Queria saber se comer carne é contra a Bíblia?

Pergunta de Daniel , Paracatu
Resposta de Luiz da Rosa, em 01/03/2012


Leia mais sobre Carne

A carne era um alimento comum também no tempo bíblico. E não tem um texto explícito que proíba comer carne. É verdade que algumas carnes são proíbidas, pois consideradas impuras (a carne de porco, por exemplo), mas não é uma questão de princípio, mas sim de regras sanitárias que se tornaram religiosas. Em Lucas 24,42-43 encontramos o próprio Jesus que come carne de peixe: Então, eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado e um favo de mel, E ele comeu na presença deles.

 

Provavelmente o contexto de onde nasce a sua pergunta são as argumentações de alguns grupos de vegetarianos que defendem a própria escolha com passagens bíblicas. A mais evidente é aquela se que encontra em Gênesis 1,29:

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

Diante desse versículo parece que toda a criação original tinha como alimento  somente frutos e sementes. O  mesmo sistema de mantenimento é prescrito para os animais, no versículo seguinte:

E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi (Gênesis 1,30).

 

Continuando a leitura do livro da Gênesis, todavia, encontramos, na história de noé e do dilúvio, uma norma que muda aquela dada na criação:

E abençoou Deus a Noé e a seus filhos e disse-lhes: frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra. E será o vosso temor e o vosso pavor sobre todo animal da terra e sobre toda ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar na vossa mão são entregues. Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado, como a erva verde (Gênesis 9,1-3).

 

Colocando em paralelo os dois textos do Gênesis, não está errado fazer uma leitura que sublinhe como a exploração, através da morte que culmina no comer, seja intimamente ligada ao pecado.

 

Embora não seja vegetariano, condivido a posição dos vegetarianos, o princípio pelo qual não comem carne. Contudo creio que a escolha que fazem não é fundamentada na Bíblia, mas sim no fato que comer carne significa explorar os animais. Com certeza Deus não aprova a exploração dos animais, o mau trato: Deus ama suas obras e cuida de tudo o que criou com estima.

 

Para concluir, deixo como provocação o que escreve Paulo em Romanos 14,2-3:
Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu
 (leia todo o capítulo 14 da Carta aos Romanos).

11398 visitas

59 comentários

Postar um comentário

  • mantosario s (sao paulo) - 29/09/2014

    todos estao sendo enganados pelo inimigo tds as religioes leva a vaidade , ai esta tds querendo justificar a sua ,como se fosse uma disputa , e dessa forma q nao entenderam a correçao quando ela chegar e iram irar-se contra o exercito do senhor ,porque creem cegamente em suas vaidades e religioes ,irmao abra seus coraçoes e prefira o dicernimento mais q a razao , isso apenas isso somos digno de pedir ao senhor ,um grande mal se aproxima e mergulhados em suas vaidades e religioes enganosas iram tds perecer...

  • ad (aracruz) - 22/08/2014

    DBonfim, o mesmo é a questão dos dias. Não está explícito pq os ouvintes sabiam do que se tratava, mas os dias são dias de jejum, por isso a relação com alimentação. Bom, quem convence é o Espírito Santo, então...

  • DBonfim (Jaguarari) - 22/08/2014

    Ad, onde está escrito, naquele texto, que Paulo está falando de carnes oferecidas a ídolos? O senhor não nota que Paulo está acalmando os ânimos numa comunidade que está se dividindo e julgando-se mutuamente por questões de dias e alimento? Nela um acredita que pode comer de tudo, outro acha que não, e chega ao extremo de só comer verduras. Ora, o senhor acha que as oferendas aos deuses eram compostas apenas de carne? Se a questão ali fosse oferendas, Paulo estaria dizendo o seguinte, do que é oferecido aos ídolos,...

  • Erivaldo (Salvador) - 21/08/2014

    Dbonfim que Zorra é essa? " pra te responder eu preciso que voce me responda primeiro? ? " Dbonfim tu é covarde mesmo, uma pessoa inteligente como voce esta se valendo de estratégia de discursos? Amado Dbonfim: E possivel seguir o Salvador sem Religiao? É possivel seguir o Salvador sem pertencer a uma Denominação? E possivel seguir o Salvador sem ser membro de uma Igreja etc.. ? Dbonfim voce quer saber o que? Como eu Busco ao Senhor? Como me aproximo do Senhor? Voce alem de não me respinder ainda vem me indaga...

  • ad (aracruz) - 21/08/2014

    DBonfim, qualquer pessoa que não seja escrava da interpretação alheia percebe que a questão não é comer carne ou não simplesmente, já que coloca como "fraco na fé" o que só come legumes. Isso claramente se refere aqueles que evitam carne por supertição de que foi sacrificada a ídolos. Para mim é claro e procede perfeitamente. O Apocalipse é a mesma coisa...

  • DBonfim (Jaguarari) - 21/08/2014

    Erivaldo, para que eu te responda a contendo, necessito que, sinceramente, tu me respondas antes: o Senhor busca aproximar-se de Deus? Se sim, de que modo o faz?

  • Erivaldo (Salvador) - 21/08/2014

    Dbonfim o que direi sempre que não tem como voce seguir o Salvador se voce fizer parte de uma RELIGIAO. O Adventista segue White e sua Doutrina. Voce Dbonfim se for um Católico segue o Constantino. O Erivaldo da Igreja de Deus seguia o Filipino Eli Soriano. O Outro segue o Eesley Metodista. Outro o Josephe Smith. Dbonfim nao tem como escapar disso. Seguir o Salvador sem Religiao é Possivel?

  • DBonfim (Jaguarari) - 21/08/2014

    Sr. Erivaldo, o que eu disse é exatamente o que o senhor está falando, mas destaquei que esses que criam no Salvador, divergiam acerca de questões que Paulo julga como secundárias, mas que prejudicava o bom relacionamento dos irmãos da comunidade de Roma. Essas, segundo Sha’ul (Paulo), giravam em torno de cardápio alimentar e guarda de dias (algo que, para os adventistas hoje, não é questão secundária, mas de primeira necessidade), o que discordo já que não se vê os escritos do NT tratarem essas mesmas questões co...

  • Erivaldo (Salvador) - 21/08/2014

    Rom.14 esta o Sha'ul falando sobre relacionamentos entre pessoas que Crêem no Salvador. Mas como sempre voces Religiosos pegam todo e qualquer texto e o transforma em Doutrinas das SUAS IGREJAS, quando na verdade são apenas meios de Comportamentos adequados para que segue os ensinamentos do Salvador.

  • DBonfim (Jaguarari) - 21/08/2014

    3. Apesar de o Ad me estimular a ler e reler Rm 14 para identificar essa informação, confesso que não encontrei Paulo falando sobre isso em Rm 14, O que percebi é que todo aquele capítulo é notória referência aos problemas de convivência entre os irmãos de Roma advindos das imposições judaicas aos cristãos de origem gentílica e do desrespeito mutuo entre eles. E é claro que dieta alimentar e fazer diferença entre dias era algo que os de origem judaica alinda atrelados à religião do AT, prezavam muito. Mas Paulo, n...

  • DBonfim (Jaguarari) - 21/08/2014

    2. Como eu já havia comentado, toda vez que um texto é problema para a doutrina adventista, a saída deles é apelar para outro texto, a fim de explicar o primeiro texto pelo segundo, tentando enfraquecer sentido do primeiro, mas sugerindo aos incautos que o sentido daquele texto está em outro, como se fosse razoável forçar a alguém imaginar que Paulo escrevendo aos Romanos, por exemplo, querendo resolver um problema da comunidade de Roma, tratasse daquele problema em outra carta, como aos corinthios, que não era end...

  • DBonfim (Jaguarari) - 21/08/2014

    1. Uma questão: como Ad lançou mais um pressuposto sobre o texto de Rm 14, 2-3 a fim de adequar aquele capítulo à doutrina adventista, dizendo que ali Paulo esta se referindo a alimentos ofertados aos ídolos, não aos tabus alimentares (que eram muito apreciados na religião judaica), diz: “Ridículo Luiz da Rosa, como suposto conhecedor da Bíblia, relacionar dessa forma um texto que trata de carne SACRIFICADAS A ÍDOLOS com um debate sobre comer carne ou não.” Ad, mostra, então, onde nesse capítulo, o senhor vê Paulo ...

  • Erivaldo (Salvador) - 21/08/2014

    Ad te ensinaram: " nosso corpo é o Templo do Espirito do Pai? O Consolador?? "" no texto citado pir voce Ad. Mss o que esta escrito nesse mesmo Cap. dessa frase? 1 Cor. 6:13? Ad voce come carne? Vai cagar no vaso. Voce come legumes otimo, vai cagar tambem. Alimentos servem para o Corpo - corpo-carne. O "" Nosso Corpo Templo do Espirito DO PAI"" não é o corpo Carnal nosso. Talvez voce não entenda porque o que voce aprendeu vem do Sistema de Religioed, mas se voce deixar de fora o que aprendru desses Caes Gul...

  • ad (aracruz) - 21/08/2014

    Ridículo Luiz da Rosa, como suposto conhecedor da Bìblia, relacionar dessa forma um texto que trata de carne sacrificadas a ídolos com um debate sobre comer carne ou não. È cientificamente provado que a dieta vegetariana é a melhor, logo, é isso que Deus quer que façamos. Não estou falando de juízo, mas se consideramos nosso corpo o templo do Espírito Santo, temos que cuidar da melhor forma, e nos alimentarmos da melhor forma, logo, não comendo carne.

  • PAULO ARAUJO (rio de janeiro) - 20/08/2014

    Quero alertar para a explicação que tolhe o texto biblico e leva as pessoas ao erro. O texto apresentado para fundamentar a anulação da lei em Romanos 14,2-3:, não faz referencia ao texto completo e tolhe o raciocinio subvertendo o mesmo. O apóstolo esta dizendo em seu versiculo primeiro, omitido pelo autor do post, que ... QUANTOS AOS DOENTES DA FÉ. Então tudo o que foi publicado não serve para que seja um exemplo a seguir e sim MUITO PELO CONTRÁRIO, já que são caracteristicas dos doentes da fé. Como pode o a...

  • Adailton (São José) - 14/02/2014

    Erivaldo (Salvador), se não aceitas o Novo Testamento, podes tranquilamente seguir o Primeiro Testamento, dado aos judeus, pois a Primeira Aliança não foi revogada!

    Mas eu, Jaime Dias (Curitiba Pr.) e os demais cristãos escolhemos seguir a Jesus Cristo (por isso somos chamados cristãos, 'χριστου'=Cristo)

  • Erivaldo (Salvador) - 14/02/2014

    JAIME DIAS, eu ja nao te ensinei que; nao existe isso que voce colocou; veja " e SIM CONTRA A BIBLIA DO ANT.TEST. " nao existe isso de "BIBLIA do ANTIGO TESTAMENTO", vou te explicar mais uma vez= "biblia foi uns SAFADOS QUE NOS impuseram, nao tem nenhuma RELAÇAO com o CRIADOR, o CRIADOR MANDOU ALGUEM ACRESCENTAR OU TIRAR ALGUMA PALAVRA DO QUE CHAMAMOS DE " ESCRITURAS "- JAIME " AQUELE QUE CRER segundo AS ESCRITURAS " QUAIS ESCRITURAS? a da "BIBLIA" VULGATA e outras? nao foi isso que o SHA'UL disse- Rom.16;26? ESCRI...

  • Paulo O Mesquita (Londrina) - 14/02/2014

    Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que o contamina. - Mateus 15:11 Respondeu-lhes ele: Assim também vós estais sem entender? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e é lançado fora? Assim declarou puros todos os alimentos. E prosseguiu: O que sai do homem , isso é que o contamina.- Marcos 7:18-20

  • abner arcenio (Barretos) - 14/02/2014

    Caro irmão Jaime a palavra de atos 10-15 ela respondida no capitulo 10-28,46 é a respeito dos homens e não dos animais é em relação ao evangelho ser pregado aos gentios estude a biblia

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 30/01/2014

    É SIM CONTRA A BÍBLIA DO A.T: No período de sua vigência do Sinai até João Batista (Luc. 16:16), era proibido terminantemente ao povo de Deus (os Hebreus), de comer animais impuros, tais como: O camelo, o coelho, a lebre, o porco (Lev. 11).===NÃO MAIS SEGUNDO A BÍBLIA, DO N.T. diante do Evangelho ETERNO de Nosso Senhor Jesus Cristo, O PRÓPRIO JESUS AUTORIZOU a Pedro e a todos os que nele crêem, “NÃO MAIS FAZER COMUM E IMUNDO O QUE DEUS PURIFICOU. ===(Atos 10:11 - “E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se ...

  • Renato (Rio) - 30/01/2014

    Se o exemplo de Jesus serve para alguma coisa, então não coma carne de porco: Jesus, sendo o judeu que era, não comia carne de porco.

  • espirita (bom conselho) - 30/01/2014

    Conhecendo as palavras bíblicas Salmo Cp.90 cv. 02 (Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus). Mateus cp.04 vc. 04 (Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus). Gêneses cp.02 vc. 08 (E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado). Jeremias cp29 vc. 05 (E...

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 11/01/2014

    Para reflexão: o metabolismo humano, criado por Deus, baseado na bioquímica do carbono que formam as proteínas, tem a hemoglobina como o pigmento responsável pelo transporte do oxigenio e gás carbonico na corrente sanguinea. A hemoglobina é formada por 4 cadeias de carbono chamadas globina unidas por um anel que tem por atomo central o ferro. A melhor fonte de ferro na forma ferrosa (nox +2) que é a melhor absorvida pelo organismo humano. Sendo assim os veganos, vegetarianos estritos que não comem nada vindo de ani...

  • Lúcia (Fortaleza) - 10/01/2014

    Isso sem contar a sujeira: imagina você chegar no mar e se bater com 2000 mil porcos mortos, boiando! Tudo porque o cara não conseguiu bolar um método mais prático para mandar o demônio "Legião" para o quinto dos infernos. Pobres porcos!

  • Lívio (Campinas) - 10/01/2014

    Mas Giovani, e aquela bicharada que o Criador assassinou com o dilúvio? E os 2000 porcos que o Jesus assassinou para realizar aquele exorcismo? Eles não tinham outras alternativas; precisava mesmo assassinar os bichos?

  • Giovani Freitas (Papagaios) - 10/01/2014

    Matar um ser, que também é obra da criação, não se justifica quando podemos viver sem derramar sangue. Continuem comendo, livre arbítrio é para isso, assim como escravizavam os escravos alegando que não tinham almas. O ser humano tá longe da perfeição, criados com uma estrutura puramente vegetariana (comparem cientificamente sua estrutura com os demais animais e verão) se julgam donos da inteligência e senhores das vidas deles e dos demais animais, passam a viver como cemitérios ambulantes, carregando cadáveres de ...

  • Antonio Mello (Londrina) - 23/11/2013

    Será que Daniel, Ananias, Mizael e Azarias eram DEBIL NA FÉ? Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber. Daniel 1:12...E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei. Daniel 1:15.....E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o se...

  • Erivaldo (Salvador) - 23/11/2013

    Meus ilustres sabios, PRIMEIRO-debates sobre comidas? Alimentos, SE SABEMOS QUE O salvador DIZ O QUE CONTAMINA E O QUE SAI? agora porque discutir? Eu nao como carne de porco porque nao acho boa, so isso, nao tem nenhum misterio nisso, o resto e idiotice, bobagens, cada um faz e come o que quer, qual o problema nisso?

  • DBonfim (Jaguarari) - 23/11/2013

    2. Se alguém de fé esclarecida opta por não consumir certos alimentos, certamente não o fará vislumbrando manter o status de pureza. E quem julga que a alimentação pode ser causa de impureza é mais judeu do que cristão, porque para o cristianismo, a pureza e a impureza espiritual não têm nada a ver com o cardápio alimentar. E se opinião contrária prosperou nos tempos de Paulo, nas comunidades cristãs, isso não se deu por influência dele, mas de judeus convertidos ao cristianismo, que ai...

  • DBonfim (Jaguarari) - 23/11/2013

    1. Sr. Antonio, é claro que a fortaleza ou fraqueza de fé não advém do consumo ou abstinência de carne ou legume. Assim, é evidente que Paulo não atribui a debilidade de fé ao consumo apenas de verduras. Entretanto, o senhor parece ignorar a razão daquela declaração, porque enquanto alguns segmentos religiosos tratam o cardápio vegetariano praticamente em nível de doutrina, mas alegam questões sanitárias para não se consumir alguns tipos de carnes, o que realmente interessa a Paulo e lhe ...

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 23/11/2013

    O comentário do Antonio Mello é realmente muito bem equilibrado, mas me deixa sem opinião formada. Nosso organismo foi feito por Deus e a hemoglobina, pigmento vermelho do sangue responsável pelo transporte dos gases sanguineos, é uma molécula formada por 4 cadeias de proteina (globina) unidas em um átomo de ferro. A principal fonte de ferro são as carnes. O ferro existente nos vegetais está na forma férrica (número de oxidação +3) que além de pouca, é mal absorvida a nível intestinal. Os vegetarianos estritos, cha...

  • Antonio Mello (Londrina) - 22/11/2013

    Comer não é só uma questão de matar a fome. A decisão sobre que comida colocar no prato tem implicações econômicas, ambientais, éticas, culturais, fisiológicas, filosóficas, históricas, religiosas...Quanto ao aspecto FISIOLOGICO E RELIGIOSO, tenho firme convicção que os vegetarianos tem uma afinidade maior com a PALAVRA DE DEUS. """ Gên. 1:29: “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda árvore, em que há fruto de árvore, que dá semente, ser-vos-á pa...

  • DBonfim (Jaguarari) - 22/11/2013

    3. Logo no começo da carta, Paulo lembra que há diferenças que devem ser respeitadas: “um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes” (Rm 14,2). Porém, certo de que essas regras de pureza e impureza são, para o cristianismo, insignificantes, trata esse pudor como fraqueza de fé (não fraqueza financeira, como sugere Joyara): “quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, ...

  • DBonfim (Jaguarari) - 22/11/2013

    2. Assim, como a igreja não era formada só por judeus, ou só por pagãos, a dica de Paulo é que cada um respeite a cultura do outro, e não faça do Reino de Deus uma discussão de comida ou bebida (Rm 14,17). E se um cristão de origem gentílica, educado numa outra cultura, não tinha esse pudor alimentar, que pelo menos respeitasse os que o tinham. Mesmo Paulo estando certo de que essa preocupação com pureza e impureza de certos alimentos advinha de uma debilidade da fé (Rm 14,1), orienta aos vindos...

  • DBonfim (Jaguarari) - 22/11/2013

    1. Nota-se esforço impressionante para conciliação do credo particular de alguns ao que o texto bíblico realmente diz. O leitor que deseja primeiro entender o texto, não leva a ele pressupostos do tipo: acredito que não se pode comer isso aquilo, então, Paulo tem que estar dizendo isso. Há um versículo chave nesse capitulo que diz: “o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14,17). Paulo diz isso, certamente porque alguns daquela comunidade con...

  • Joyara Souza (Seabra) - 21/11/2013

    E Deus todo esse tempo vinha apenas falando para continuar comendo ervas. Quem interpretou que Noé era pra comer os bichos, fez errado. Ele só tava ali pradividir os alimentos com os animais e não comer eles.

  • Joyara Souza (Seabra) - 21/11/2013

    Esse último trecho de Romanos aí não tem nada a ver com o assunto.Na verdade o trecho diz que o fraco também tem que ser acolhido na fé. Que se um tem fartura não desprezar quem não tem, e quem não tem não julgar o que o outro come ou deixa de comer. Porque Deus o acolherá mesmo assim. Ou seja tanto o rico quanto o pobre. Nada a ver com carnívoros e vegetariano. Por isso que o povo é do jeito que é com religião. Ficam olhando por observações alheias e não buscam verdade por si só.

  • Stefanie (fortaleza) - 01/08/2013

    Olá, gostaria de saber qual a sua Igreja (denominação). Obrigada!!

  • vera (SAO PAULO) - 01/08/2013

    Esse Deus bíblico que permite aos homens comerem carne, com certeza, não é o meu Deus;

  • Tude (Novo Hamburgo) - 29/07/2013

    Reconheço que algumas pessoas, se agarram a textos bíblicos (muitas vezes fora do contexto) para justificar seu vegetarianismo.. porém, tenho observado um número infinitamente maior de pessoas APROVEITANDO-SE da palavra de Deus para continuarem quentinhas em sua zona de conforto. É provável que Deus não tenha nos proibido de comer carne, entretanto, também não nos obrigou a fazê-lo, nos dando inúmeras outras alternativas, e sendo assim, não estaríamos sendo desobedientes se, por compaixão, evitássemos tanto sofrim...

  • Helena (São Paulo) - 29/04/2013

    É verdade, Ana. Deus disse que TUDO servirá de mantimento! Não sei porque as pessoas ainda inventam dúvidas sobre esse assunto.

  • Ana (Rio) - 27/04/2013

    É, meus amigos, em Gn 9,Deus foi claro ao destinar os animais (todos) como mantimento dos homens! Se, em alguma outra parte da Bíblia diz que esse ou aquele animal não pode servir de alimento, então temos uma contradição.

  • Nina (Ipatinga) - 26/04/2013

    Ora, "Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde ..." Que mais há para discutir sobre isso?!

  • Nando (Natal) - 26/04/2013

    Como Deus disse: "Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado" (Gênesis 9:3), então aqueles que não comem carne acham que Deus tava a fim de lenhar com os homens quando lhes deu os animais por alimento?

  • Freire (Rio Branco) - 26/04/2013

    Quer dizer, então, que se não comermos carne votaremos a viver os 900 anos? interessante a tese do ad!

  • ad (aracruz) - 26/04/2013

    Bom, os que viviam antes do dilúvio viviam 900 anos e a Bìblia não diz que comiam carne...em especial Adão e Eva, que viviam no paraíso, perfeito, e só há vestígio de comerem frutos.

  • Bel (Brasília) - 26/04/2013

    E disse Deus: Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado. Gênesis 9:3...Precisa mais?

  • Bel (Brasília) - 26/04/2013

    Milagres não acontecem à toda hora. Então, vamos lá, mostrar mais uma do autointitulado apóstolo Paulo. Desta vez o cara \"foi mais real que o rei\" : \"´... é bom não beber vinho...\"Jesus não sabia disso! Jesus não só fabricava o \"bom vinho\" como o oferecia aos seus apóstolos (os verdadeiros, não a Paulo). Antecipando a ladainha: com base em evidência alguma, vão dizer que o \"bom vinho\", aprovado pelo mestre-sala nas bodas de Caná, era... suco, tipo Superbom!

  • Antonio de Mello (Londrina) - 26/04/2013

    E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. Gênesis 1:29...Precisa mais?

  • ad (aracruz) - 25/04/2013

    sem querer, a bel disse uma coisa boa. Isso que é um milagre!

  • Bel (Brasília) - 25/04/2013

    Vejamos a opinião do autointitulado apóstolo Paulo, em Romanos 14:21 "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça." Logo, quem leva as opiniões do Paulo à sério não devem como carne!

  • Erivaldo (Salvador) - 18/03/2013

    Não devemos esquecer que pela lei de Moises não somos justificados, é Pela LEI de CRISTTO que nós justificamos, É no cumprimento da sua LEI, então não é a BIBLIA e sim CRISTO que nos dirá assim como falou aos Apostolos. E tudo isso que comento ESTÁ ESCRITO e não ha nescessidade que eu mostre.

  • Erivaldo (Salvador) - 18/03/2013

    Presta atenção; Tudo o que entra pela boca, desce para o VENTRE e é lançado fora? No vaso sanitário, ou seja de nada Espiritualmente falando tem proveito? Não contamina. Paulo diz os GENTIS devem se abster-se. Chega de tantas regras sobre regras, preceitos sobre preceitos. Devemos colocar na mente que somos cristãos, então devemos sempre perguntar a QUEM?

  • eduardo (pindamonhangaba) - 18/03/2013

    a maxima de todas " nao mataras" isso se estende aos animais ,se alimentar do sofrimento do nossos irmaos ( os animais ) e errado ,eles sentem dor fome frio e medo,ja esta provado que nos nao prescisamos disso pra viver ,agora parar de comer carne é pra poucos a maioria não tem inteligencia e coragem para isso.

  • Júnior (Blumenau-SC) - 22/08/2012

    @ad, explicando o último versículo citado pelo Luiz.. o termo "fraco" aqui não diz respeito a coragem de ser diferente ou de enfrentar diferenças... pois pra ser vegan exige coragem, eu admito isso... só pra te situar, na época em que Paulo escreveu isso existiam muitas divergências entre o povo sobre o que era correto comer, o que acontece era que muitos diziam que comer legumes era o correto e tentavam impor isso aos outros criticando-os por serem impuros, mas a Bíblia (como te mostrei antes) não comanda nem uma ...

  • Denis Willian (Jacareí-SP) - 04/03/2012

    Respeito seu texto luiz, mas não concordo.. Jesus quando comeu peixes se você prestar atenção o que pode comer é peixe SEM ESCAMA, peixe COM ESCAMA NÃO ! Então isso que você disse sobre Jesus comer peixes não tem nada a ver. E depois do dilúvio não havia nada nem plantas nem alimentos, somente os animais que estavam dentro da arca, por isso Jesus libera a carne, mas a carne de porco SEMPRE Jesus disse que faz mal, e isso é comprovado até pela ciência. E sobre essa provocação eu concordo com ad. E digo mais, você...

  • Marcos Morales (Taquara-RS) - 01/03/2012

    Comer carne certamente não é contra a Bíblia, mas INDISCUTIVELMENTE o vegetarianismo é, de longe, a forma mais saudável como regra de alimentação, basta analizarmos o tempo de vida do antediluvianos, quando o povo de Deus não se alimentava de carne e viviam mais de 900 anos, e após a permição de Deus para o consumo de alguns tipos de animais, além de que a medicina de hoje comprova que o estilo de vida vegetariano é muito mais saudável, para a mente e para o corpo, sem falar-mos sobre as questões de meio ambiente e...

  • Adailton (São José) - 01/03/2012

    Luiz, muito boa a respota, mas se é para 'provocar', penso que nem vegetariano nem carnívoro, seremos 'ouvintes': Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mateus 4:4), ou seja, será a Palavra que nos sustentará! mas, como 'a Palavra se fez carne e habitou entre nós', é o próprio Cristo que nios sustenta. Paz e Bem.

  • ad (colatina) - 01/03/2012

    provocação mesmo, porque o texto não tem nada a ver com o assunto, e vc como estudioso da Bìblia tanto sabe disso que coloca como provocação...mas...paciencia né...tanto é mentira que a dieta vegetariana é melhor que, em Daniel, vemos que este era mais formoso que os da Babilonia, pois não quis se contaminar com as iguarias do Rei (provavelmente comidas exoticas, animais diferentes e outras coisas que Deus proibiu o consumo, em Levíticos 11), e por se abster disso, Daniel superou todos os outros comendo verduras e ...