) Deus precisa mesmo de intercessor? Não é porque Deus mandou um anjo, que ele precisava mandar um anjo. Deus opera de diversas formas. Da mesma forma que você comentou, mas não precisava comentar... kkkkk (não leve a mal)

  • Mario (Contagem) - 19/12/2014

    Uma ato muito fraco para garantir que sua religião é verdadeira é o ataque aos pontos fracos da outra religião que vai contra a sua. Quem garante que uma das duas está correta? O que pode garantir a verdade na religião de cada um? (tradição, costumes, mitos, ..., bíblia)

  • Mario (Contagem) - 19/12/2014

    Respondam a essa pergunta simples: Em qual religião você nasceu e qual é sua religião atual?

  • Marcia (Rio de Janiro) - 19/12/2014

    Paulo Roberto (Ponta Grossa) Só pelo fato de terem imagens já é idolatria. Como evangélicos que adoram a cantores gospel isso tbm é idolatria. Me perdoe em nenhum momento quis ser arrogante só disse o que está na Biblia sagrada. O primeiro mandamento é o amor, se não tivermos amor nada seríamos. Amo todos os católicos , só não amo o que vcs fazem, procissão etc... Isso é não colocar a Deus sobre todas as coisas.

  • Marcia (Rio de Janiro) - 19/12/2014

    Paulo Roberto (Ponta Grossa) Arrogante eu? Esta escrito na Biblia e ponto. Êxodo 20 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniq...

  • Marcia (Rio de Janiro) - 19/12/2014

    Luciano (natal) Mateus 18:20 Pois onde se acham dois ou tres reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

  • Luciano (Natal) - 18/12/2014

    O Problema aqui é que as pessoas RELIGIOSAS comentam o que nem sabe o significado, o SUJEITO DIZ QUE== DEUS PEDIU ADORAÇÃO no TEMPLO ou FORA do TEMPLO "" ONDE ESTÁ escrito isso?? DESGRAÇADOS RELIGIOSOS sempre falam o que os seus LIDERES os ENSINAM, o CRIADOR nada PEDIU sobre ADORAR em TEMPLOS, pelo contrario - o FILHO - o NOSSO SALVADOR foi ASSASSINADO pelos os do TEMPLO- LIDERES RELIGIOSOS foram os ASSASSINOS INTELECTUAIS DO MESSIAS. E HOJE ESSE SUJEITO VEM DIZER QUE "" DEUS pediu ADORAÇÃO NO TEMPLO ""?? D...

  • Luciano (Natal) - 18/12/2014

    Paulo Roberto Faveroe (Ponta Grossa Paulo isso aqui não é o seu EMAIL, para que alguem não possa comentar, aqui é um ESPAÇO LIVRE meu amado. Voce quer mandar no BLOG?? a CONVERSA AQUI NÃO É PARTICULAR. ME RESPONDA ONDE ESTÁ ESCRITO O QUE VOCE COLOCOU?? "" Deus não pediu missas nem cultos, pediu apenas adoração, é o que fazemos, nos templos ou fora deles. "" Onde o SALVADOR disse que deviamos ADORAR? No Templo ou no Monte? Paulo Roberto deixa de ser um Idiota cara, DEUS não PEDIU nada de ADORAÇÃO no TEMPLO ou...

  • Paulo Roberto Faveroe (Ponta Grossa) - 18/12/2014

    Credo quanta iniquidade. A Márcia arrogantemente acusando católicos de idólatras. Sem realmente conhecer nenhum. Escreveu que acendemos velas nos ajoelhamos diante de imagens, quanta bobagem. Tu nunca me vistes realmente adorando o verdadeiro Deus e fica falando mentiras da minha pessoa. O Luciano se meteu na conversa sem saber o que realmente dizer. Deus não pediu missas nem cultos, pediu apenas adoração, é o que fazemos, nos templos ou fora deles. Mas, porque vocês se metem na vida e na crença dos outros, vão cu...

  • Luciano (Natal) - 18/12/2014

    Mario (Contagem) - VOCE DIZ " - , nossa religião não apoia absurdos que essas IGREJAS, que se dizem evangélicas, fazem. "" Mário (contagem) - QUAL É A RELIGIÃO do SALVADOR?? Porque voce disse que tinha uma RELIGIÃO- QUAL?? porque a RELIGIÃO QUE O PAI ACEITA com certeza não é a TUA RELIGIÃO- VOCE ESTÁ PERDIDO CARA!

  • Mario (Contagem) - 18/12/2014

    Resposta breve à leilla (pr) A religião católica por ser bem antiga se difundiu e se dividiu bastante. Da mesma forma que existem ramos do catolicismo que você pode discordar (ex: apostólico romano, ortodoxos - mesmo não sabendo o ramo que você apoia e considerando minha ignorância de outros), nossa religião não apoia absurdos que essas igrejas, que se dizem evangélicas, fazem. Esses ramos (no caso dos evangélicos) são sustentados por aproveitadores (caso de pastor que fica explorando) ou (na maioria dos casos...

  • Luciano (Natal) - 18/12/2014

    Marcia (Rio de Janiro) - Nada INTERESSA se não é o SILAS MALAFAIA ou o MACEDO, ou o SANTIAGO. Tanto faz se são ESTES ou OUTROS PASTORES - TUDO A MESMA MERDA. Estão fazendo o que o SALVADOR nada pediu que se fizesse e se o fazem é em desacordo com a ESCRITURA e com o SALVADOR, se alguns são VITIMAS então creio que ainda há tempo de ACORDAREM e se são LADRÕES mesmo? È O COM ELES E O CRIADOR e as pessoas que estão seguindo esses SAFADOS?? alguma devem ser apenas VITIMAS TAMBEM, más há tempo de ACORDAREM.

  • Luciano (Natal) - 18/12/2014

    Marcia (Rio de Janiro) - Você é uma IDÓLATRA porque?? Voce diz que== "" ir ao (templo) adorar a Deus exaltar o seu nome e louvar juntamente com a congregação."" QUANDO FOI QUE O SALVADOR te disse para fazer essas COISAS?? Não foi isso que o SALVADOR respondeu ÀQUELA MULHER DO POÇÔ. Voce é uma IDÓLATRA por ir ao TEMPLO para ADORAR a quem?? Ou o QUE?? Se o SALVADOR está DENTRO de VOCÊ?? Voce é o TEMPLO OU não?? me explica como um TEMPLO com o SALVADOR fazendo MORADA dentro DELE ( você mesma) me explica porq...

  • Marcia (Rio de Janiro) - 18/12/2014

    ELE mesmo DESIGNOU ;;; O SALVADOR em PESSOA deu ´para aqueles HOMENS todos PODERES e eles foram MARTIRIZADOS por isso, MÁS HOJE?? Luciano (natal) você esta generalizando existem pastores e pastores. Malafaia, Macedo Santiado, etc.... não me representam. Eu sou a favor do verdadeiro evangelho e o meu foco é JESUS.

  • Marcia (Rio de Janiro) - 18/12/2014

    Luciano (natal) se vc acha que sou idólatra por ir ao (templo) adorar a Deus exaltar o seu nome e louvar juntamente com a congregação. Então sou sim idólatra de Jesus. Querido Luciano, nós somos a igreja, Jesus voltará para resgatar a sua igreja ou seja nós.

  • Luciano (Natal) - 18/12/2014

    Marcia (Rio de Janeiro) ELE mesmo DESIGNOU ;;; O SALVADOR em PESSOA deu ´para aqueles HOMENS todos PODERES e eles foram MARTIRIZADOS por isso, MÁS HOJE?? ESSES DESGRAÇADOS RELIGIOSOS?? PORCOS INDOMÁVEIS- SUJOS e IMUNDOS- TODOS não me excluo más sou o RESPONSÁVEL por mim mesmo, e sei que homem NENHUM DEVE SER SACERDOTE DE OUTRO HOMEM. BOA NOITE

  • Luciano (Natal) - 17/12/2014

    Marcia (Rio de Janiro) "" Efésios 4:11 E Ele deu um como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres. "" ELE deu?? Ele quem?? o PROPRIO SALVADOR em CARNE e OSSO. Realmente aqueles HOMENS receberam DELE, e foram FELIZES no que FORA LHES DADO- e por consequintes? foram ENTREGUES- PRESOS e MORTOS- alguns CRUCIFIXADOS até.. más MARCIA FORAM ELES- o TEXTO de Efesios 4;11 FALA DELES e não dos PORCOS PASTORES de HOJE. Fica na Paz e vai ESTUDAR MELHOR OS TEXTOS E...

  • Marcia (Rio de Janiro) - 17/12/2014

    Luciano(natal) Efésios 4:11 E Ele deu um como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres. ESTUDE A PALAVRA LUCIANO , BOA NOITE.

  • Marcia (Rio de Janiro) - 17/12/2014

    Moisés quando morreu, o Senhor enviou um anjo para sepulta-loSua morte deve ter sido testemunhada também, e o SENHOR sepultou seu corpo num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor. O arcanjo Miguel foi encarregado do enterro, tendo tido que enfrentar o diabo, que contendeu com ele a respeito do corpo de Moisés (Judas 9). Sabem porque o diabo queria o corpo de Moisés? para levar o povo a adoração, esquecendo assim de Deus.

  • Luciano (Natal) - 17/12/2014

    Marcia (Rio de Janiro) "" O unico mediador entre Deus e o homem é Jesus Cristo, leiam: 1 Timóteo 2:5."" Marcia voce colocu e é VERDADE mesmo. ESTÁ ESCRITO?? AGORA e o PASTOR?? É O PEDAGIO?? kkkkk

  • Luciano (Natal) - 17/12/2014

    "" Sou Cristã IDOLATRIA NÂO. ""??? Marcia (Rio de Janiro) se voce vai ao TEMPLO quer seja esse Templo CATOLICO OU PROTESTANTE?? Voce é uma "" IDÓLATRA " o SALVADOR não mandou voce ser NENHUMA CRISTÃ - ELE somente disse que "" EU SOU O CAMINHO.. "" ELE é o CAMINHO e não a RELIGIÃO é o CAMINHO - voce é uma IDOLATRA

  • Marcia (Rio de Janiro) - 17/12/2014

    A idolatria, é tudo aquilo que colocamos acima de Deus. Católicos falam que não adorão. Ah! por favor né, pelo menos assumam, vcs acendem velas para imagens se ajoelham diante delas, colocam flores louvam e etc, isso é adoração queridos. O unico mediador entre Deus e o homem é Jesus Cristo, leiam: 1 Timóteo 2:5. Me mostrem onde está na BIBLÍA que algumas dessas imagens intercedem por nós? Me mostrem na palavra.sabe o que significa a palavra SANTO= SEPARADOS POR DEUS. Nada tem haver com essas aberrações (imagens).

  • Marcia (Rio de Janiro) - 17/12/2014

    Salmos 115:4-8 4 Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. 5 Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; 6 têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; 7 têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. 8 Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam. Sou Cristã IDOLATRIA NÂO.

  • Luciano (Natal) - 17/12/2014

    Paulo Roberto Faveroe - Ponta Grossa "" Aqui as missas são totalmente focadas em Jesus Cristo. ""???? LAMENTO Paulo Roerto más o SALVADOR NUNCA te pediu NENHUMA missa para ELE. Então que DESGRAÇA é que voce faz??

  • Paulo Roberto Faveroe (Ponta Grossa) - 17/12/2014

    Helder, comungo com o seu raciocínio. Gostaria de trocar uma ideia contigo. Acredito que as missas de Teresina devam ser semelhantes às de minha cidade. Aqui as missas são totalmente focadas em Jesus Cristo. Muito raramente santos são apenas citados e não venerados e muito menos adorados. Os santos quando citados são apenas exemplos de vida e nunca, salvadores ou realizadores de milagres. Maria por sua vez é lembrada como mulher especial pois afinal é a escolhida de Deus declarada cheia de graça e mãe do Salvador, ...

  • ANA LUCIA OLIVEIRA DA FONSECA (SÃO MIGUEL DO GUAMÁ) - 17/12/2014

    A Bibia diz que os IDÓLATRAS NÃO HERDARÃO O REINO DOS CÉUS

  • ANA LUCIA OLIVEIRA DA FONSECA (SÃO MIGUEL DO GUAMÁ) - 17/12/2014

    satanás que nunca obedeceu Deus e seus filhos são os que não obedecem o que Deus o Criador de todas as coisas manda "NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA, DE NEM UMA COISA QUE HÁ NO ALTO DOS CÉU, NEM EMBAIXO NA TERRA" vamos fazer parte dos filho de Deus e não dos filhos de Satanás.

  • ANA LUCIA OLIVEIRA DA FONSECA (SÃO MIGUEL DO GUAMÁ) - 17/12/2014

    os obedientes que obedeçam Deus, pois disse Deus "Não farás para ti IMAGEM DE ESCULTURA" palavras ditas pelo próprio Deus, Filhos do Demônio são os que não obedecem o Deus vivo.

  • Luciano (Natal) - 13/12/2014

    ademilson (Registro) a RELIGIÃO é LUCRO - tira o DINHEIRO e a RELIGIÃO acaba. toda e qualquer RELIGIÃO e LUCRO. o SALVADOR FOI MORTO PELA RELIGIÃO e é essa mesma ERELIGIÃO de hoje que voce s RELIGIOSOS estão seguindo.

  • ademilson (Registro) - 13/12/2014

    Não só as imagens dão lucros;;como tbm os objetos ungidos .do tipo;;;canetas,tijolos,oleo ungido,agua do rio jordão etc;;

  • Edite (Rio de Janeiro) - 13/12/2014

    Meu comentario vai ser curtinho para que todo mundo posso ler e opinar. Eu particularmente acho que as imagens vao ser dificil de ser abolidas porque elas trazem lucros! O povo compram mesmo! Vao la na suas Biblias e vejam o que aconteceu numa cidade da Grecia quando um pregador falou de idolatria! Leiam Atos 19:8-41, e voces vao descobrir que toda briga para manter uma tradição mesmo errada e absurda é lucro $.

  • Erivaldo (Salvador) - 13/12/2014

    Jesus Maria José - até que parece musica rssssss.

  • ademilson (Registro) - 13/12/2014

    Tanto faz,,prestar culto a Maria ou a Jesus da no mesmo! ambos foram inventados pela ICAR.

  • HELDER FREITAS (Teresina) - 13/12/2014

    Ainda frequento missas, mas não consigo entender tanta veneração / adoração à MARIA e aos SANTOS. O foco tem que ser JESUS, o FILHO DE DEUS, que veio ao mundo para viver e morrer por nossos pecados. Não faz sentido irmos para uma celebração falar em nome de Deus e depois alguém entrar com uma imagem de Maria e todo mundo aplaudir. Também não consigo frequentar cultos evangélicos quando a exploração financeira é clara. Além disso, os pastores estão falando e toda hora um grita AMÉM, ALELUIA, ÔH GLÓRIA... Fica um his...

  • Francis Carlos (Goiania) - 12/12/2014

    Há tempos a igreja católica vem procurando brechas para se desviar do que realmente acontece entre seus fiéis. Usando mesmo a bíblia (coisa que nunca usaram antes, a não ser para deixa-la aberta no salmo 21 como decoração sempre com uma santinha ao lado). agora dizem até que as imagens são apenas para enfeitarem e lembrar aqueles que foram grandes homens de Deus; O que talvez realmente não haveria mal se assim fosse. Mas o querido leitor mesmo se católico há de concordar que não são só imagens. Orações são feitas a...

  • Luciano (Natal) - 07/12/2014

    mateus 22: 29 Jesus fala, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. "" De qual ESCRITURA o SALVADOR estava falando?? Da Biblia do Lutero ou do CONSTANTINO?? De quaue estál ESCRITURA?? JESUS? QUAL JESUS ?? SE ESSE NOME NUNCA EXISTIU NAQUELA EPOCA?? é assim que o CAMARADA diz que estuda TEOLOGIA?? que TEOLOGIA isso é mais MERDOLOGIA. rsss.

  • Luciano (Natal) - 06/12/2014

    Claudinei - Catanduva - Claudinei voce fala de PAPAS - PASTOE etc.. e faz curso de TEOLOGIA?? não ENTENDO. quer dizer que;; VOCE NECESSITA fazer um CURSO ADMINISTRADO pelo HOMEM PARA VIR A CONHECER ALGO EM REFERENCIA AO CRIADOR?? Me fale quem é o HOMEM para CONHECER e ENSINAR SOBRE O CRIADOR?? TEOLOGIA = A palavra “teologia” vem de duas palavras gregas que significam o “estudo de Deus”. Claudinei GRANDE MERDA voce está sendo ENSINADO, por outro BOSTÉTICO. " ESTUDAR DEUS " primeiro porque o "PACOTE " já vem p...

  • Luciano (Natal) - 06/12/2014

    Claudinei - Catanduva - Voce diz "" pois eu tenho somente a Bíblia com regra de fé e pratica como Martinho Lutero lutou para que não houvesse outra ."" isso é IDEOLOGIA CATOLICA ROMANA porque?? Foram eles mesmo que fizeram a BIBLIA, é claro que ELE É A SUA REGRA DE FÉ- IDIOTA- Pois o SALVADOR DIZ ASSIM ; ""Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. João 7:38 "" crer ou ter fé no SALVADOR deveria ser ATRAVÉS DA ESCRITURA e não da BIBLIA ( romana ). quando o SALVADOR disse es...

  • Luciano (Natal) - 06/12/2014

    Gabriel (Palmas-TO) - Voce diz aqui sobre IGREJA??= "" Jesus nunca nos abandonou, para que o inferno não prevalessa sobre a Igreja. Quem se desvia, se separa, erra."" Gabriel - Palmas - Se DESVIAR do QUE?? Já te falei que voce está sem NOÇÃO do que seja "" IGREJA"" não estou colocando DENOMINAÇÕES CERTAS ou ERRADAS- TODAS SÃO MERDAS ESCROTAIS- TODAS AS RELIGIÕES. o SALVADOR não deixou nenhuma RELIGIÃO, agora há pessoas que seguem muito mais os ensinamentos do MESSIAS do que esses BOSTÉTICOS CATOLICOS-PROTESTANT...

  • Claudinei (Catanduva - SP) - 06/12/2014

    todos estes comentário não é bem o que Deus espera dos cristãos pois em nada esta fazendo com que o Reino dEle seja sinalizado na terra, desde da igreja primitiva existe estas confusões mas eu fico com a Palavra de Deus, quanto a católicos e protestante vão ser responsabilizado diante de Deus da forma de se fazer as exegeses ou hermenêutica das Escrituras em mateus 22: 29 Jesus fala, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. meus pais é muito católicos e eu sou eva...

  • Gabriel (Palmas-TO) - 23/11/2014

    ?

  • Gabriel (Palmas-TO) - 21/11/2014

    Mesmo se fosse uma só Bíblia, não adiantaria, pois nenhuma profecia é de particular interpretação e os indoutos distorcem todas. Não adianta querer misturar a interpretação com desejos humanos. Tudo isto está nas Escrituras, agora os protestantes, entram em todas as exceções. Nem sabe que antes a Palavra era passada oralmente, e Jesus nunca nos abandonou, para que o inferno não prevalessa sobre a Igreja. Quem se desvia, se separa, erra.

  • Geraldo (Curitiba- Paraná) - 20/11/2014

    Estélio Freitas - Quixerê - A Biblia nunca foi a SAGRADA ESCRITURA- eu te pergunto de qual Biblia voce está FALANDO porque há umas DEZENAS de BIBLIAS e cada uma mais DIFERENTE DAS OUTRAS. Qual é a SAGRADA?? na minha Biblia não Existe a Palavra Jesus o Cristo e agora? De qual Biblia voce vem me dizer que é a SAGRADA?? HÁ inùmeras DIFERENÇAS ENTRE ELAS E AGORA.

  • Estélio Freitas (Quixeré) - 20/11/2014

    Não consigo entender a cegueira espiritual de pessoas que leem a Bíblia (Sagrada Escritura) e não conseguem compreender o seu significado. Sei que não é fácil, mas devemos pedir a Deus para dar esse entendimento. Não posso acrescentar ou retirar se quer uma vírgula da palavra de Deus. Gostaria de saber onde se encontram na Bíblia, as palavras; padre, papa, devoção, interseção, nossa senhora, nomes referentes aos santos, purgatório, etc., pois ainda não consegui vê-las na Sagrada Escritura. Minha fé é somente em Jes...

  • Geraldo (Curitiba- Paraná) - 20/11/2014

    Adoração dos ídolos; ato de prestar CULTODIVINO a criaturas ou a DEUS; amor excessivo, apaixonado isso é IDOLATRIA

  • Paulo Roberto Favero (Ponta Grossa) - 19/11/2014

    Idolatria é quando se coloca alguém ou algo acima de Deus. Quando você entra em uma igreja cristã e se depara com uma fotografia imensa do pastor, mas nem uma cruz para lembrar Jesus Cristo. Idolatria é quando frequento uma igreja achando que o pastor, o padre, o Idolatria bispo vai realizar um milagre ou vai dar-me prosperidade, Idolatria é quando deposito todo meu dinheiro aos pés de um pregador, acima do dízimo. Idolatria é quando vou a uma igreja porque o pregador canta bem, é bonito, é divertido. Idolatria é q...

  • Talita (Fortaleza) - 19/11/2014

    EM 2 REIS 18:4 É DITO QUE A SERPENTE QUE MOISÉS FEZ HAVIA SIDO QUEBRADA, POIS O POVO PASSOU A ADORA-LA E QUEIMAR INCENSO A ELA. E EM ÊXODO 20:23 FALA: NÃO FAÇAM ÍDOLOS DE PRATA NEM DE OURO PARA ME REPRESENTAREM. E OS QUERUBINS NÃO ERAM ADORADOS... GENTE... A VERDADE ESTÁ TÃO EXPLÍCITA!

  • clayton (londrina) - 27/10/2014

    deus proibiu imagens para proteção do seu povo na época dos idolatras que faziam estatuas e colocavam a trente de deus,passando o tempo entenderam que deus quiz dizer , tanto que jesus nem tocou no assunto, mesmo quando pegou uma moeda com uma imagem esculpida, e mesmo assim naum deu sermão as pessoas sobre imagem, quem da sermão sobre imagem é os protestantes.

  • jonathan (fortaleza) - 27/10/2014

    - Paz de Nosso Senhor Jesus e o Amor de sua Mãe Maria Santíssima . Vemos quanta ignorância tem nossos irmãos protestantes, ao Atacar A SANTA MADRE IGREJA CATÓLICA , dizendo que somos Idolatras , POIS VAMOS APRENDER MEUS IRMÃOS o conceito de idolatria é caracterizado por um comportamento contrário àquilo que Jesus diz em Lucas 4,8: "Adorarás ao Senhor teu Deus, e só a ele prestarás culto". o pensamento católico é muito claro e pode ser consultado lendo o Catecismo da Igreja Católica, do número 2083 até o número...

  • ad (aracruz) - 17/09/2014

    que desculpinhas hein...o boneco de madeira também só representa o deus...ninguém adora um pedaço de madeira mesmo nao, mas a quem ele representa, isso é obvio.

  • Cátia (Estado de Minas Gerais) - 17/09/2014

    Quando pedimos a intercessão de um santo, é o mesmo que se faz quando se pede a quem costumeiramente frequenta a Igreja, uma oração (porque aquela pessoa que ora ou reza com mais frequência, tem mais intimidade com Deus). Pedir a intercessão dos santos não é lhe conceder a realização do milagre. Só Deus faz milagres, mas não custa nada pedir ajuda a quem esta mais próximo rs ! "Pedi e receberei, buscai e achareis. Batei e a porta vos será aberta." Sozinhos, não alcançaremos o Céu. Abraços. Paz e Bem!

  • Fernanda Pitta (Irecê) - 16/09/2014

    Agora eu digo uma coisa. Vcs acham que Deus não é poderoso o suficiente para realizar qualquer milagre? Vcs acham que é preciso santos para realizar cada milagre. Santo Antônio o santo do casamento... São Judas o santo das causas impossíveis... São Longuinho para achar as coisas perdidas rararararar. me poupe...

  • DBonfim (Jaguarari) - 01/06/2014

    “Tude”, os textos bíblicos foram escritos a milênios de anos. E todo texto tem seu contexto. Assim, falho não é o texto como forma de comunicação, mas por vezes, a forma como muitos o entendem ao desconsiderar por ignorância ou propositalmente algo que deve ser considerado para adequada compreensão do que lêem. Textos sagrados têm um valor que transcende sua época - por isso são sagrados – mas isso não tira deles a história que os motivou. E se o leitor “comum” não tem obrigação de conhecer dados textuais important...

  • Tude (São Paulo) - 31/05/2014

    Como em qualquer livro, os textos devem ser interpretados com base no universo conceitual da bíblia. Então, quem não domina esse universo conceitual não domina a mensagem dos textos. Logo, um instrumento falho!

  • DBonfim (Jaguarari) - 31/05/2014

    Bem colocado, sr. Erinaldo. Grande parte dos leitores da Bíblia tende a interpretar certos textos com base no seu universo conceitual – que geralmente não é o da Bíblia. O que o povo da Bíblia contestava eram as reproduções de figuras de deuses estrangeiros, as quais, de costume, eram tratadas por quem as cultuava como se fosse o próprio ente ali presente na estátua. O universo conceitual da bíblia é o politeísmo frente ao monoteísmo da religião hebréia. Não se trata de condenação a reproduções artísticas, decorat...

  • Erinaldo (Recife) - 30/05/2014

    Deus proibiu a fabricação de imagens? Uma das “grandes armas” que o protestantismo pensa ter para atacar a Igreja Católica são as imagens. Em qualquer conversa com protestantes a respeito de religião, seja qual assunto for, ele sempre tende que pender para as imagens da Igreja Católica. Quando isso acontece os protestantes sempre aparecem com a famosa passagem da suposta proibição de imagens do livro de Êxodo, ela é: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, n...

  • ad (aracruz) - 30/05/2014

    kkk "Não farás para ti dispositivos de comunicação de barro, nem os adorarás, nem prestará culto, etc"...Wendel, se fazer de sonso não te levará ao céu...ajudei a vc a interpretar o texto...#sabedenadainocente

  • Gabriel (Palmas-TO) - 30/05/2014

    Gente, tudo o que os justos ligarem na terra também o será no céu. Os mortos ou estão com Deus ou sofrendo como Sodoma e Gomorra, como os anjos que deixaram seu principado. Deus tem onipresença, mas tem anjos que levam nossas orações à Ele, levando, possivelmente aos santos. Jesus virá nos julgar juntamente com os seus santos(milhares), e eles são quem tiveram esta promessa. Aos mortos antes do Salvador foi até pregado oo Evangelho...

  • Gabriel (Palmas-TO) - 30/05/2014

    -dignos de respeito- se tratando propriamente dos comentários, pois respeita os católicos.

  • Gabriel (Palmas-TO) - 30/05/2014

    Finalmente um comentarista não-católico digno de respeito: Wendel, parabéns!

  • Wendel (Rio) - 28/01/2014

    É claro que para cumprir essa função de aproximar o homem do sagrado há outros dispositivos materiais além das imagens dos santos católicos. O mercado (inclusive o não católico) tem se diversificado e oferecido desde óleos, até pedaços de pedras supostamente sagradas! Postar-se diante de uma garrafinha de óleo ou da imagem de um santo, ou da bíblia tem a mesma função: buscar a conexão com Deus. Sempre se buscará apoio em elementos palpáveis para buscar a aproximação com Deus! O próprio Deus aje assim: ele se revel...

  • Wendel (Rio) - 28/01/2014

    A imagem (de barro, gesso, madeira, resina...) funciona como um dispositivo de comunicação através do qual a pessoa consegue se conectar à entidade santa. Conexão estabelecida, a pessoa passa então a transmitir aos santos suas suplicas, seus agradecimentos. A partir daí, cabe aos santos encaminhar os pedidos a Deus, talvez recomendando esse ou aquele encaminhamento. Esses dispositivos (as imagens) encurtam a distância entre o homem e o Deus etéreo: ao contrário de Deus, as imagens são algo palpável, visível, mater...

  • Wendel (Rio) - 28/01/2014

    Parece-me que, na prática católica, as imagens não nem uma coisa nem outra: nem são tomados por deuses, nem são tomados apenas por personalidades dignas de respeito. É menos que aquilo e mais que isto: as imagens representam alguém capaz de intermediar a relação com os deuses. Elas, as personalidades representadas pelas imagens, têm uma utilidade operacional prática: elas atuam intermediando a relação do homem com os deuses. Não são apenas exemplos de vida a serem seguidos; são intermediários úteis.

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 28/01/2014

    Thais seu comentário é muito correto, mas precisa ser mais aprofundando. Esta "guerra santa" católicos x não católicos não é agradável a Deus. Neste caso sugiro a leitura de 1. Cor. 1-10-13. Se eu confecciono uma imagem de barro, gesso, madeira, resina e creio nela como um deus, sou um ignorante e idólotra, pois EU fiz o meu deus. Se à imagem eu rendo-lhe respeito semelhante a um patriota à sua bandeira, não há probelmas, pois a Arca da aliança era decorada por querubins, o templo de Salomaão além dosi bois possuia...

  • Aprigio dos Passos (Cupira) - 28/01/2014

    Parafraseando – 24/2014.1 Por que Adonai autorizou Mosheh a fazer uma serpente abrasadora e pó-la sobre uma haste? Em síntese, é importante sabermos que tipo de relação existi entre o povo Israelense e Adonai Eloheinu (SENHOR DEUS DE ISRAEL). Pois bem! Depois que o povo sai do Egito Adonai chama Mosheh no deserto do Sinai e diz: [“... Assim, falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel: Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim. Agora, pois, se dilig...

  • Thais (Lorena) - 27/12/2013

    Uma rápida leitura e veremos como há idolatria e deturpação da bíblia pela Igreja católica... Catecismo:1°Amar a Deus sobre todas as coisas 2°Não tomar seu santo nome em vão 3°Guardar domingos e festas 4°Honrar pai e mãe 5°Não matarás 6°Não pecar contra a castidade 7°Não furtarás 8°Não levantar falso testemunho 9°Não desejar a mulher do próximo 10°Não cobiçar as coisas alheias. Agora o que a bíblia diz: Não terás outros Deuses diante de mim; Não farás para ti imagem de escultura; Não as adorarás... Não tomarás o ...

  • Adailton (São José) - 27/12/2013

    Erivaldo (Salvador), idolatria é adorar "ídolos", quer sejam imagens, pessoas, lugares, objetos, conceitos, 'status'!

  • Erivaldo (Salvador) - 27/12/2013

    Adorar ou prestar cultos as IMAGENS.

  • Erivaldo (Salvador) - 27/12/2013

    Idolatria para os CATOLICOS seria ADORAMOS O SALVADOR.

  • Geraldo Moisés Vieira (Ipatinga) - 27/12/2013

    Por que os protestantes dizem que idolatramos os Santos? deve ser porque a bíblia deles não deve ter a citação "sede Santos"... E se não ha uma intercessão entre os Santos e a Santíssima trindade que Pai Filho e Espírito Santo... Pra que orarmos ou rezarmos uns pelos outros... Não peçam aos seus ideologistas que orem pra vocês porque será pior do que pedir a um dos nossos Santos católicos ...

  • Reginaldo de Jesus dos santos (Jequié BA) - 13/11/2013

    só que Jesus não estava chamando por Elias e sim falando diretamente com o própio Deus

  • Gabriel (Palmas-TO) - 25/10/2013

    Eu "fugi ao tema" apenas para responder aos acréscimos feitos pela ICAR, sendo estes já citados por outros comentaristas. Mesmo que a prática da oração aos mortos não seja orientada a nós por Jesus ou pelos apóstolos, podemos perceber esta crença pelo menos em "Ele chama por Elias!", quando Jesus na verdade, chamava por Deus. Mesmo Elias não estando morto, isto também iria querer dizer idolatria.

  • Gabriel (Palmas-TO) - 25/10/2013

    Será que vários de vocês não sabem que Jesus nos ensinava com parábolas? O que significa "não entrará no lugar do meu descanso"? A morte significa isto, tanto se entrar quanto se não entrar. Parece que distorcem a Bíblia de propósito. Nem parecem crer em Deus. Quando se criavam imagens, criavam os seus deuses, e isso sim era a idolatria. "Não farás para si imagem ou semelhança..." Isso não nos diz de maneira alguma "não farás representação alguma...". A palavra dormir quer dizer descansar! Ou será que há discordânc...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 25/10/2013

    Gabriel vc acredita em Jesus e nas Escrituras? Em TODA A ESCRITURAS fala-se q os mortos DORMEM E JESUS DIZ Q DORMEM E SERÃO RESSUSCITADOS NA SUA VOLTA, ESTÁ NAS ESCRITURAS GABRIEL,NÃO ESTOU INVENTANDO NADA!!!ACORDE PARA ESSA CEGUEIRA!Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os MORTOS ressuscitarão incorruptíveis,e nós seremos transformados.1Coríntios 15:52 -Leia e medite em 1 Tessalonicenses 4:13-18.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 25/10/2013

    Gabriel vc precisa ora muito e examinar as escrituras,vc sabia q o homem estava separado de Deus,devido ao pecado original(adao e eva),Jesus veio para nos ligar novamente ao Pai,SOMENTE JESUS PODE FAZER ISSO:Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; NINGUÉM vem ao Pai, SENÃO por mim.João14:6 - Jesus é O ÚNICO NOME PODEROSO.Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome QUE É sobre todo o nome;Filip 2:9- Gabriel RESPONDA ONDE JESUS, OS APOSTOLOS NOS ORIENTAM A ORAR A MORTOS, A PEDIR ...

  • Claudio (RJ) - 24/10/2013

    Graça e paz! Gabriel, não encontro na Bíblia Jesus, Paulo, Pedro e outros Apóstolos orientando para que se quisermos pedir algo para Deus, primeiro pedimos aos santos mortos ou então a Maria que também está morta, para pedir a Jesus para pedir a Deus! Isto é loucura meu amado! É ANTI-BÍBLICO! É IDOLATRIA! É CEGUEIRA ESPIRITUAL! Você e todos os católicos estão sendo enganados pela ICAR! Muito triste ver pessoas do "bem" sendo vendadas os olhos pela ICAR! Muita coisa boa dentro da igreja católica, porém, contém erros...

  • Claudio (RJ) - 24/10/2013

    Graça e paz! Santo morreu? Então acabou a função! Morto não pode nos ajudar EM NADA! Ainda bem que eu tenho SOMENTE JESUS como meu intercessor junto ao Pai, que vivo está! Somente a Deus oro, sempre em nome de Jesus! A Bíblia é clara a este ensino! O resto é IDOLATRIA, SIM, quer queiram ou não! Vou dizer pela enésima vez: DEUS NÃO DIVIDE SUA GLÓRIA COM NINGUÉM! Deus quer relacionamento DIRETO com Ele através de JESUS somente! Se Deus me deu este privilégio de ter acesso direto a Ele, PORQUE VOU PEDIR ALGUMA COISA A...

  • Gabriel (Palmas-TO) - 24/10/2013

    Para aceitar a minha afirmação, cada um de vocês devem ter a certeza de que os mortos têm consciência. Para terem certeza, basta que leia o capítulo em que Jesus recebe a visita de Moisés. A menos que eu esteja errado, ele estava morto! Tem também outros trechos que podemos ler, tais como aquele que nos ensina que o evangelho foi pregado também aos mortos ou aquele em que São Pedro afirma que ao se desfazer o nosso corpo, recebemos uma casa preparada por Deus.

  • Gabriel (Palmas-TO) - 24/10/2013

    Irmãos, como assim não sabem a função desempenhada por nossos irmãos beatificados? A resposta é a seguinte: A MESMA QUE ELES DESEMPENARAM ENQUANTO ESTAVAM ENTRE NÓS. Se Nosso Senhor é contra isto, por que Ele aceitava? Não pedimos somente a Deus por isso. Vocês acham que nenhum daqueles que foram curados ou alcançaram outras graças nunca haviam pedido a Ele?

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 24/10/2013

    Tb aguardo esta resposta Cássia!

  • Cássia (Rio) - 24/10/2013

    E a pergunta do Sérgio ("E então, algum católico poderia responder: qual a função que os santos desempenham no sistema de fé católica?"), nenhum católico para responder? Seria bom que os protestantes ouvissem, dos católicos, como eles veem os santos.

  • Erinaldo (Recife) - 24/10/2013

    Gabriela, o que a cega é a leitura fundamentalista e o julgamento das pessoas por essa leitura ( prática farisaica). Tomo como exemplo o que disse Paulo Favero leia, me enganei lê você lê, (examine) o Catecismo nos número 2131 e 2132.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 24/10/2013

    Erinaldo li o comentário do DBomfim, agora leia com atenção meu comentário.Nunca deixei de respeitar a a sua fé,porém a questão das imagens devem ser analisadas,vc dizem q as imagens representam certa pessoas,certo?Então vc oram,pedem milagres,alguns santos curam,outros são de causas impossíveis,etc etc,existe santo p/ cada problema,a partir do momento q vc crê q um morto pode ouvir suas orações vc já contradiz as escrituras(já as trad.da icar crê q isso é possível),os mortos Ñ tem contato conosco e nos com eles.Ou...

  • Sérgio (Rio) - 24/10/2013

    E então, algum católico poderia responder: qual a função que os santos desempenham no sistema de fé católica?

  • Erinaldo (Recife) - 24/10/2013

    Gabriela, copiei esta resposta do DBonfim é assim que a Igreja ensina: A questão não é o que um católico entende por idolatria, mas sim, o que de fato, segundo as Escrituras, é idolatria. Nesse ponto, com raríssimas exceções, o que se percebe, no meio não-católico, é uma crítica repreensiva aos católicos, sem, porém, real conhecimento de causa. Ídolo não persiste nas imagens de seres ou pessoas para as quais não se atribui título de divindade, pois imagem não é sinônimo de ídolo, já que esse último, necessariamente...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 23/10/2013

    Gabriel vc deveria ler mais a bíblia, onde nas escrituras podemos orar a mortos, onde se faziam imagens de mortos e depois oravam a essas imagens,onde alguém ensina q devemos orar a Maria,onde me diz por favor!E a respeito das graças recebidas,jamais vc deve pagar promessas,pois a graça que VEM DE DEUS É DE GRAÇA,ENTENDEU,JESUS JÁ PAGOU O PREÇO NA CRUZ,derramou seu sangue,sofreu para que nos recebessemos as bençãos do Senhor,a graça que é DE GRAÇA!É MELHOR OBEDECER QUE SACRIFICAR!

  • Renato (SBO) - 23/10/2013

    Se muitos são santificados, por quê Moisés que esteve face a face com Deus não foi e Elias que foi arrebatado vivo também não? São eles menos merecedores que os de hoje santificados pela igreja?

  • Sergio (Rio) - 23/10/2013

    Pergunta para um católico: Qual a função dos santos?

  • Gabriel (Palmas-TO) - 23/10/2013

    Essa foi realmente engraçada, Carlos! ha ha ha! Toda vez que leio as Escrituras Católicas não encontro algo que seja contrário a Elas. Toda vez que comparo-as com outras não-Católicas, vejo os erros presentes nestas outras. Se tenho dúvidas sobre as traduções, recorro às que são gregas, e continuo não encontrando erros católicos. Toda homenagem que fazemos aos santos não tem nada de errado, senão não poderíamos fazer festas de aniversários. Pagar promessa é algo feito depois que a graça é alcançada.

  • Carlos (São Paulo) - 23/10/2013

    Em nome da Pai, da Mãe, do Filho e do Espírito Santo! O Filho deve ser Filho do Pai e, também, Filho da Mãe. (Ainda acho que o Espírito Santo tá sobrando... Mas depois dá-se um jeito nele e volta-se a ter três deuses: pai, mãe e filho!)

  • Carlos (São Paulo) - 23/10/2013

    Mas se já acrescentaram dois deuses à divindade original (YHWH), que diferença faz acrescentar mais uma???

  • Claudio (RJ) - 22/10/2013

    Graça e paz! Como posso fazer parte de uma igreja onde acrescentam uma quarta pessoa com divindade? Porque se tenho que pedir algo para Maria para pedir para Jesus para pedir a Deus, tem muita coisa de errado nisto! A Bíblia não me orienta em parte alguma este ensino! ISTO É IDOLATRIA, SIM! Se tenho que colocar fitinhas em meu carro para me proteger, ISTO É IDOLATRIA, SIM! Se sacrifico meu tempo, dinheiro, família, amigos, para ver, no RJ, na JMJ, um homem que supostamente é sucessor de Pedro, mas é um pecador igua...

  • Claudio (RJ) - 22/10/2013

    Graça e paz! Devemos fazer parte, sim, de uma igreja, A IGREJA DE DEUS, todo aquele que ler a Bíblia não segue suas próprias concupiscência, nem tão pouco de líder mal intencionado ou equivocado em seus ensinos, mas segue as Palavras do Sumo Sacerdote, JESUS! Devemos ler, meditar e procurar seguir os mandamentos ali ensinados, então, teremos um relacionamento íntimo com Deus e ninguém nos enganará! Não seremos marionete, papagaios (só repete, não pensa), na mão de líder religioso nem de Instituição Religiosa! Por i...

  • Gabriel (Palmas-TO) - 22/10/2013

    Devemos fazer parte de uma Igreja, não devemos seguir nossas próprias concupiscências. Isso é várias vezes avisado tanto por São Paulo quanto por São Pedro.

  • Gabriel (Palmas-TO) - 22/10/2013

    Ah tá, já entendi. Os mortos, quando foi pregado o Evangelho a eles, foram acordados, aí eles ouviram-no, e dormiram de novo. Moisés também dormia, acordou com o chamado de Elias, apareceu ao nosso Senhor, e dormiu de novo. Porque os mortos dormem. Sempre achei que esse sentido da palavra dormir servia para representar o nosso descanço, pois os bons entrarão no lugar do descanso de Deus.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 22/10/2013

    Gabriel a passagem que Elias e Moises apareceram a Jesus NÃO TEM NADA A VER COM NÓS FALARMOS COM O MORTOS,pois:E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele...E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu.E da nuvem saiu uma voz que dizia:Este é o meu amado Filho,em quem me comprazo;ESCUTAI-O.Mt17:3-5-1º Ninguém orava a mortos,nessa passagem Jesus estava transfigurado,era algo espiritual,e falavam SOMENTE com JESUS,e no final do versiculo observe Deus dizendo ESCUTAI-O,pois Jesus er...

  • Reginaldo de jesus dos santos (Jequié BA) - 22/10/2013

    irmãos paz seja com todos! quero falar um pouco do que entendo da Bíblica. temos inúmera passagem Bíblica que nos fala de culto a imagem de escultura a bíblia e muito clara quando aborda a o assunto em nem um momento Deus ou Jesus ou qual que um dos dissiplos de jesus ou ate mesmo os apostolo nos orienta fazer ou prestar culto a imagem ( DT 5:7a10 nos fala que não devemos fazer nem semelhante a o que estar em cima dos Ceu nem em baixo da terra nem nas águas debaixo da terra) irmaõs nós precisamos defender a ...

  • Claudio (RJ) - 21/10/2013

    Graça e paz! Ninguém aqui deve ser contra pessoas, pois a briga não é contra carne, é contra potestades! A Verdade não é de ninguém, a VERDADE está na BÍBLIA! O problema está nas interpretações! Cabe a cada um LER EXAUSTIVAMENTE a Bíblia e comparar com os ensinos dos líderes religiosos, pois SEREMOS cobrados pelos ESCRITOS BÍBLICOS! Erinaldo e católicos, eu, Cesar e Gabriela, não defendemos uma religião, tanto é que também fazemos críticas construtivas das igrejas evangélicas. Todos cristãos deveriam ser assim. Igr...

  • Gabriel (Palmas-TO) - 21/10/2013

    Parece que não encontraram ainda que nas Escrituras podemos perceber a aparição de Moisés a Jesus. Ele estava morto. A ajuda que temos de outras criaturas não quer dizer idolatria.

  • Renato (SBO) - 21/10/2013

    Não existe ajuda fora de Deus. Devemos entender que Deus é o único que realmente pode nos ajudar. “Tu foste a minha ajuda” Salmo 27:9. “A nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.” Salmo 33:20. “Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus” Salmo 40:17. “Eis que Deus é o meu ajudador” Salmo 54:4. Enquanto Satanás persiste na idéia de buscar nossa adoração a ele no lugar de adorarmos a Deus, suas tramas incluem a apresentação de ajudantes espirituais. E est...

  • Renato (SBO) - 21/10/2013

    Deus não fala conosco através dos espíritos das pessoas mortas. Simplesmente Deus põe fim à vida ativa de cada pessoa quando morre. Hebreus 9:27 “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.” Igualmente vemos que Lázaro e o homem rico (Lucas 16:19-31) morreram, e sua interação com os vivos terminou neste momento, e se foram a seus destinos, esperando a ressurreição final. O homem rico quis regressar à terra ou queria que alguém do paraíso fosse até lá para comunicar-se com sua ...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 19/10/2013

    Paulo vc não deve se esquecer que o erro está em todas as instituições religiosas, no meio dos padres o homossexualismo,a pedofilia, corrupção,lavagem de dinheiro...o Papa aceita que se prostrem a ele,que beijem seus pés,que o venerem...pois p/ a doutrina da ICAR isso é normal,o Papa tem até trono...O ÚNICO DIGNO QUE NOS PROSTREMOS,NOS RENDEMOS,QUE SEJA VENERADO É O SENHOR,quando satanás pediu para que Jesus se ajoelhasse a ele,Jesus foi BEM CLARO:Vai-te, Satanás,porque está escrito Ao Senhor teu Deus adorarás,e só...

  • Erinaldo (Recife) - 19/10/2013

    "Deus nos fez idôneos ministros do NOVO TESTAMENTO, não pela letra, mas pelo Espírito, porque a letra mata, mas o Espírito vivifica"(II Cor. 3, 6). "Logo, a Fé é pelo ouvido, e o ouvido pela palavra de Cristo" (Rom. 10, 16-17) Como pro-tes-tan-te, você deve crer que cada um que lê a Bíblia é inspirado pelo Espírito Santo. Ora, se é assim, por que a interpretação de vocês estão sempre errada na visão do outro inspirado? Se todas as interpretações da Bíblia dadas pelos pro-tes-tan-tes de todos os naipes e de todas as...

  • Erinaldo (Recife) - 19/10/2013

    Claúdio, O Espírito Santo ou revela ou não revela! não há meio termo, não há aquela que mais se aproxima, Ou se é quente ou frio, morno será vomitado. Sim Sim, Não Não. Se Homens são falhos por que temos que seguir sua linha de pensamento? Só os outros são falhos você não? Você tambem é homem! Observe os anos em que essas igrejolas citada por você foram fundadas: Batistas: John Smyth (Holanda) – 1600 Presbiterianos: John Knox (Escócia) – 1567 Metodistas: John Wesley (Inglaterra) – 1739. Quem viveu antes delas como...

  • Paulo (Trindade) - 18/10/2013

    E eu espero que os pastores pilantras que existem (e ficam se acusando uns aos outros) um dia se convertam ao cristianismo! As portas da Igreja estam sempre abertas, mas é necessário que a pessoa queira entrar! Quanto ao Papa Francisco, ele já se converteu a muito tempo ... por isso o Espirito Santo o levou até lá!

  • Claudio (RJ) - 18/10/2013

    Graça e paz! Erinaldo, quando disse que os pastores que citei chegam bem próximo do que o Espírito Santo quer revelar eu quiz dizer que eles chegam o mais próximo da verdadeira interpretação bíblica quase que sua totalidade, pois, não conheço pessoa humana que consiga interpretar 100% a Bíblia conforme a vontade de Deus. Homens são falhos meu caro! Agora, com certeza, estes pastores estão anos luz em interpretação bíblica correta do que todos os padres da ICAR, muitos pastores evangélicos (principalmente os da pros...

  • Gabriel (Palmas-TO) - 18/10/2013

    Parece que não está havendo leitura das palavras postadas pelos administradores deste site. Alguém está encontrando alguma incoerência? Pelo menos eu não. Todos eles defendem a fé católica. Infelizmente, eu também não leio, mas acredito.

  • Shester (Fortaleza) - 18/10/2013

    Meus irmãos eu glorifico o nome do nosso grande e majestoso DEUS e de seu filho redentor e salvador Jesus o Cristo ,pois vejo que todos estão empenhados em buscar o conhecimento nas escrituras , não desejo repreender católicos ou não católicas pelas doutrinas que são ensinadas em suas denominações , meus irmão é o crer em Jesus que irar te salvar e não padres ou pastores pois são todos homens e são falhos, mais parabéns a todos fico muito feliz em saber que existem pessoas que meditam nas escrituras sagradas, enten...

  • Erinaldo (Recife) - 18/10/2013

    Cláudio, os Bereanos não usavam bíblia a mesma ainda não existia. Eles usavam as Escrituras (Velho Testamento ). Graça a Igreja que os conservou na bíblia! Eles conferiam o que Paulo falava porquê o mesmo era suspeito do que falava e deixava muita dúvidas. Eles conheciam muito bem sobre a História de Paulo. Citas-te uma lista de Pastores e disses-te que eles falam palavras que chegam bem próximo ao que o Espírito Santo quer revelar. Como assim bem próximo? ou Espírito Santo revela ou não revela ( Os Espírito Santo ...

  • Claudio (RJ) - 17/10/2013

    Graça e paz a todos! Erinaldo (Recife) não cai em contradição meu caro! Já deve ter lido também algo escrito em meus comentários que Deus usa homens para falar conosco, PORÉM, contudo, todavia, TUDO que nos for ensinado DEVE ser conferido na Bíblia, deve ser bem estudado caso paire dúvidas. E independentemente de quem esteja falando devemos conferir na Bíblia, pois, devemos ser como os Bereianos que foram considerados nobres em virtude de conferirem na Bíblia tudo o que os era ensinado! Portanto, continuo afirmando...

  • Gabriel (Palmas-TO) - 17/10/2013

    Pessoal, tudo o que eu disse pode ser confirmado nas Escrituras. Me desculpem se eu errei nas palavras, mas sendo errado o culto a outros seres além de Deus, então não fazemos isso, pois servimos primeiramente a Ele. E quem disse que a proibição de se criar imagens para adorá-las(ou seja, criar deuses, pois era isso o que faziam os pagãos) afirma a não existência de humanos santificados que podem interceder por nós? Continuam com os falsos testemunho e julgamento!

  • Erinaldo (Recife) - 17/10/2013

    Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas. (Mateus 10:16)

  • Erinaldo (Recife) - 17/10/2013

    Ora,ora,ora quem diria Cláudio, você caindo em contradição! Você postou tal comentário neste tópico: Em que passagem da Bíblia nos mostra a Ave Maria? Se procurar o fundamento da Ave Maria, não tem nada escrito na Bíblia. " Claudio - RJ - 09/10/2013....(ICAR, EVANGÉLICAS, ESPÍRITAS, ETC) os dominem, os enganem, os manipulem, os façam de marionetes, os transformem em papagaios acéfalos!..... mas que para isto acontecer temos que mergulhar nos ensinos bíblicos, na PALAVRA DE DEUS, pura e simples, sem intermediá...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 17/10/2013

    Paulo li seu comentário,vc é sensato e educacdo,apesar de vc já ter falado algumas coisinhas pra mim rsss,+ concordo com vc,a idolatria está em todos os lugares,alguns idolatram o dinheiro,outros pastores,outros papas,outros irmãos mortos ou vivos,etc...a questão é q se vc conhece a verdade deve patricá-la,acredito sim q vc é uma pessoa sincera com Deus,porém a questão das doutrinas da ICAR são contrárias as escrituras,como se dizer q Maria é advogada, Jesus nas escrituras É O ÚNICO Advogado,nas escrituras os morto...

  • Claudio (RJ) - 17/10/2013

    Graça e paz! Paulo, concordo com seu entendimento de idolatria, conforme citou em seu comentário as diversas formas de idolatria, quer seja a uma imagem, a um Padre, a um Pastor, a um imã de santo, a um terço, a um cantor gospel, etc. Idolatria é adorar/amar/venerar algo ou alguém freneticamente, cegamente! É dar uma importância exagerada para algo ou alguém a frente de Deus! Por exemplo, gosto muito de ouvir a Palavra do Pastor Ariovaldo Ramos, de SP. É convidado um dia por mês, as quartas, para dar uma palavra na...

  • Erinaldo (Recife) - 16/10/2013

    Você se converteu, apredeu lê bíblia, depois viu que os que te ensinaram a lê-la estavam também errados, os abandonou, e agora se achando todo salvo quer incutir nos outros seu modo de ver e interpretar a bíblia, só. Pois bem, partindo da idéia de seguir seus ensinamento também não estaria tal pessoa contra seu modo de pensar? Sim, porque o que mais você tem falado é que devemos seguir só a bíblia. Não estaria esta pessoa seguindo você? Você saiu da seita que lhe ensinou lê bíblia mas trouxe com você a mesma ideolo...

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 16/10/2013

    Claudio e Gabriela infelizmente meu comentário abaixo ficou muito longo. Mas, peço com carinho que leiam até o fim. Alerto apenas trata-se de um depoimento particular meu, não estou falando em nome de outros. E apenas peço para vocês serem mais justos em seus comentários. Paz e Bem

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 16/10/2013

    Claudio sua revolta é compreensível. Sou católico, tenho poucas imagens em minha casa, não sou muito chegado a imagens a não ser que sejam obras de arte como a Santa Ceia de Da Vince, o David e a maravilhosa Pietá de de Miquelangelo. Tenho pequenos terços e medalhas em meu automóvel. Eu seria muito idiota se rezasse para a imagem, posso ate´rezar na frente dela, mas nunca para ela. Os terços e medalhas do meu carro não me protegem, não são amuletos cabalísticos. O que me protege é minha fé em Cristo quando vou à mi...

  • Claudio (RJ) - 16/10/2013

    Graça e paz a todos! Outra história: Quando não era convertido ao cristianismo bíblico (Bíblia como única base verdadeira de fé) me dizia católico portanto fazia sinal de cruz, rezava pai nosso, ia à missa, fiz primeira comunhão, etc. Em 1996 roubaram meu carro e os ladrões me levaram junto e no meu carro tinha um imã de um santo (todo católico tem um ou uma fitinha no retrovisor pois acham que isto é que os protege do mal - isto já é idolatria) que minha mãe havia me dado. Os ladrões me soltaram e não aconteceu na...

  • Claudio (RJ) - 16/10/2013

    Graça e paz a todos! Tenho um casal de amigos católicos praticantes da Canção Nova. Uma vez fui convidado para ir à missa com eles e fui prontamente (já fui a várias missas, a convite). Pois bem, as imagens estavam lá, porém, no início só estavam lá, sem o Padre fazer qualquer menção a elas. Foi chegando quase no final que confirmei a idolatria católica, o Padre pegou uma imagem (de uma mulher negra) a beijou, levantou para o alto e começaram a orar para esta imagem e a reverencia-la. Agora eu pergunto aos leitores...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 16/10/2013

    Gabriel qdo é que os santos irão aparecer com Jesus?R:Os santos (mortos em Cristo) ressuscitarão 1º, qdo Jesus voltar e depois os santos vivos(os que estão em Jesus) serão arrebatados e terão seus corpos tranformados...observe que os mortos dormem, ELES SERÃO RESSUSCITADOS,Jesus vem rescussita-los ENTENDE?por enquanto eles dormem, pesquise melhor as escrituras,LEIA 1Co15:44-52.E onde nas escrituras EXISTE alguém que OROU, fez CULTO a irmãos santos MORTOS?? ME RESPONDA POR FAVOR, EU TE PERGUNTO E VC NUNCAA RESPONDE,...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 16/10/2013

    Como assim Gabriel,vc presta CULTO aos santos irmãos?As acrituras diz: Adorarás o Senhor,teu Deus,e SÓ A ELE prestarás culto.”Se vc presta culto a QUALQUER UM que NÃO SEJA O SENHOR é errado (Mt14,10).E a questão de imagens NÃO está simplesmente em FABRICÁ-LAS,pois o texto NÃO é só a parte de:NÃO farás para ti a imagem,MAIS ele continua,ele tem um complemento,NÃO a servirás,NÃO se encurvarás a ela,NÃO devemos prestar culto,ISTO ESTÁ CLARO NAS ESCRITURAS, esse atos de cultuar tanto imagens, quanto pessoas ESTÁ ERRADO...

  • Fernanda (São Paulo) - 16/10/2013

    Agora o curioso é que a função desempenha por essas pessoas é a de intermediários entre Deus e os homens! Estranho, porque em algumas passagens da bíblia parece estabelecer que na relação entre Deus e os homens, no que tange, à salvação, não haveria intermediários, senão Jesus. Mas os cristãos que não recorrem a essas pessoas intermediárias, elas têm menos vantagens na tentativa da salvarem-se (seja lá do for!)

  • Fernanda (São Paulo) - 16/10/2013

    Entendi: presta-se culto à essas pessoas por que que elas podem aparecer a nós, farão julgamento da humanidade e fizeram milagres em nome do Senhor, enquanto vivas". É, parece que Deus terceirizou suas funções! Agora entendo: acreditam naquilo que aparece; bajulam quem vai julgar e esperam milagres... Comportamento bem primitivo.

  • Gabriel (Palmas-TO) - 16/10/2013

    Prestamos culto aos santos irmãos que já não estão entre nós porque na própria Bíblia há indícios de que eles podem aparecer a nós, que farão julgamento da humanidade, que enquanto vivos podiam fazer milagres em nome do Senhor. Também hoje temos vários indícios de aparições de Nossa Senhora, e milagres tanto por parte dela quanto de outros santos.

  • Fernanda (São Paulo) - 16/10/2013

    Mas por que prestar culto às pessoas representadas pelas imagens?! Qual a função dessas pessoas na relação entre Deus e os homens?

  • Gabriel (Palmas-TO) - 16/10/2013

    Estou começando a acreditar que esse mandamento deve ser levado ao pé da letra: "Não farás para ...". E todos nás sabemos que o culto não é prestado às iagens, e sim à pessoa a quem ela representa. Você, Renato, está nos julgando e levantando falso testemunho! Está escrito: aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. Também está escrito que todos os bons julgarão os maus.

  • Gabriel (Palmas-TO) - 16/10/2013

    Isso aí, valeu Erinaldo! Boa.

  • Erinaldo (Recife) - 15/10/2013

    Renato, e se a imagem for de uma coisa com corpo de formiga, braço e perna de gente ( sim porque formiga têm 6 pernas ), olho de desenho animado japonês, fica de pé feito gente e ainda fala, cita passagens bíblica e fala com Jesus nessas revistinhas infantis pode? Há vá ao google digite assim: IMAGENS DE ESCULTURAS EM IGREJAS PROTESTANTES. Veja se vocês que tanto criticam tem imagens. Há, vá até o final que lá têm uma imagem desta coisa horrenda tamanho grande para vender. Tem até escapulário.

  • Renato (SBO) - 15/10/2013

    Amigo lembre-se que Elias foi arrebatado vivo para o céu, ou seja não estava morto.

  • Renato (SBO) - 15/10/2013

    O que podemos dizer é claro: Deus disse para não fabricamos imagens nenhuma que esta acima do céu nem na terra e nem abaixo da aguas.ou seja, apatir do momento que a fabricamos e a tornamos ela realizadora de milagres, intermediadora, missas(cultos) exclusivas a ela e procissão a essa imagens; meus queridos o que eu posso dizer é que neste momento Deus fica terrivelmente irado,pois ELE disse que só ele é digno de toda honra e glória e só a ELE devemos exaltar.Lembrem-se que os apostos. maria mãe de jesus, e os prof...

  • Gabriel (Palmas-TO) - 15/10/2013

    Acho que vou criar um site desses pra mim, kkk. O falso testemunho por exemplo, é este: dizer que nós católicos prestamos culto à imagens. E um morto tem contato com um vivo sim: Tanto Elias quanto Moisés apareceram a Jesus, os três pastorinhos receberam a visita de Nossa Senhora...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 15/10/2013

    Gabriel qual seria o falso testemunho?e onde ESTÁ NAS ESCRITURAS alguém orando a mortos e eles fazendo milagres,atendendo orações, e que Deus tenha permitido tal prática?Me responda por favor, onde um vivo pode ter contato com um morto e vice versa?

  • Gabriel (Palmas-TO) - 14/10/2013

    A quem estão querendo enganar? Ou porque se deixam enganar? Os católicos sabem muito bem o que fazem. Dizemos uma coisa e dizem que não é assim. Não devemos julgar os outros, nem muito menos levantar falso testemunho!

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 14/10/2013

    A questão é q os "santos" católicos são deuses no sentido:as pessoas fazem orações a eles (mortos),acreditam que eles farão milagres,se curvam a eles e os servem.Se acreditam q os santos ouvem suas orações onde quer q estejam dão aos santos o poder da unipresença(SÓ DEUS TEM esse atributo),se acreditam q santos farão milagres,dão a eles o poder de operar maravilhas(QUE SÓ DEUS tem esse atributo),e se curvam,dobram seus joelhos(SÓ A DEUS DEVEMOS NOS CURVAR E SERVIR),fazem a imagem com semalhança de homem,se CURVAM,p...

  • Aldo Roberto (Linhares) - 14/10/2013

    Jesus disse: tudo que pedires ao pai EM MEU NOME. Apostolo Pedro disse: SÓ HÁ UM MEDIADOR entre Deus e o homem. Enfim, todos estes ensinamentos sagrados estão em sintonia com a proibição a adoração, veneração, intermediação por outras pessoas, sejam ídolos, sejam imagens.

  • Sávio (Rio) - 14/10/2013

    A questão, me parece, não é de semântica, mas de prática: que função desempenha os santos, representados nas imagens, na intermediação da relação entre os homens e Deus?

  • Gabriel (Palmas-TO) - 14/10/2013

    Se para nós as pessoas beatificadas fossem deuses, então não as chamaríamos de santos. Isso é ou não óbvio demais? Já que é pra falar mal das igrejas, então vamos lá: Os pastores saem perguntando aos fiéis quanto levou cada um para o dízimo. E isso não é certo aos olhos de Deus, pois devemos fazer as boas obras em segredo.

  • Erinaldo (Recife) - 14/10/2013

    A resposta do DBonfim logo abaixo é especial confiram: A questão não é o que um católico entende por idolatria, mas sim, o que de fato, segundo as Escrituras, é idolatria. Nesse ponto, com raríssimas exceções, o que se percebe, no meio não-católico, é uma crítica repreensiva aos católicos, sem, porém, real conhecimento de causa. Ídolo não persiste nas imagens de seres ou pessoas para as quais não se atribui título de divindade, pois imagem não é sinônimo de ídolo, já que esse último, necessariamente tem de ser mais...

  • Glória (Rio) - 13/10/2013

    Os católicos podem idolatrar quem eles quiserem, isso diz respeito apenas a eles! Assim como os evangélicos podem comprar tijolinhos do templo, óleos de Israel... Agora, a questão é que eles argumentam que não são idólatras, quando dizem que não rezam para os santos.Não falo das imagens; óbvio que eles não rezam para as imagens, mas para o que simbolizam as imagens: intermediários, mediadores, "lobistas"...

  • Marcelo Tavares (Ananindeua) - 13/10/2013

    Se vocês acreditam que católicos não são idólatras venha ver o círio de nazaré a cidade toda para para venerar, pagar promessa e se sacrificar perante uma imagem, existe todo um preparo para isso, a cidade fica um caos, é muito mais fácil ter vários fiéis com vários falsos deuses do que ter muitos fiéis para apenas um deus, então se eles querem adora uma imagem a igreja católica deixa, desde que paguem suas ofertas.

  • Erinaldo (Recife) - 30/09/2013

    Segundo o Dicionario o significado de examinar é: Ponderar, observar ou analisar atentamente, minuciosamente. Coisa que vocês não fazem vocês só leem como os fariseus faziam. A repreensão de Jesus para OS FARISEUS examinarem as escrituras você adotam e muito bem. Usam até hoje. Só não cumprem.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 30/09/2013

    O dicionário explica o significado das palavras,católicos dizem que Ñ são idólatras,+ Ñ sabem o significado ou ñ querem obedecer o que Deus falou,como citei abaixo,é prestar culto a alguém que NÃO SEJA Deus.Só prega o evangelho quem conhece o evangelho,Cristo fala p/ EXAMINARMOs as ESCRITURAS,pois como posso falar do poder de Deus,sobre o Amor de Cristo sem conhecer as escrituras,pois ELAS TESTIFICAM DELE,ELA FALA DE SEUS ENSINAMENTO,só podemos falar aquilo que aprendemos,e aprendemos sobre Deus LENDO SUA PALAVRA,E...

  • Gabriel (Palmas-TO) - 30/09/2013

    Idolatria seria tomar por ídolo algo que não exista, pois tudo na Bíblia que era idolatrado, era deuses inesistentes.

  • Erinaldo (Recife) - 30/09/2013

    Se a bíblia é suficientemente 100% para o pro-tes-tan-te: para que usar dicionário?

  • Erinaldo (Recife) - 30/09/2013

    Os problema no pro-tes-tan-tis-mo são: Sectarismo: São divididos entre eles mesmo, usando da mesma bíblia; Generalização: tudo para eles são idolatria e tradição; Proselitismo: estão sempre querendo atrair outros das mesmas seitas que a deles para eles com proposito de que onde ele esta estavam lhe pregando um evangelho diferente.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 30/09/2013

    Idolatria segundo dicionário:2.Culto prestado ao que NÃO é Deus.-Culto segundo dicionário:2.Forma pela qual se presta HOMENAGEM à divindade.3.Cerimônias religiosas;forma externa(de qualquer religião).4.Ato religioso dominical (nas igrejas protestantes)5.VENERAÇÃO;respeito.6.Amor intenso. O Senhor diz que o culto, deve ser prestado somente a Ele, e que Ele NÃO DIVIDE a glória Dele COM NINGUÉM.O ato de dobrar os ojoelhos,cantar canções de amor,adoração,veneração,orar,buscar saúde,ou seja o que for fora de Deus é cons...

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 30/09/2013

    Meu amigo Antonio Mello (IASD) quando o sr. diz Pois é. O mandamento que proibe a adoração de imagens, não consta no CATECISMO romano. Não sei se o sr. está confuso ou se sr. nunca leu o catecismo e está maldosamente mentindo. O que o sr. diz que não consta está nos números 2131 e 2132

  • DBonfim (Jaguarari) - 30/09/2013

    Verdade, Sr. Paulo. Mas pena que no meio não-católico, idolatria só tem amplitude religiosa. E por isso mesmo é que a idolatria prospera no mundo. Pois até os fieis ignoram do que ela realmente se trata. E idolatram pastores, “profetisas”, dias da semana, padres, etc. Mas

  • Antonio de Mello (Londrina) - 30/09/2013

    Antonio, você já percebeu que nos mandamentos do CATECISMO romano não conferem com os dez mandamentos da Biblia? Pois é. O mandamento que proibe a adoração de imagens, não consta no CATECISMO romano. O Pior é que para manter o decálogo numericamente igual, eles subdividiram o décimo mandamento NÃO COBIÇARÁS, em dois: NÃO COBIÇAR AS COISAS DO PROXIMO e NÃO COBIÇAR A MULHER DO PROXIMO...rsrs

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 28/09/2013

    DBonfim concordo com seu comentário. O Luiz Rosa sempre alerta para não utilizarmos uma frase bíblica fora do contexto. A Bíblia apesar de ser uma coleção de livros não deve ser lida escolhendo-se apenas aqueles que me interessam. A Bíblia não proíbe confecção de imagens. A Arca foi decorada com querubins, Moisés fez a serpente o templo foi decorado com bois e querubins. A Bíblia proíbe a idolatria de outros deuses. Neste mundo moderno existem diversos "deuses". Infelizmente pessoas de pensamentos mais simples, ou ...

  • DBonfim (Jaguarari) - 28/09/2013

    A questão não é o que um católico entende por idolatria, mas sim, o que de fato, segundo as Escrituras, é idolatria. Nesse ponto, com raríssimas exceções, o que se percebe, no meio não-católico, é uma crítica repreensiva aos católicos, sem, porém, real conhecimento de causa. Ídolo não persiste nas imagens de seres ou pessoas para as quais não se atribui título de divindade, pois imagem não é sinônimo de ídolo, já que esse último, necessariamente tem de ser mais do que uma r...

  • Rosa (Rio) - 27/09/2013

    Mas, Favero, que graça terá a vida do adepto de uma seita cristã se ele deixar de falar dos adeptos das outras seitas cristãs? Os cristãos se alimentam dessas controvérsias! E é isso muito útil para os não cristãos: mostra que os próprios cristãos não entendem a mensagem do Cristo.

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 27/09/2013

    É o que eu sempre digo. Não convivem com católicos, não leem o Catecismo e querem ensinar. Quando Jesus disse orai e vigiai não era para vigiar a vido dos outros, mas a sua própria. E ficam insistindo sem conhecimento de cuasa, vão cuidar de seus pecadores que nós cuidamos dos nossos

  • Gabriel (Palmas-TO) - 27/09/2013

    Meu Deeeus! quanta babaquice!!! Desculpem, mas é difícil acreditar que aceitem a referência das imagens como culto à elas! Será que é tão difícil aceitar que são apenas um símbolo? pensem. Vocês também são humanos, conseguem entender que elas representam os santos, e não são santos. como existiriam tantos santos(imagens) com o mesmo nome, sendo a mesma coisa.? Vários corpos, um só espírito? kkk. As imagens são proibidas apenas se forem de ídolos, coisas que não existem. Se achas que é o contrário, então rasgue suas...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 27/09/2013

    Paulo só estou alertando,AS ESCRITURAS diz que o louvor,a glória,PERTENCEM somente ao SENHOR,nas escrituras em Atos14:12-15diz:"E chamavam Júpiter a Barnabé,e Mercúrio a Paulo;pq este era o que falava.E o sacerdote de Júpiter,cujo templo estava em frente da cidade,trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas,queria com a multidão sacrificar-lhes.Ouvindo, porém,isto os apóstolos Barnabé e Paulo,RASGARAM as suas vestes,e saltaram para o meio da multidão,clamando,E dizendo:Senhores,por que fazeis essas coisas?N...

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 27/09/2013

    Gabriela para de se preocupar conosco e não seja mentirosa. Você diz que as imagens não são peças de decoração, você não sabe, você nunca participou de uma missa, você nunca leu o Catecismo, você não me conhece, não sabe como eu penso como eu rezo você não sabe nada sobre os católicos, você idolatra seu pastor que lhe fez lavagem cerebral e fica batendo na mesma tecla, vá cuidar dos seus afazeres deixe os católicos em paz.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 26/09/2013

    O QUE Antonio, Deus mandou fazer imagens para ser cultuada??NÃO FARÁS para ti imagem de escultura,nem semelhança alguma do que há em cima nos céus,nem embaixo na terra,nem nas águas debaixo da terra.Não as adorarás,nem lhes DARÁS CULTO;porque eu sou o SENHOR,teu Deus,Deus zeloso,que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem DT5:7-10 Me fala qual texto que Deus fala para fazer imagens PARA SEREM ADORADAS,CULTUADAS??

  • Erinaldo (Recife) - 26/09/2013

    Nem vocês pro-tes-tan-tes conseguem defender-se usando as escrituras. Vivem aos trampos e barrancos. Basta observar os post de vocês condenando uns aos outros.

  • Erinaldo (Recife) - 26/09/2013

    Gabriela, não necessito de sua oração. Por que necessitaria se posso ir direto a Deus. há, então quer dizer que aquela coisa horrenda serve de decoração e por isso pode ser feita? Me poupe!

  • Gabriel (Palmas-To) - 26/09/2013

    Não li a resposta dada pelo administrador do site mas leiam! Com certeza é isso o que acontece entre nós. Deixem de lado essas ignorâncias deixadas pelos falsos doutores. É difícil, pois são capazes de enganar até os escolhidos, mas não impossível.

  • Antonio Maria (Sâo Paulo) - 26/09/2013

    MANA, Grabriela,... Vc continua sem ENTENDER A "DOUTRINA BIBLICA" SOBRE AS IMAGENS...!!! – (Vc acredita mais "no ensino errado" DO QUE NA BIBLIA)... A Verdade NA BIBLIA... é que DEUS MANDOU FAZER IMAGENS PARA O CULTO... e PROIBIU FAZER IMAGENS DE FALSOS DEUSES (ídolos).... !!! --- DEUS MANDOU FAZER IMAGENS DE ESCULTURA PARA O CULTO: a Arca com os anjos de escultura fundidos EM CIMA DELA era o principal instrumento de culto de Israel e ficava na PARTE MAIS SAGRADA DO TEMPLO....e era onde Deus APARACEIA EM SUA GLORIA...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 26/09/2013

    Isaías57:13“Quando você clamar por ajuda,que a sua coleção de ídolos lhe salve! O vento levará todos eles um simples sopro os arrebatará.Mas o homem que faz de MIM o seu refúgio receberá a terra por herança e possuirá o meu santo monte.Isaías42:8“Eu sou o SENHOR;este é o meu nome!NÃO darei a OUTRO a MINHA glória nem as imagens o meu louvor.”Deus nunca deu sua glória e louvor a Maria,José,Pedro,Antônio,etc etc,O único que Deus deu autoridade e poder em SEU NOME foi Jesus,por Seu Sacrificio na Cruz,e é o único que ao...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 26/09/2013

    Paulo, infelizmente as imagens q vcs tem ñ são simplesmente objetos de decoração,vcs se ajoelham diante delas,oram,fazem culto,acreditam que elas trazem proteção,objetos de decoração agente ñ se ajoelha e ñ crê q ela vai nos ajudar, não é obsessão,somente falamos o q está nas escrituras,coloque sua fé no Senhor,se ajoelhe ao Senhor,peça somente em nome de Jesus,como está nas escrituras.Erinaldo vc é maldoso,não consegue defender sua fé usando as escrituras, inventa coisas e tenta achar as suas praticas nos outros.....

  • Erinaldo (Recife) - 26/09/2013

    Em resumo a imagem desta coisa horrenda com: corpo de formiga, braços e pernas de gente, fica de pé como gente, tem olhos de desenho animado japonês e em seus livrecos pro-tes-tan-tes chega a falar com Jesus como gente. Pode. É isso que queres que creia só porquê você a sabe tudo está dizendo? Onde está isso nas Escrituras? Me poupe Gabriela. Você acessou o google? Viu que era isso mesmo que seus "irmãos" pro-tes-tan-tes estavam fazendo, se prostrando? Viu no final a imagem daquela coisa horrenda em tamanho grande ...

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 26/09/2013

    Continuo defendendo o respeito entre os cristãos. É a única maneira de determos o aumento do ateísmo. Engraçado como os protestantes preocupam-se mais com as imagens do que os próprios católicos. Quem realmente convive com católicos veem que imagens são apenas peças de dos protestantes decoração com exceção de alguns mais simples e baixo nível de escolaridade. Quando uma imagem quebra simplesmente é jogada fora a não ser que seja uma obra de arte. É assustador esta obsessão dos protstantes quando à idolatria dos c...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 26/09/2013

    Erinaldo vc está falando com a pessoa errado meu irmão, não me encurvo e nem oror a nehuma imagem...somente oro a Deus, somente me ajoelho ao Senhor!Olhe para suas práticas e não tente achar erro nos outros!Seus argumentos estão dizendo que fazemos errado igual a vcs,tb temos imagens?! Vc está admitindo então que era prática é errada?

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 26/09/2013

    Erinaldo se vc ver alguém fazer:1º uma imagem,2ºse encurvar, orar; 3ºprestar culto a ela,TAMBÉM será idolatria. A questão é PARA QUE serve essa imagem, Deus não deixou somente: não farás desenhos,esculturas,pinturas de quadro, a questão é NÃO FARÁS PARA TI A IMAGEM,NÃO AS SERVIRÁS,Ñ SE ENCURVARÁS A ELA...esse texto é bem específico e claro.Vcs tem imagens de milhares de homens,se encurvam a elas,fazem culto, as colocam nos ombros e as carregam,choram diante delas...isso é O que Erinaldo, isso não é igual o q está n...

  • Erinaldo (Recife) - 26/09/2013

    AD, vá ao google digite assim: Pastor Traz Vela de Macumba para Dentro da Igreja IASD.

  • Erinaldo (Recife) - 26/09/2013

    Gabriela, e se a imagem for de uma coisa horrenda com: corpo de formiga, braços e pernas de gente, fica de pé como gente, tem olhos de desenho animado japonês e em seus livrecos pro-tes-tan-tes chega a falar com Jesus como gente. Pode? Há, vá ao google digite assim: IMAGENS EM IGREJAS PROTESTANTES. Lá, têm no final, vários acessórios com imagens e têm também uma estátua desta coisa horrenda para vender.

  • ad (aracruz) - 25/09/2013

    DE TODOS OS FÓRUNS QUE PARTICIPO ESSE É O MAIS CONTROVERSO. FEITO POR CATOLICO, PARA CATÓLICOS, QUE SÓ FAZEM COMENTÁRIOS QUE DERRUBAM A PRÓPRIA DOUTRINA.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 25/09/2013

    Não terás outros deuses diante de mim;Não farás para ti IMAGEM de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu,nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;Não te ENCURVARÁS a elas,nem as SERVIRÁS;porque eu,o SENHOR teu Deus,sou Deus zeloso..DT 5:7-9 -Os católicos fazem as imagens com semelhança de homens,se curvam a elas,oram,fazem culto a elas,as carregam no ombro...e ainda dizem que esse versículo da bíblia ñ tem nada a ver com o santos que eles inventaram,a incredulidade é tão grande q ele...

  • h menezes (caucaia) - 25/09/2013

    é meu povo, só quem teve um encontro verdadeiro com Deus,, sabe o quanto é dificil pregar o seu amor aqui nessa terra, somente aquele que abril a porta para ele entrar e ceiar com sigo é que sabe a grandeza de sua compania,,, feliz do que crer sem vê.... eu creio em um Deus vivo, minha fé me salvou... coloco todos os dias minha vida nas mãos de Jesus Cristo, pois foi ele que morreu na cruz por mim, foi ele que derramou seu sangue purificando-me dos meus pecados... não venho falar de religião,,, se fosse assim todos...

  • jairo cesas (coracao de maria) - 16/08/2013

    2Reis 18.3-4 3 O rei Ezequias fez o que o Senhor aprova, tal como tinha feito Davi, seu predecessor. 4 Removeu os altares idólatras, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito, pois até aquela época os israelitas lhe queimavam incenso. Era chamada Neustã Obs: A cobra de bronze foi para o inferno; queimada no fogo como esta escrito; IDOLATRAS...

  • Erivaldo (Salvador) - 22/02/2013

    Idolatria pior que PROCISSÃO, é dificil más é.

  • Erivaldo (Salvador) - 18/02/2013

    Os verdadeiros Cristão serão perseguidos ainda, Católicos não são Cristão. São adoradores da santissima trindade; NIMRODE- SEMÍRAMIS- TAMUZ. Desde o A.T. Ezeq. 8;14 TAMUZ é o "deus" adorado. Sei que muitos não querem acreditar, por estarem sendo enganados, isso se explica nesse fanatismo de Chamar maria mãe de DEUS, Rogai por nós. Isso não existe, absurdo, más seja como Deus permite, terão um dia de verem a queda da GRANDE BABILÔNIA, a mãe das prostitutas segundo Apoc. 17;18. Cidade que reina sobre os Reis da ter...

  • Adailton (São José) - 03/02/2013

    "Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a vida eterna."
    Erivaldo, você me lembrou algo: "Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes, porque ...

  • Erivaldo (Salvador) - 02/02/2013

    Cátólicos são IDOLATRAS, não tem como negar isso, praticam PAGANISMO, isso é tão antigo quanto Eze. 8;14-15. Praticam abominações contra DEUS. Adoram MITRA, deus Sol, SEMIRAMIS, TAMUZ, NIMRODE, TODO O TIPO DE CULTURA PAGÃ é praticada. Batisam BEBÊS, isso é ensinamento de JESUS CRISTO? Não, se ajoelham diante de imagens, isso é mandamento de DEUS? Então como podemos dizer algo mais?

  • ad (colatina) - 08/04/2012

    tudo em excesso ou em falta mata. Até água.

  • Adailton (São José) - 08/04/2012

    Medicamentos, em inglês, é "drugs". Isso serve para nos lembrar que a diferença entre o remédio e o veneno (ou droga), por vezes, é a dosagem.

  • ad (colatina) - 08/04/2012

    Marcio, as duas coisas...é a mascote do fórum. Basta ignorar que pára de atrapalhar.

  • Marcio ADV (Serra) - 08/04/2012

    Querida irmã Ana. Não sei se as coisas que escreveu são por maldade ou por ignorância. Espero que seja pelo último. A Sra White quando escreveu a repeito das drogas não estava se referindo à antibióticos, pois o primeiro destes foi criado em 1928, portanto após a morte da Sra White. Para a sra saber o que eram as drogas que eram prescritas pelos médicos da época , entre no link http://hypescience.com/10-inacreditaveis-propagandas-antigas-de-cocaina-e-outras-drogas/ A Sra White tinha uma preocupação que é igual a ...

  • ana (rgt) - 01/04/2012

    Ellen White escreveu : “ O povo precisa que se lhes ensine que as drogas ( medicamentos ) não curam as moléstias..Anos atrás o Senhor me revelou que deveriam ser estabelecidas instituições para tratamento de doentes sem emprego de drogas “ - Veja "Temperança” pg 86 e 87 Será que algum hospital adventista segue à risca o que Ellen White escreveu, que “não devem usar as drogas” (medicamentos)” ? Será que , como escreveu a Sra. Ellen White, que ..“a droga”.. chamada antibiótico ..“não cura as moléstias”.. inf...

  • ad (colatina) - 01/04/2012

    ignorando o comentario de um ex-testemunha de jeová (coitado rs), repetido por uma católica, te digo o seguinte Mario: entendi muito bem seu comentário. Desculpe se não me fiz entender, mas veja que fui bem direto. Conversão para a igreja católica é rebeldia contra a Palavra de Deus. Não sou eu quem está julgando,mas a Bíblia que diz o que é bom e o que não é bom. E bom que vc ore, que vc produza os frutos do Espírito. Mas veja, a mulher que deu umas moedinhas deu mais que os ricos na oferta. Para Deus, não é a aç...

  • ana (rgt) - 30/03/2012

    "Em 1818, Miller calculou uma data para o retorno de Cristo de 1843. O cálculo desta data foi baseado em uma profecia de Daniel 8:14. "Ele me disse, pois: “Até duas mil e trezentas noitinhas [e] manhãs; e [o] lugar santo certamente será levado à sua condição correta". Ao aplicar o princípio de um dia por um ano, este ascendeu a 2300 anos, a contar com o decreto para reconstruir Jerusalém por Artaxerxes da Pérsia em 457 AEC 1. Assim, 2300 anos menos 457 anos levam-nos em 1843. Muito mais tarde, Miller disse, "... Je...

  • ana (rgt) - 30/03/2012

    Desculpem-me a intromissão eu sei que a pergunta não é para mim. Mais eu sei quem fundou a igreja do Ad.Foi um tal de MILLER

  • Mario Sergio (Joinville) - 30/03/2012

    ad(colatina), da mesma forma citada anteriormente, continuo minhas orações a todos e definitivamente, você não entendeu o que escrevi. hummm, vou deixar vocÊ refletir um pouco mais... deixe-me perguntar, quem fundou sua igreja? quem escreveu ou traduziu ou compilou a Bíblia, e exatamente a Bíblia que vc a lê ? quem expandiu ou criou os hospitais para cuidar de doentes, orfanatos, igrejas ou capelas, casas de apoio, e órgãos de defesa, estudos sobre a Palavra, escolas, universidades, métodos cientificos, espaços...

  • ad (colatina) - 29/03/2012

    mario, da mesma forma que bandeira de igreja nao tras salvação, dizer que é cristão também não. Quanto a essa de conversar e sermos ecumenicos, veja o seguinte: o catolicismo prega a mediação de santos. A Bìblia não dá margem para isso mesmo. 100% certeza.Conversar o que sobre isso?? é questão de aceitar ou não...Vc disse bem sobre Jesus: Ele fez várias coisas que eram contra a lei, mas só contra a lei dos judeus, mas nada contra a lei de Deus. Jesus não matou, não furtou, não adulterou e não profanou o sábado.Lemb...

  • Mario Sergio (Joinville) - 29/03/2012

    ad (colatina), estaremos rezando pelo irmão em Cristo, a todos evangelicos. Sou Cristão católico e espero entrar no Reino de Deus por intermédio de Jesus Cristo. Quanto a nós, devemos conversar e sermos Ecumenicos, a bandeira Igreja não tras a salvação meu caro. Lembre-se que Jesus Cristo colheu espigas no sábado e falou com a samaritana e nada disto era possível realizar, outro exemplo os apóstolos sentaram na mesa para refeição sem lavar as mãos, e isto tudo era contra a Lei. Entenda: Livro de Tiago 1,27: "Com...

  • renan LT. (sol) - 27/03/2012

    paz e saúde para todos..E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-m...

  • ana (rgt) - 23/03/2012

    SOU UMA PIADA ,MAIS MESMO ASSIM VC NÃO SOUBE RESPONDER KKKKKKKKKKKKKKKK.PRA QUEM SE DIZ TÃO SÁBIO DEIXOU A DESEJAR. MAIS DEIXA PRA LÁ .

  • ad (colatina) - 23/03/2012

    kkkk ai ana vc é uma piada. Quer dizer que Deus agora depende de anjo?? huahushauha e vc acha que isso justifica idolatria?? Tem nada a ver. Se quiser um intecessor, aceite a Cristo, senão, pode fazer como o rei Saul e outros mais, e procure outros meios, mas não diga que não avisei.

  • V.M. (Gym) - 23/03/2012

    Eu acho que as pessoas devem se preocupar menos com 'o certo é a minha religiao, nao a sua'' e se preocupar mais com o que Deus quer realmente de nos aqui na Terra, ele deixou dez madamentos para entao quem quiser segui-los. O que vejo muito é fanatismo em religiao e estao esquecendo de focar em Deus, em que ele realmente importa ''fazei o bem'', e o que vejo aqui sao intrigas querendo provar quem esta certo ou errado...isso nunca vai ter fim.Conselho : Foque-se mais no que realmente importa.

  • ana (rgt) - 23/03/2012

    Ad ,eu disse como um Deus tão poderoso precisou de um anjo,pq ele mesmo não foi neste caso o proprio Deus precisou de intercessor.

  • ad (colatina) - 23/03/2012

    O Jonathan, é por isso que fico tranquilo quanto a doutrina que sigo. De tudo que vc citou aí, não vejo nada disso onde congrego, logo, fico feliz quando até mesmo vc confirma a verdade na minha fé. Sobre não precisar de igreja, vc está dizendo uma coisa e falando outra. Se entrou no site, não foi por causa de Cristo, mas pelas pessoas que estão aqui. O conjunto de pessoas forma uma igreja. Um conselho: E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras, Não deixando a nossa congregaçã...

  • Jonathan (Santos) - 23/03/2012

    Denominações são divisões e não igrejas: Portanto a unica coisa que elas podem fazer é fomentar e incentivar a idolatria espiritual que é muito pior do que a idolatria a idolos de barro, pau e pedra. Só existe uma Igreja, e certamente as denominações evangélicas nada tem a ver com a Igreja. Tiraram a figura do padre e a substituiram com a figura do pastor. Tiraram os idolos pendurados nas paredes e os colocarm dentro do coração, através dos shows "gospel" dos super star da musica evangélica. Sem fal...

  • Jonathan (Santos) - 23/03/2012

    Eu não preciso de igreja ,pra servir a Cristo. E pelo que eu sei o site é livre pra quem quizer.Não me lembro de ter visto algo que diga que as participações são limitadas.

  • ana (rgt) - 23/03/2012

    E PORQUE DEUS MESMO NÃO FOI FALAR COM A VIRGEM MARIA? PORQUE PRECISOU DE UM ANJO?ESTRANHO NÉ.

  • Paulo Cesar (Taguatinga-DF) - 22/03/2012
  • Paulo Favero (Ponta Grossa - PR) - 22/03/2012

    Sou catolico, não idolotra, voces não me conhecem, portanto não me julgue, não sejam fariseus achando-se melhor do que eu. Esperemos a nossa morte e o julgamento feito pelo único que pode nos julgar. Deixem-me em pazeu viver a minha fé

  • ad (colatina) - 22/03/2012

    correçao JOnathan: existem evangelicos e evangelicos. Na verdade, leila, se vc é catolica vc segue uma doutrina idólatra, e aquelas ceninhas do Valdomiro também são idolatria, independente da sinceridade dos fiéis. Mas JOnathan, o que é religião para vc? Se for sinonimo de igreja, vc está errado. Religião é o que está por trás do nome da igreja e dos preconceitos. São as atitudes e os propósitos de uma doutrina. A Bìblia explica: Tiago 1:26-27. Portanto, JOnathan, se não está procurando uma religião,está procurando...

  • Jonathan (Santos) - 22/03/2012

    pois é. eles idolatram o pastor. ja viu como um evangelico fala do seu pastor? parece que ele é maior que o proprio jesus. e os catolicos idolatram imagens. resumindo as religioes só servem pra pegar o seu dinheiro e separar irmaos, nenhuma delas segue a biblia, nenhuma delas se preocupa em unir os povos. ficam falando mal uma da outra o tempo todo, pq? se Deus diz para amarmos o proximo como se fossem nos mesmos? é por isso q nao procuro religiao, Deus esta dentro de cada um de nos, nao precisamos de intercessores...

  • leilla (pr) - 22/03/2012

    Idolatria pra mim é isso;;;Por que os evangélicos idolatram objetos e estátuas? Exemplo: 1) A Bílblia (a bíblia fica aberta, ou está em um chaveiro, como um verdadeiro amuleto); 2) A Palavra "JESUS" colada nos carros. Idolatram aquelas letras; 3) O Smilinguido (tem até estátua dele); 4) Sal grosso, rosa ungida, a arca da aliança, etc... Valdomiro Santiago, da Igreja Mundial, é tratado como um santo medieval. Basta ver seus programas. As pessoas pegam seu suor em paninhos, tocam nele, etc... é como acontec...

  • CLAUDIO A J (AMP) - 22/03/2012

    LUIZ DA ROSA , veja o que é confusão patrocinada por pessoas como você >``Especificamente, sobre a idolatria assim o Catecismo diz: 2112. O primeiro mandamento condena o politeísmo.´´ ..mais são vocês que acrescentam o politeísmo na religião. 2113. A idolatria não diz respeito apenas aos falsos cultos do paganismo. Continua a ser uma tentação constante para a fé. Ela consiste em divinizar o que não é Deus. Há idolatria desde o momento em que o homem honra e reverencia uma criatura em lugar de Deus,.me prova Lu...

  • ad (colatina) - 22/03/2012

    hoje, coincidentemente, subi a rua e vi umas velas acesas numa cadeira, de frente para rua...fui ver crente que era macumba...era uma santa...acho que fariam uma reza naquela lugar...mas enfim, por mais fé que as pessoas tenham, principalmente as senhorinhas de idade que conheço, que é errado é...cabe a Deus julgar depois o coração.