Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Por que as igrejas continuam cobrando dízimo como no tempo da Lei, visto que Paulo (Atos 15) foi crítico em relação a ela?

Pergunta de Adilson, São Paulo
Resposta de Luiz da Rosa, em 30/07/2011


Leia mais sobre Dízimo

O dízimo provoca muita discussão aqui no site. Acredito que a principal razão é o mau uso que se faz dele, algumas vezes. Todavia é importante sublinhar que nossas igrejas sobrevivem graças à contribuição dos fiéis, visto que na maioria das vezes elas não tem uma fonte de renda alternativa. Onde há dinheiro comum é necessária a máxima transparência e colegialidade, caso contrário existirão sempre aqueles que se sentem tentados e cometem abusos.

 

Depois dessa introdução 'humana', vamos ver a questão numa ótica biblica. Como dito já nesse site, o dízimo é uma instituíção do Antigo Testamento, regulamentado sobretudo segundo Levíticos 27. Jesus, sendo filho do seu tempo, viveu num ambiente onde o dízimo era normalmente pagado. Além do Antigo Testamento, textos importantes do Novo Testamento são: Mateus 23,23, Lucas 18,10-12 e Hebreus 7,5. A questão do dízimo para a comunidade nascente, que era de origem hebraica, não existia. De fato, para eles era natural pagá-lo. Provavelmente também Jesus, na sua família, aprendeu a seguir essa práxis. Com os gentios, que não vinham da comunidade hebraica, o problema começou a aparecer. Mas prestemos atenção, pois também Paulo, apóstolos dos gentios, pede aos cristãos que sejam solidários com os irmãos de Jerusalém, promovendo uma coleta (2Coríntios 8 e 9).

 

A origem do dízimo, no Antigo Testamento, se encontra no fato que a tribo de Levi, os levitas, não teve nenhuma herança; era um povo sem terra, sem condições de ganhar a própria vida. Por isso se ordena aos demais membros do povo que contribuam com a sua sobrevivência. Com isso sublinhamos que o dízimo, na sua origem, não é destinado aos sacerdotes, mas tem como intenção sanar uma disigualdade social: compensar a falta de propriedade que atingia os levitas. Os sacerdotes, invés, sobreviviam com os sacrifícios que o povo oferecia, que eram diferentes do dízimo. Frizamos, contudo, que existe uma grande confusão neste campo, pois, graças sobretudo ao livro de Números, os sacerdotes, descentendes de Aarão, são considerados Levitas. Porém, se lermos Ezequiel, por exemplo, existe uma nítida diferença entre sacerdotes e levitas. E depois, a confusão aumentou porque o dízimo era entregue no Templo e portanto, parece, que era controlado pelos sacerdotes. De qualquer forma o fato que a Lei obrigue que, a cada 3 anos, o dízimo não seja levado ao templo, mas pessoalmente aos levitas e pobres, ressalta a índole do dízimo.

 

Seria importante para nós cristãos lermos bem o texto de 2Coríntios 8-9, de Paulo, que você menciona na pergunta (a menção que você faz a Atos 15 não se refere ao dízimo mas à circuncisão, um dos aspectos fundamentais do judaísmo). Paulo em 2 Coríntios praticamente organiza uma coleta, que, julgo, recupera magistralmente o sentido do dízimo. A situação é a seguinte:

Na comunidade cristã de Jerusalém há pobres que passam por dificuldades. Por isso o apóstolos dos gentios promove uma coleta junto aos cristãos de Corinto que ajude materialmente esses cristãos, que ele chama de "santos". Para motivá-los, com seu método retórico, Paulo, primeiro de tudo, descreve o exemplo de generosidade dado pela Igreja de Macedônia: uma comunidade pobre que deu mais do que podia para ser solidária com os cristãos de Jerusalém. Em seguida elenca os motivos pelos quais os cristãos de Corinto deveriam ser solidários com aqueles de Jerusalém: a generosidade de Cristo, que por nós se fez pobre; a necessidade que haja igualdade entre as comunidades ("o que para vós sobeja suprirá a carência"). Diante da eventual generosidade Paulo anuncia as bênçãos divinas.

 

O texto de Paulo não tem a ver diretamente com o dízimo, mas acredito que esse deveria ser o elemento básico que norteia eventuais campanhas e uso de fundos comuns. Não deve existir obrigação e o "alívio dos outros não pode ser para nós causa de aflição" (2Coríntios 8,13). É preciso ser solidário. O dízimo, a ajuda à igreja, não é, sobretudo hoje, o único modo de praticar tal empenho. Pode ser um deles. No período do Antigo Testamento não existia o estado, que se preocupava das questões sociais. Hoje, em muitos lugares, essa tarefa não é mais missão da igreja. Os fiéis devem garantir, com generosidade, sem dúvida, o funcionamento físico da assembleia, mas isso não pode absolutamente levar o cristão a influenciar economicamente sua vida, aquela de sua família.

 

Por fim, recordamos que o dízimo (ou centésimo), que deve ser corretamente usado pelas igrejas, pode ser uma excelente oportunidade para praticar o desapego e o reconhecimento que aquilo que temos foi dado como dom por Deus.

17986 visitas

259 comentários

Postar um comentário

  • Geraldo (Curitiba- Paraná) - 22/11/2014

    João Justo Nm Dizimos e nem Ofertas. Tudo que se faz nessas Igrejas Do Impostor Jesus é Invenção do Homem, más não desses de Hoje e sim daqueles do Passado que começaram esse Modelo de Organização de Templos Religiosos. Todos são apenas pessoas que seguem os do passado e são Vitimas da DESINFORMAÇÃO e de seus CORAÇÕES GANANCIOSOS.

  • JOAO JUSTO JUSTO (Rio de janeiro) - 22/11/2014

    fugiu a dura verdade sobre os dízimos , eles foram abolidos no novo testamento; ofertas sim. Paulo coletou em forma de oferta e não como dízimo.Dízimo é lei , leia Gálatas, não há dúvidas sobre o tema . O homem busca o domínio através da imposição do medo . Pura covardia .

  • JOAO JUSTO JUSTO (Rio de janeiro) - 22/11/2014

    fugiu a dura verdade sobre os dízimos , eles foram abolidos no novo testamento; ofertas sim. Paulo coletou em forma de oferta e não como dízimo.Dízimo é lei , leia Gálatas, não há dúvidas sobre o tema . O homem busca o domínio através da imposição do medo . Pura covardia .

  • Erivaldo (Salvador) - 15/11/2014

    Sebastião voce deveria se Converter a uma Pessoa e não a uma Organização Religiosa. É no Salvador que voce deveria ter-se CONVERTIDO. EVANGELICO ou CATOLICOS são partes integrantes de Organização Religiosa. Caia fora disso pois o Salvador esta dentro de Você mesmo. Porque você tem de ir a outro lugar?????

  • Erivaldo (Salvador) - 15/11/2014

    Sabemos que Igrejas não é Templo. IGREJAS Evangélicas ou Católicas? ? Aqui se referimos a Templos Religiosos e é ou Organizações Religiosas. Sebastião defende igrejas Evangélicas ou seja; o Bastião vai defender Doutrinas e Organização Religiosas na Liderança de um Homem chamado de Pastor mas eu pergunto a esse camarada assim; Quem foi que dru a Autorização para alguém ser Pastor de Pessoas? ? Sebastião mostre a autorização assinada pelo Salvador? ?????? Kkkkkkkkkk bando de otarios servindo a Ladrões.

  • Erivaldo (Salvador) - 15/11/2014

    Mas esse Negócio de chamar Templos Religiosos de Igrejas começa com o Constantino e até o Luís Rosa chama templos de "" Nossas Igrejas "" más Igrejas não são as pessoas?? O Luis diz então ( nossas pessoas)????? Não ele fala aqui no texto bem claro ( nossas Igrejas). Consequentemente o Luis está se referindo a um Templo, local e Organização Religiosa. -- más isso é que é Igreja???

  • Erivaldo (Salvador) - 15/11/2014

    Sebastião onde está escrito que temos que dar dinheiro na Igreja " com amor e alegria"" ?? Que texto está escrito isto? ???

  • Erivaldo (Salvador) - 15/11/2014

    Realmente há pessoas boas como esse Sebastião. Trabalha, estuda na Faculdade a noite, e ainda tem disposição de ir ao Templo Religioso crendo que foi dessa forma que o Salvador mandou que fosse feita. O cara deve ser um Otario Imbecibilizado pela Religião. Mas uma boa Alma e o Criador certamente tem Misericórdia desses Zé Mane. Mas ele *Sebastião deve saber que naquele Grande Diavai ser assim como o Salvador diz em Mat. 25:31 -40 e o Sebastião não vai convencer o Salvador porque esse Bastião não é mais nenhum...

  • Erivaldo (Salvador) - 14/11/2014

    Sebastião há 30 anos você estuda qual Biblia? Porque pelo que você comenta aqui é um monte de Bobagens. Primeiro você nem sabe o diz sobre essa Bíblia, te pergunto que Biblia você estuda e você tão Burrinho que não compreende que temos várias Bíblias e várias versões e vários tradutores. Eu gosto um pouco da Judaica. Por acaso você estudou a Biblia do David H. Stern??? Ela é uma das que na minha fraca condição intelctual ( não sou teologo não sei outros idiomas e sou semi-analfabeto). Você estudou 30 anos e ...

  • Erivaldo (Curitiba- Paraná) - 14/11/2014

    Sebstião "" na minha IGREJA "" ?? voce agora tem alguma IGREJA?? Más IGREJAS não são as pessoas?? Vocendo cara voce e colocou que "" na minha Igreja ""?? Tá VENDO CARA? A sua MENTE foi IMBECIBILIZADA pelo SISTEMA de RELIGIÕES. Até Igreja voce já tem. Igrejas são as pessoas e isso não depende de um Homen CAGÃO para dizer que "" MINHA IGREJA "" Nós somos essa Igreja e onde estivermos somos Igrejas, na minha casa eu sou Igreja, no meu trabalho eu não deixo de ser uma IGREJA. Não preciso ir a nenhum TEMPLO RE...

  • Sebastião da Silva Matos (São Paulo) - 14/11/2014

    Erivaldo, você tem problemas com pastores e eu não posso te ajudar com isso, qualquer argumento meu não vai servir Estudo a biblia há mais de de 30 anos, e não vou ficar discutindo com você Na minha igreja todo ano é prestado conta para a comunidade e qualquer membro pode averiguar as contas, então chega, eu não ganho nada com isso, eu minha esposa trabalhamos em uma empresa ainda faço faculdade a noite

  • Erivaldo (Curitiba- Paraná) - 14/11/2014

    Sebastião da Silva- BASTIÃO porque voce é chamado de EVANGELICO?? Dar dinheiro para LADRÃO PASTOR é ser EVANGELICO?? o SALVADOR e não o JESUS que voce aprendeu desses SAFADOS PASTORES, NUNCA MANDOU ENTREGAR DINHEIRO NENHUM NA IGREJA e porque?? Que Igreja já existia naquela EPOCA? Hoje há IGREJAS fundadas por Homens Ladrões CÃES GULOSOS. qual o Nome da Igreja do SALVADOR?? Não tem, e daí?? Voce está MENTINDO cara?? um JOVEM quer seguir o MESSIAS e o que o Messias diz a ELE ( jovem)? DAR A RIQUEZA TODA DELE ...

  • Sebastião da Silva Matos (São Paulo) - 14/11/2014

    Sr. Clementino, o Senhor Jesus nunca disse que não era para dar o dizimo, agora em relação ao sábado, Ele falou quando os seus Apóstolos colheram espigas Os Apóstolos embora fala que não estamos mais na Lei, em nenhuma parte da bíblia disse que é antibiblico, mas sempre fala que é para dar com amor, com alegria referindo as ofertas, se as pessoas usam para enriquecer aí é outra coisa, caso de policia Quando esse Erivaldo se converter, ele muda rsrs Obrigado pela palavra

  • CLEMENTINO JANUARIO (UMUARAMA) - 14/11/2014

    Este Erivaldo (CURITIBA / PARANÁ) Sera que o mesmo Erivaldo da Bahia. Se é este é bruto mesmo Sebastião, ele não sabe debater, ele só sabe impor, e não é por ai. Viste Erivaldo debata não imponha pois acabamos entendendo neste debate, que nem o Sebastião tem razão e nem você. Um por que quer fazer nos entender que a palavra esta errada e não ele. E você porque falas do que esta na palavra mais de um modo contrario aos moldes de um cristão, modere o tom, se dirija de modo educado, e seu ponto de vista sera com certe...

  • Sebastião da Silva Matos (São Paulo) - 14/11/2014

    Sr. Erivaldo por ter pessoas como você que as vezes tenho vergonha de ser chamado evangélico Seu comentário é uma vergonha, suas palavras grosseiras, imagino conviver com uma pessoa igual você, deve ser muito triste, com esse sentimento maligno de dó de pessoas me parece Judas escariotes quando a mulher lava os pés de Jesus com um perfume caro, e Judas manda vender e dar e dar aos pobres, esse é o seu pensamento maligno , parece ser uma pessoas boa preocupado com as outras pessoas, mas no fundo é um sentimento apa...

  • Sebastião da Silva Matos (São Paulo) - 14/11/2014

    Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: "Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Mateus 23:1-3 Sem defender nenhum pastor que rouba o dizimo: Jesus sabia que o Fariseus e Saduceus roubavam, faziam do Templo um comercio, eles eram ricos E Jesus manda obedecer, e fazer tudo o que eles disserem E agora???? Obedeçamos ou não ( e na Obediência tinha o di...

  • Erivaldo (Curitiba- Paraná) - 13/11/2014

    SEBASTIÃO - DIZIMO é dado nos PROSTÍBULOS RELIGIOSOS aos QUAIS voce chama de IGREJA. Pessoas que dão DINHEIRO aos LADRÕES PASTORES estão participando do ROUBO da mesma forma do LADRÕES GULOSOS. Vão para o mesmo lugar que eles VÃO- ABISMO.

  • Erivaldo (Curitiba- Paraná) - 13/11/2014

    Sebastião o DIZIO é dado por pessoas IDIOTAS como voce eu amado. VOCE TEM QUE DAR É AO proximo - seu RETARDADO RELIGIOSO. Mat.25;31 a 40 é isso somente seu ABESTALHADO.

  • Erivaldo (Curitiba- Paraná) - 13/11/2014

    O Vinicius parece que somente ele possue o Exemplar da BIBLIA. O Cara copia u texto para explicar alguma coisa. Cara eu tambem tenho Biblia, não precisa voce COPIAR TEXTO, coloca só a REFERENCIA e pronto.

  • VINICIUS BONILHA (UMUARAMA) - 13/11/2014

    ORIGENS DO DÍZIMO E A JUSTIÇA DE CRISTO Dízimo é um preceito da LEI de Moisés (Números 18:24). Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão. Embora Abraão tenha DIZIMADO antes da LEI, no lugar do número dos sacerdotes, os quais se encontravam nos seus lombos (Hebreus 7:9-10). E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos. Po...

  • Sebastião da Silva Matos (São Paulo) - 12/11/2014

    O dizimo não é dado por obrigação, mas por compreensão das Escrituras Sagradas como um todo, se for ler só partes as pessoas provam qualquer coisa Precisa entender que o antigo testamento é arvore e o novo testamento, Jesus refere-se ao antigos dezenas de vezes Tem 3 momentos importantes antes da Lei com Abraão, na Lei ,e depois da Lei com Jesus e os apóstolos Por exemplo na Lei está escrito não matar e com Jesus: Se você odiar alguém já pecou Adultério na lei é pecado, com Jesus se eu olhar para uma mulh...

  • ad (aracruz) - 12/11/2014

    o dízimo é anterior a qualquer lei que possam se referir. Paulo nunca foi crítico ao dízimo.

  • Jaíne (Martinho Campos) - 12/11/2014

    As igrejas não cobram dizímos, aquela antiga epoca o que se era cobrado eram impostos.... pois, dízimo é você quem decide dar ou não. A devolução do dízimo é você devolver uma parte do que você recebeu graças a Deus, você o devolve por gratidão e não como uma obrigação, até mesmo porque, se fosse como obrigação, não seria abençoado, pois abençoado é aquilo que vem do coração de cada um!!

  • Sebastião da Silva Matos (São Paulo) - 12/11/2014

    Falar que as igrejas evangélicas caminha no escuro é uma arrogância sem tamanho, quem é você para falar das Igrejas evangélica?, lava a sua boca para falar dos evangelicos. Tem pastores que enganam, e os padres??? a Pedofilia?????E as idolatrias,??? E os ídolos de pau e de pedra que tem bocas mas não falam, e os cultos aos mortos e etc Se tem uma igreja que procura obedecer a palavra de Deus , essa é a evangelica, tem muito joio, tem muitos enganadores, sabe por que??? São homens imperfeitos então sempre vai te...

  • CESAR ALONSO CARRERA (UMUARAMA) - 30/10/2014

    Há muitos equívocos no meio evangélico. Pode-se dizer que a igreja evangélica caminha no escuro, com um ponto de luz aqui e outro ali. Quanto a participar das ofertas para as despesas da igreja, ou para atender os pobres, que cada irmão faça segundo a liberdade do seu coração. Essa é a única oferta que agrada a Deus, porque é fruto do amor e da liberdade da nossa consciência. A respeito do Livro de Malaquias, todo o terror lançados pelos "pastores" acontece por causa da ignorância do nosso Povo. Lendo Malaquias...

  • CESAR ALONSO CARRERA (UMUARAMA) - 27/10/2014

    OS 3 PASSOS PARA DESMISTIFICAR O DÍZIMO Todo CRISTÃO deve saber que deve fazer o que a BÍBLIA manda, e deixar de fazer o que ela proíbe. Se não sabe, pelo menos deveria saber que a BÍBLIA e somente a BÍBLIA é a nossa regra de FÉ e pratica. Sendo assim, vejamos: 1-A bíblia manda entregar o dízimo? Sim, segundo Malaquias 3:10, ela manda que os dízimos sejam entregues na Casa do Tesouro. 2-Onde é a Casa do Tesouro? No contexto de Malaquias, Casa do Tesouro era um local específico no templo de Jerusalém, onde ...

  • PAULO ROBERTO (Eunápolis) - 24/10/2014

    A verdade é simples... Falando de JESUS: JESUS Cumpriu toda a lei do Pai por nós, dando o dizimo, obedecendo o sábado etc.etc... Ele fez isso para que a lei do pai fosse cumprida aqui na terra..Depois que subiu aos céus, Veio se o Novo Acordo, a Nova Aliança que DEUS prometeu...mas só depois que jesus subiu...E todos que iam se convertendo traziam seus bens e dividiam etc.etc...foram formando igrejas reuniões então ser cristão é ser simples e compartilhar.. ai já não estamos debaixo de regras e leis porque o Novo ...

  • Marcio Ferreira (Sao Paulo) - 21/10/2014

    Da a Cesar o que e de Cesar e a Deus o que e de Deus...

  • murilo (itapetininga) - 01/10/2014

    na verdade paulo disse que vc era pobre ,vc nao tinha direito a salvaçao,vc era escravo do pecado;mas jesus veio para de dar a maior riqueza que é a salvaçao. Se o velho testamento nao é importante a ponto de nao cumpri-lo porque esta na biblia? devemos tomar cuidado para nao distorcer a palavra de DEUS por que em apocalipse diz o que acontece com aqueles que distorcem a palavra de DEUS;todavia nao foi o propio diabo que tentou jesus no deserto usando a distoçao da palavra ou seja o salmo 91 para fazer jesus pecar...

  • Daniele (sao paulo) - 27/09/2014

    O Dízimo é Biblico , aquele que tem o coração desprendido de dinheiro dá , aquele que não tem não dá é ganancioso é quer ajuntar só pra ele mesmo. Dizimo e oferta mostra sua gratidão e amor a Deus . Ele nos ama igualmente dando ou não dando o dizimo , mas nos é que mostramos nosso amor a ele .

  • Erivaldo (Salvador) - 26/08/2014

    Erinado eu entendo voce. Sei que para voce Desconstruir o que te Ensinaram é muito dificil mesmo, há pessoas que consegue mas há outras que não. Mas Erinaldo acredito que voce irá conseguirse LIBERTAR do SISTEMA RELIGIOSO.

  • Erinaldo (Recife) - 23/08/2014

    Erivaldo, se tem alguém aqui neste blog dando atenção ao que você escreve, esse não sou eu!!!!!!!!

  • Erivaldo (Salvador) - 22/08/2014

    Erinaldo pelo que vejo a sua Religião é difetente dos Sabatistas. Mas que Religião voce confessa? Voces não são Todos Adoradores de um mesmo Deus? Que Zorra de Confusão é essa? A quem voce presta Culto de Adoração? Não é ao mesmo Deus dos Sabatistas? Ta vendo Erinaldo? Voces Adoram ao mesmo Deus e não seguem as mesmas Orientações Religiosas desse mesmo Deus? Isso é chamado de BABILÔNIA RELIGIOSA a mesma coisa de Confusão Religiosa. Nenhum de voces conseguem trilhar o mesmo Caminho porque? Se somente há Um Cam...

  • Erinaldo (Recife) - 22/08/2014

    Dbonfim, ótima catequese!

  • Erivaldo (Salvador) - 22/08/2014

    Voces Religiosos dão uma volta enorme para explicar o obvio. O Sha'ul dando um discurso para Cristãos? Absolutamente NÃO. Eram pessoas como disse o Dbonfim. Conhedoras da Torah. O recado era que nada de ficar se Baseando naquelas Leis Torah. Agora o entendimento é outro e fundamentado no ESPIRITUAL ( ENTENDIMENTO). Não mais em Leis sobre fundamentos carnais, o Entendimento de Nascer de Novo não ira vir vom os mesmos preceitos de Leis sobre o homem e sim uma Renovação no Entendimento. .

  • DBonfim (Jaguarari) - 22/08/2014

    Ad, vamos por partes: quando Paulo declara que, conforme as traduções viciadas: “a lei é santa e o mandamento santo justo e bom”, considere: “Lei e mandamento são a mesma coisa”? – respondo: Não. Mas o adventista, pensa assim? Não, ele costuma imaginar que “lei” ali é os 10 mandamentos e que “mandamentos”, de novo, é a mesma coisa. Mas a tradução idiomática seria: A Torah é santa e o mandamento santo e justo”. Ou seja, Paulo está dizendo o que nenhum cristão nega, especialmente quando entende: “Os livros de Gn, Ex,...

  • Erivaldo (Salvador) - 22/08/2014

    Ad-- Romanos 7: 14- "" Sabemos que a Lei é ESPIRITUAL; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado """ Ad quem faz essa afirmação é o Sha'ul. Mas voce Ad riu quando eu mencionei sobre Lei ESPIRITUAL. Isso me faz crer que falta algo em voce muito importante no caráter humano que é humildade. Ad o Erivaldo passou por Seitad como diz voce. Mas consrguiu sair delad e Voce? Permanece nessa Bosta chamada Religião? Ad voce quer saber o que e o porque o Sha'ul tão Religioso que era Ele chamou a Reli...

  • ad (aracruz) - 22/08/2014

    lei espiritual kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa é boa!

  • Erivaldo (Salvador) - 21/08/2014

    Que Lei é Santa? O Sha'u esta falanfo que Se morre para a Lei e fomos Libertos da Lei. Para servirmos de uma maneira Nova Ao Espirito. A forma Velha da Lei já foi? Agora há uma Lei Espiritual, no Entendimento. A Lei Velha? O que voces não querem entender é wue Lei? ,

  • ad (aracruz) - 21/08/2014

    DBonfim, quando falo q a lei é santa e o mandamento santo justo e bom estou de acordo com Paulo e Jesus, e quando vc fala o contrario está contra eles. Eu fico com eles e com a verdade.

  • Erivaldo (Salvador) - 21/08/2014

    Dbonfim a Zorra de Religiões é que os faz ficar nessas discussões Tolas de uns Abestalhados Religiosos. Defendem Sabados. Defendem Religioes. Defendem os Pais da Igreja a exemplo do Inácio de Loyola? Uns defendem ICAR? OUTROS WHITE.

  • DBonfim (Jaguarari) - 21/08/2014

    2. Após, isso, o principiante está preparado para outra sugestão, novo verso igualmente isolado, a fim de transmitir uma visão de utilidade da Lei, sugerindo que sem ela, o cristão não consegue saber o que é pecado: “...eu não teria conhecido o pecado se não existisse a lei” (Rm 7,7). Para-se a leitura, e retorna-se às divagações, tirando o leitor do texto novamente, e levando-o a entender o texto fora do trecho onde Paulo desenvolve o argumento, com apelos do tipo: se a lei não vigorar, como saberemos o que é peca...

  • DBonfim (Jaguarari) - 21/08/2014

    1. Sr. Erinaldo (de Recife), permita-me ajudar na reflexão acerca de por que os adventistas sempre associam o termo “lei” aos 10 mandamentos, e fazem péssimo uso de Romanos. Destaco, porém, o texto que passo a escrever não tem como propósito ofender aos fieis adventistas, pois esses, apenas foram convencidos pelo corpo ideológico do grupo, que enfatiza que o NT ensina ser a relação com Deus baseada na Lei, não no amor. Estratégia dos teólogos adventistas: fazer parecer que a carta aos Romanos é um “tratado em favor...

  • Erivaldo (Salvador) - 21/08/2014

    Ha uma reportagem e se voce quiser é só baixar na Net. A reportagem é a seguinte: um Pastor estava Comendo a Ovelha casada porque ele ( pastor) entendeu que o texto biblico o ordenava para passar o MANGOTE na Ovelha casada com o irmaozinho corno. Caso Verídico esse. Ta vendo Erinaldo? Coloca na tua cabeça dura que o Relacionamento do Criador com vocd não e Jamais irá passar por outro Homem SOMENTE O MESSIAS HOMEM. entendeu cabeça? Há um Homem apenas para nos Ligar ao CRIADOR esse é o Messias HOMEM, por isso está...

  • Erivaldo (Salvador) - 21/08/2014

    Erinaldo dando dinheiro seu a outro homem? O que posso chamar essa coisa de ficar dando o fruto do seu trabalho que é o seu dinheiro para o seu sustento e da sua familia, filhos e esposa ou pais ou um parente? Mas voce vai e dá o dinheiro a um Macho? Isso nem os Viados fazem mais, para com isso Erinaldo.

  • Erinaldo (Recife) - 21/08/2014

    Ad, falou e não respondeu: São vocês ASD que sempre que leem o nome lei ou mandamento, associam ao Decálogo: onde no Decálogo faz-se referência ao dízimo? Ou nem sempre lei e mandamento refere-se ao Decálogo? Se não, por que vocês sempre associaram? E sobre pastores: será que eles vivem realmente do evangelho ( com sua interpretação ao pé da letra), ou têm empregos por fora para sustentarem-se? Nada contra o trabalho, mas contra leituras fundamentalista!!!!!!

  • ad (aracruz) - 21/08/2014

    Erinaldo, vc pode achar q me entende, mas eu q nao te entendo: nao devolve o dízimo, ou seja, rouba a Deus, e quer pagar de piedoso? EU nao pequei contra vc e nao preciso do seu suposto perdão. VC q tá devendo nao eu.

  • Erivaldo (Salvador) - 21/08/2014

    Marcod -Brasilia- quando voce participa de uma Religião ou se torna Membro de uma Igreja, voce estará PRESO e não é Livre coisa nenhuma. Voce só será livre se o Salvador te libertar. E como ele te liberta? Como voce entenderá o vem a ser uma pessoa Livre? Pense o que significa ser Livre.

  • Erivaldo (Salvador) - 21/08/2014

    Marcos coloca na tua cabeça que o que está escrito não esta para AJUDAR INSTITUICAO nenhuma. O que está escrito é Mat. 25: 31 a 40. Chega desse entendimento oriundo dos LADRÕES PASTORES. E Mano a Mano. Voce direto ao teu Próximo. Se voce ao invés disso der a sua ajuda a um Ladrão então voce irá responder por por participação criminosa tambem. Não justifica-se nos dias de hoje voce cometer esses erros. Marcos Ame ao Criador e Ame ao Próximo fazendo isso sem Religião, sem participação nessas QUADRILHAS RELIGIOSAS.

  • marcos (brasilia) - 21/08/2014

    O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e por causa dessa cobiça, alguns se desviaram da fé e se atormentaram em meio a muitos sofrimentos. I Tm.6:10. Uma coisa é você ajudar por vontade própria uma instituição que você crê que é para o bem de muitos, outra coisa é você ser coagido a fazê-lo mediante represálias caso não o faça. Temos a liberdade de fazer o que quiser com o nosso ganha pão (salário), mas o que vejo nas instituições religiosas é uma verdadeira coação usando a palavra de Deus como escudo para ...

  • Erinaldo (Recife) - 20/08/2014

    Vi que trocas-te meu nome pelo do Erivaldo. Não tem importância. São vocês ASD que sempre que lêem o nome lei ou mandamento, associaos ao Décalogo: onde no Décalogo fas-se referência ao dízimo? Ou nem sempre lei e mandamento referece ao Décalogo? Se não, por que vocês sempre associaram? E sobre pastores: será que eles vivem realmente do evangelho ( com sua interpretação ao pé da letra), ou têm empregos por fora para sustentarem-se? Nada contra o trabalho, mas contra leituras fundamentalista!!!!!!

  • Erivaldo (Salvador) - 20/08/2014

    Ad, eu entendo voce meu amado irmão. É dificil voce entender o que esta escrito num texto biblico. Voce foi ensinado por pessoad mentirosas ou que tambem eram vitimas assim como voce. Irma Ad fica tranquilo e pode ofender a minha pessoa- eu te amo. Por isso aceito. Mas saia desse engano de Religiões.

  • JOEL CARDOSO (CAMPINAS) - 20/08/2014

    SOU CRENTE APROXIMADAMENTE 50 ANOS; PAGO O DÍZIMO NÃO POR CAUSA DA LEI; MAS PORQUE MEU PAI NA FÉ (E PAI DE TODOS O OS CRENTES) ABRAÃO, PAGOU O DIZIMO DE TUDO, E O SENHOR JESUS CRISTO FALANDO AOS JUDEUS DISSE: SE SOIS FILHOS DE ABRAÃO PORQUE NÃO FAZEIS AS OBRAS DE ABRAÃO?

  • ad (aracruz) - 20/08/2014

    Erivaldo, vc considera ladrão quem vc quiser, mas entre vc e a Bìblia, e fico com a Bìblia com certeza. E se não percebeu, a pergunta relaciona lei com dízimo, só estou esclarecendo sobre a Lei de Deus. E sobre política vc está inventando pq nao conheço nenhum pastor adventista político. Ao invés de espalhar mentirar deveria cuidar da sua vida afinal os pastores nao serão julgado pela sua mentira mas será vc mesmo.

  • Erinaldo (Recife) - 19/08/2014

    Ad, Já que por muitas vezes vocês ASD referece a lei e mandamento como sendo o Decálogo, de onde você tirou esse " a lei é boa e o mandamento santo" no Decálogo para justificar a prática da afanação do dízimo? Outra coisa, o trecho: "os pregadores do evangelho que vivam do evangelho " jugas que dízimo é para sustentar seus pastores, então por que as bancadas politicas estão cada vez mais cheios deles? O dízimos não deveria sastifaze-los.

  • Erinaldo (Recife) - 19/08/2014

    Eu chamo de ladrão os que cobram dízimos!

  • ad (aracruz) - 19/08/2014

    Paulo diz que a lei é boa e o mandamento santo, justo e bom, e que os pregadores do evangelho que vivam do evangelho, e isso tudo apoia a confirma a devolução dos dízimos a Deus, considerando que a Bíblia chama de ladrão o que retem os dízimos.

  • Erivaldo (Salvador) - 18/08/2014

    Moises voce está ATRASADO e muito. Templos companheiro? Nos ja Somos o Templo e morada do Espirito do Criador.

  • moises (petropolis) - 18/08/2014

    RICARDO ,DO RIO DE JANEIRO 'A PAZ DO SENHOR REUNE IRMAOS QUE PENSAM E TEM O MESMO OBJETIVO EM SEGUIR A CRISTO DE VERDADE E VAMOS NOS REUNIR PARA LEVAR O EVANGELHO GENUINO DE JESUS CRISTO .ESTOU QUERENDO EM NOME DE JESUS FUNDAR O PRIMEIRO TEMPLO DA (ASSEMBLEIA DE DEUS PENTECOSTAL)SEM COBRAR DIZIMO. E QUEM TAMBEM QUIZER PODE COMENTAR .POIS EU ESTAREI RESPONDENDO'FIQUEM NA PAZ DE NOSSO SENHO E SALVADOR JESUS CRISTO O UNICO QUE PODE NOS SALVAR' ASSISTA O CANAL DA REDE O CAMINHO ANTIGO NA INT...

  • moises (petropolis) - 18/08/2014

    AO EDIVALDO, OS PASTORES DE HOGE SAO OS LOBOS DEVORADORES DOS DIAS ATUAIS O SENHOR JESUS NOS DISSE (MALDITO TODOS OS QUE ESTAO DEBAIXODA LEI) VOCE NAO PODE ESTA DEBAIXO DA LEI E DEBAIXO DA GRACA DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. O POVO DE DEUS ESTA ACORDANDO NOS ULTIMOS DIAS O VERDADEIRO POVO DE DEUS .A DEUS SEJA A HORRA E AGLORIA PARA SEMPRE .EXISTE RELATOS DE PASTORES QUE ESTAO FECHANDO IGREJAS POIS NAO ESTAO CONSEGUINDO VIVER COM O SEU PROPRIO TRABALHO (com o seu proprio suor) COMO A BIBLIA D...

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 01/08/2014

    Para os que ainda não sabem,os dizimistas (hebreus) comiam seus dizimos, e o dizimo cobrado pelos gentios (pastores,missionarios..etc) em relação a malaquinas 3:10, era comida e entregue aos levitas a cada tres anos.

  • Erivaldo (Salvador) - 01/08/2014

    Lairzon Pacheco, se uma igreja ti vesse 1 mil de pessoas o OTARIAS do jeito como voce falou, o pastor fica bem, mas se nem no seu dinheiro que e fruto do seu trabalho, voce da a outro homem, imagina o que voce deve nao da mais? Da a sua vida, da o que voce quiser para outro homem, de porque quem tem o seu da a quem quiser

  • Lairson Pacheco da Silva (Várzea Grande) - 01/08/2014

    E pra vc fazer uma pergunta besta igual a muitos fazem todos dia, eu devolvo o meu Dízimo, e ninguém não tem nada ver com isso, o Dinheiro e meu e na~te devo nada. ok.

  • Erivaldo (Salvador) - 11/04/2014

    Silvia - Nilopolis - Minha amiga - aqui TODO o mundo sabe disso. Nao adianta voce comentar dessa forma, muita gente aqui esta mesmo decidida a servir ao REINO de SATANAS (( .. "" o MEU REINO nao e deste MUNDO """??? O MESSIAS diz que o REINO DE MEUI PAI DELE TAMBEM NAO E DAQUI ( terra), o MESSIAS nos PROMETE UM REINO- mas onde??? portanto minha amiga SILVIA - NILOPOILIS - Nao se preocupe com essas pessoas que insistem em dar DIZIMOS nos TEMPLO-,l essas PESSOAS sao seguidoras de SATANAS, pois foi o SATANAS que pro...

  • Silva (Nilopolis) - 11/04/2014

    Para entendermos a questão do dízimo primeiro temos que saber para que servia: Conforme malaquias o dízimo era para mantimento no templo e também para mantimento dos sacerdotes e levitas. Na igreja primitiva(de Atos) não tinha templo, os irmão se reunião em casas por isso não tinha idéia de dízimos, mas de ofertas destinadas para mantimento dos missionários e líderes, e para os necessitados, fora isso não tinha oferta. A idéia de templo só passou a existir com Constantino aproximadamente 3 séculos depois do iníc...

  • Erivaldo (Salvador) - 10/03/2014

    GIBELI- Araçatuba- MINHA AMIGA- DELETA TUDO QUE VOCE APRENDEU SOBRE; IGREJA - JESUS CRISTO - APOSTOLO - PAPAS - MARIA - enfim TUDO. Agora começa pelo nome do VERDADEIRO MESSIAS. nunca foi esse JESUS CRISTO, esse foi uma criaçao de ROMA, o MESSIAS VEM DE ISRAEL e nao de ROMA. de Israel vem o YAIHUSHUA esse sim e o VERDADEIRO NOME PELO QUAL DEVEMOS SER SALVO= mas esse JESUS CRISTO esse NOME nao ira SALVAR NINGUEM, e pelo contrario veja a partir do momento que voce sabe quem e o VERDADEIRO MESSIAS e continuar CRENDO N...

  • GIBELI (araçatuba) - 10/03/2014

    DEVEMOS ENTENDER QUE NAO FAZEMOS MAIS PARTE DA LEI (VELHA ALIANÇA), POIS CRISTO MORREU POR NÓS PARA NOS DAR UMA NOVA ALIANÇA FEITO PELO SANGUE DELE. ENTÃO SE PROCURAMOS RESPOSTA NA VELHA ALIANÇA IGNORAMOS A NOVA ALIANÇA QUE JESUS FEZ POR NÓS. NAO SOMOS MAIS OBRIGADOS A DAR DIZIMOS, DEVEMOS SIM OFERTAR NA CONGREGAÇÃO ONDE NOS REUNIMOS COMO IGREJA A FIM DE AJUDAR NAS NECESSIDADES DO EVANGELHO E POR PRINCIPAL AJUDAR NAS NECESSIDADES DOS SANTOS (DOS IRMÃOS) DA CONGREGAÇÃO ASSIM COMO PAULO ENSINA EM SUAS CARTAS, PRI...

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 04/03/2014

    Eu errei ao digitar, não é pecador é Erivaldo (PESCADOR); pra mentir como você, ainda não nasceu outro!!!

  • Erivaldo (Salvador) - 04/03/2014

    Realmente Sr. JAIME DIAS eu sou pecador mesmo, mas porque estou colocando isto? QUE NAO DEVEMOS ADORAR EM TEMPLOS? "JESUS" diz; que nao devemos ADORAR no TEMPLO e voce JAIME DIAS vai dizer que ELE tambem seria um PECADOR? Paulo diz QUE; o CRIADOR nao se esta HABITANDO mais dentro de um TEMPLO igreja? e AGORA? PAULO ESTA ERRADO TAMBEM? ESTEVAO diz. " DEUS nao HABITA EM UM TEMPLO DE PEDRA tipi a sua IGREJA TEMPLO LOCAL , entao JAIME DIAS o ESTEVAO tambem esta ERRADO? Esta vendo JAIME DIAS a roubada que voce se mete...

  • jcademir (são paulo) - 03/03/2014

    Sr Everaldo(minas gerais) me responda por favor, com sabedoria(pesquise), que outras seitas em todo o mundo se referem as passagens bíblicas: salmos, 78:58, 97:7, 115:4-5-6-7e17, 135:15-16-17-18, ex 20:23, 34;17, os 10:2, miq 5:13, deut7;5, 7:25, 12:3, llcron 33:19, Isa 42:8, 42:17, 44:9, 45:20, Jer 8:19, 51:47, At 17:20, l cor10:14, Gal 5;17-18-19-20, E Apoc 17 inteiro(vida) E 18 inteiro(morte) leia e medite antes de responder, use sua inteligencia. qualquer pode responder se puder por favor. no aguardo.

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 03/03/2014

    Caro Cesar Alonso, A paz!===Então temos que dar um novo nome para o cidadão mentiroso! Que tal chamarmos de Erivaldo (Pecador)???==He, he.he...

  • messias tavares (Jacarei SP) - 03/03/2014

    a igreja se tornou um saco sem fundo , eu nunca ouvi um pastor dizer que este mês não precisaremos dos dízimos e que , com os dízimos deste mês ajudem alguém que precise

  • Erivaldo (Salvador) - 13/02/2014

    Muito bom Cesar- 17-05-2013 "acusador?" eu tam ja fiz muitas outras coisas bem piores, cometi no passado muitos pecados contra o proximo, e ai? por voce aogra vai me acusar de que? Cesar voce ja ouviu uma palavra chamada "conversao?" nao? Cesar se eu te mostrar que o que voce APRENDEU ate hoje foi MENTIRAS, o que voce ira fazer? Nem ao menos ira observar? Ou nao? o Homem e um ser MOLDAVEL? Se o que voce acredita hoje for uma MENTIRA? o QUE VOCE FARA? IRA CONTINUAR NESSA MENTIRA? HOJE 13-02-2014? daqui a um ANO? voc...

  • CESAR ALONSO CARRERA (UMUARAMA-PARANÁ) - 13/02/2014

    BOA NOITE ERIVALDO DA BAHIA. COMECEI A LER COMENTÁRIOS DO ANO PASSADO. E ME SURPREENDI ENCONTREI ALGUNS COMENTÁRIOS SEUS EM 13.05.2013, 14 E 16 E 17.05.2013 E 22.07.2013 QUE FALAS BEM DECLARADO EM JESUS CRISTO EM RESPOSTA A UM IRMÃO A.D. ARACRUZ E A UM OUTRO IRMÃO, PORQUE MUDASTES DE OPINIÃO AGORA NESTES DIAS, POIS A MIM FALASTES EM SEU COMENTÁRIO QUE ESTE NOME NÃO DEVERIA SER PRONUNCIADO POR NÃO SER ESTE NOME O NOME CORRETO DO NOSSO SALVADOR. FIQUEI ENCUCADO COM VOCÊ AGORA EM ERIVALDO. AFINAL É OU NÃO É CORRE...

  • Sérgio Soares (Seabra - Ba) - 09/02/2014

    Parabéns, pelas sinceridade das suas palavras pelo discernimento e compreensão sobre o tema do texto descrito que Deus o Abençoe. Amém

  • Carlos Vieira (Ji-Parana-RO) - 04/10/2013

    Jesus Cristo disse: EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA E NINGUEM VEM AO PAI SENAO POR MIM. e so para fechar: 1 Timóteo 2:5 Porquanto há um só Deus e um só MEDIADOR entre Deus e os homens, Cristo Jesus

  • Rosemeire (São Paulo SP) - 23/08/2013

    Cesar, não leve em conta o meu comentária me referir ao Everaldo de Minas Gerais

  • Erivaldo (Salvador) - 23/08/2013

    Me explica com é que NERO e alguns IMPERADORES perseguiam a IGREJA CATOLICA- se ainda não EXISTIA IGREJA CATOLICA? Os imperadores perseguiam os PRIMEIROS Cristão DO SECULO I Agora se é em 313 D. C. que entra a Igreja Catolica, então como é isso? Porque fica inventando essas coisas que estão registrada na historia?

  • Erivaldo (Salvador) - 23/08/2013

    que zorra é essa de igreja catolica fundada por Cristo, como? Paulo era Apostolo da Igrja Católica? Estevão? Felipe? Onde é que está escrito isso? Não faça essas coisas, é feio, todo mundo sabe o inicio dessa igreja, está registrado na HISTORIA, voce não pode mudar o que está escrito, é CONSTANTINO EDITO DE MILÃO 313? ESTÁ REGISTRADO ISSO, Paulo não era nenhum PAPA, Estevão? Para com isso. Está feio.

  • Rosemeire (São Paulo) - 22/08/2013

    Cesar, espero que tenha entendido este meu comentário.

  • EVERALDO (Minas GERAIS) - 22/08/2013

    Cesar de Sorocaba, nossa igreja tem origem sim e origem divina 1° sua origem está em (Mt) que fala da edificação da igreja e nesta passagem bíblica mostra São Pedro como o primeiro Papa, 2° a escolha dos apóstolos por Cristo em (MC;3, 13-19) além de outros trechos que falam dos apóstolos, 3° a virgindade de Maria veja em (Lc;1,34-38) ela é virgem sim, 4° o batismo de bebes em (MT; 19, 13-15) além da circuncisão de Jesus quando bebe, 5° confissão nota em (MT; 10,32-33) e Purgatório veja em (1 Cor; 3,10). Todos este ...

  • ad (aracruz) - 22/08/2013

    Erivaldo, o exemplo é Cristo, e se Ele trabalhasse e fosse assalariado, certamente devolveria o dízimo. O dízimo é para que a obra de Deus seja realizada, ou seja, para que o evangelho seja pregado, afinal, para que mais serva a igreja?

  • Evandro (Navegantes) - 22/08/2013

    Ridículo, os dízimos fora abolidos, porém isso não isenta a responsabilidade dos membros em manter a instituição religiosa.

  • Cesar (Sorocaba) - 21/08/2013

    Pergunta: "Qual a origem da Igreja Católica?" Resposta:A Igreja Católica Romana declara que sua origem é a morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo em aproximadamente 30 d.C. A Igreja Católica proclama a si própria como a Igreja pela qual Jesus Cristo morreu, a Igreja que foi estabelecida e construída pelos Apóstolos. É esta a verdadeira origem da Igreja Católica? Pelo contrário. Mesmo uma leitura superficial no Novo Testamento irá revelar que a Igreja Católica não tem sua origem nos ensinamentos de Jesus,...

  • Everaldo (Minas Gerais) - 21/08/2013

    Erivaldo, hoje a maioria dos Padres, ao presidirem a missa celebram na liguagem de todos para que todos compreendam o que é ser um cristão, hoje o povo já acordou se é que estava dormindo para Deus, e também celebram de frente para a assembleia e não é somente o Padre quem celebra mas toda a igreja. Eu compreende aquele verciculo de Paulo aos Felipences sim.

  • Everaldo (Minas Gerais) - 21/08/2013

    Erivaldo, os imperadores que perseguiram a igreja católica foram estes, Nero, Domiciano, Trajano, Marco Aurélio, Severo, Maximino, Décio, Valeriano, Aureliano e Diocleciano, todos depois de Cristo, ou seja depois de ter fundado a Igreja católica, pois estes imperadores perseguiam cristãos, que seugiram depois da vinda de Cristo aqui na terra,Nero fazia "cristãos-tocha", amarrava cristãos em mastros e os queimava ainda em vida. A maioria dos imperadores levaram centenas de cristãos à arena do anfiteatro de Roma p...

  • Erivaldo (Salvador) - 21/08/2013

    Everaldo, a minha mãe está com 98 anos e bem lúcida, ela sempre me disse que antes, há muitos anos, quando ela ainda era uma garota, ia à missa na igreja, e lá o Frei Damião, famoso aqui no Nordeste, rezava a missa de costa para as pessoas, a missa era em latim, ninguem compreendia o que o Frei falava nessa linguagem, as pessoas não possuiam BIBLIA para ler, era dificil entender o significado de ser UM CRISTÃO. Padres vindo da Itália, más o que ainda me assusta é que já se passaram mutios anos, minha mãe com 98 ano...

  • Erivaldo (Salvador) - 21/08/2013

    Everaldo, se possivel me explica como é que Paulo poderia perseguir a IGREJA CATÓLICA - ou então voce desconhece quando foi dada a fundação dessa denominação e quem a fundou? Everaldo, como0 é que nós vamos nos entender dessa maneira? Everaldo: NERO-sec.I- DOMICIANO 81-96 - TRAJANO 98-117 - SÉTIMO SEVERO 193-211 - DÉCIO 250 - VALERIANO 253-260 - DIOCLECIANO 303-304 - Everaldo, todos estes foram os crueis perseguidores implacáveis do CRISTIANISMO e da IGREJA, veja meu amigo que nssas datas a IGREJA CATÓLICA ainda n...

  • Everaldo (Minas Gerais) - 21/08/2013

    Leiam esta passagem biblíca: Filipenses;3,7-9.

  • Everaldo (Minas Gerais) - 21/08/2013

    Erivaldo em primeiro lugar não sou seu inimigo, em segundo em momento algum não engradeço homens e está claro que Paulo perseguiu a igreja Católica. Muitos antes de alcassarem a Santidade tiveram essa atitude, até nos dias de hoje o chamado ante-católicismo, pessoas que querem acabar com nossa igreja. Eu como os demais católicos estamos dispostos a unificar nossa fé, mas para isso devemos abrir os olhos de muitos.

  • Erivaldo (Salvador) - 20/08/2013

    Everaldo, então voce está me dizendo que aquela igreja que o Paulo perseguia era a IGREJA CATOLICA APOSTÓLICA ROMANA? Sim, porque naquela epoca de PAULO já havia uma igreja sendo perseguida? Gal.1;13? Era a igreja CATOLICA ROMANA? Claro que não era, pois eram as PESSOAS CRISTÃS, aquela era a IGREJA VERDADEIRA da BIBLIA, e o PAULO antes de ser o seus APOSTOLO e PREGADOR, a PERSEGUIA. Everaldo, está vendo que já existia uma IGREJA? não sou seu inimigo, apenas estou te mostrando que a IGREJA ROMANA veio bem depois, e ...

  • EVERALDO (Minas GERAIS) - 20/08/2013

    Erivaldo leia na bíblia: "E eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus" (Mt 16,18-19). Não foi o Papa, os padres mas o próprio Jesus quem criou a Igreja a Católica, pois as outras foram inventadas.

  • Edenilson Poliseli (APUCARANA) - 19/08/2013

    Em pouco tempo de conversão tenho sofrido com este tema do dizimo, desejo ser fiel a Deus e não aos homens, Leio a bíblia, busco entendimento para o tal. O 1 dizimo foi DESPOJO de guerra, o 2 foi VOTO, depois lemos que se trata de alimentos, Deuteronômio 14 -22,29,( deixa claro que nao se trata de dinheiro) em Malaquias , onde se pregam tanto, simplesmente vemos que se refere aos Sacerdotes que estavam roubando a DEUS, não os fieis, ( ofertas, como consegue roubar algo que você mesmo desejou ofertar)mas os sacerdo...

  • CESAR ALONSO CARRERA (UMUARAMA-PR) - 19/08/2013

    A PAZ DO SENHOR PARA O (Paulo (PAREISÓPOLIS) - 14/08/2013) EM RESPOSTA AO SEU PEDIDO ESTAS PREGAÇÕES DE HOJE SÃO EM SUA GRANDE TOTALIDADE UMA PREGAÇÃO EM BENEFICIO PRÓPRIO E JÁ O DIZ NAS ESCRITURAS EM: 1 Timóteo 1, 7 querendo ser doutores da lei, embora não entendam nem o que dizem nem o que com tanta confiança afirmam. 1 Timóteo 6, 5 disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro; 2 Pedro 2, 1 Mas houve também entre o povo falsos profetas, c...

  • Paulo (PAREISÓPOLIS) - 14/08/2013

    Estou estudando muito a biblia, manuais etc... Indaguei ao Presidente da igreja que frequento e disse que temos que dar o dizimo para sermos abençoados. Peguntei quanto aos propósitos que são feitos e pede para dar uma quantia em dinheiro, o mesmo disse que é para os irmãos praticarem a fé. Outra pergunta que fiz, o porque pede tanto dinheiro, foi respondido que era para manter o canal de televisão. Dias atrás ouvi ele dizendo que iria trocar de carro, sendo que o carro dele é quase novo, e disse que vai comprar um...

  • Drceu (Colombo Paraná) - 10/08/2013

    Fico muito triste com as pessoas que criticam, (Igrejas ou Pastores) temos que focalizar o quanto muitas denominações tem sido mãos de Deus no resgatar pessoas das mãos do diabo quantas vidas resgatadas dos vicios ou que realmente mudaram de vida sendo que muitas não vão mudar porque seus focos não são Deus e sim prosperidade, e esse julgar não nos pertencem ,e sim a Deus que julga o Homem penso em quando alguem le um artigo e logo escrevem coisas com maldade de coração ai vejo o quanto e importante o trabalho e a ...

  • osvaldo pereira da silva sobrinho (COLOMBO, paraná.) - 03/08/2013

    Eu fico com Paulo quando disse: ''Cada um contribua segundo o propósito do seu coração'' 2 Cor. 9,7 .

  • alex (rj) - 27/07/2013

    ola eu ALEX fico com muita pena de muitos irmaos que enfilismentes sao ensinador que eles tem que pagar o dizimo todo meis e que pena e seus pastores estao preucupado com o dinheiro serto todo meis e diz que tem fe em DEUS mentira a fe deles e o dizimo serto no final do meis e o seu salario no final do meis

  • Erivaldo (Salvador) - 26/07/2013

    AD, qual ´o exemplo de um CRISTÃO? Pastor? Padre? Papa? Qual? AD, Porque voce não consegue ler o seguinte versiculo; Jud.1;11? AD, todas essas denominações, inclusive a sua MÃE- Igreja Católica Romana, faz parte nesse CAMINHO desse versiculo, TODAS- Denominações são CRIAÇÃO dos homens e não de DEUS- a Igreja é antes de TODOS ELES- não existe essa FIGURA chamada pastor, e não venha me dizer que estou baseado em apenas "um versiculo", há outros que falam desses PASTORES, e voce como bom entendedor da Biblia conhece e...

  • jacira almeida (são paulo) - 26/07/2013

    Aí é que está Sr. ad (aracruz), eles não são , mas a turma do "miolo-mole" continua enchendo esses caras com dinheiro. Eles contratam pessoas dizendo que são curadas por milagres, o povinho idiota acredita e paga para ver isso.

  • ad (aracruz) - 25/07/2013

    e desde quando valdomiro, edir, e outros, são exemplos de cristãos em seus procedimentos?

  • edvaldo alves (são paulo) - 25/07/2013

    Continuam porque dá lucro para os pastores e igrejas da famosa seita "a seita cheque" Para quem não sabe ou não viu (pesquise na net) o APÓSTOLO Valdemiro Santiago pagou 29 milhões numa fazenda em Mato Grosso , e diz que seus "Bispos" ganham mais de 30 mil por mês.......... A custa de voce , que é imbecil, e dá seu "suor" no trabalho e dá a eles seu rico dinheirinho. ACORDA POVO BRASILEIRO !!!!!!!!!!

  • Erivaldo (Salvador) - 20/07/2013

    Hélio, não por esse CAMINHO, leia Jud.1;11 e voce então irá entender o que estou te dizendo, meu amigo a luta nossa é contra as potestades sim, pois são ELAS, esses anjos caidos que estão aí, e essas pessoas que se dizem PASTORES tambem estão sendo enganadas por ELES? Ou esses corações assim desejam? Amigo, da mesma forma que EU e VOCE temos de entender e sermos humildes em relação as ESRITURAS, TODOS eles não deveriam? Amigo caia fora Heb.13;10-14 Heb.13;13- SAIAMOS APÓS ELE- meu amigo CAIA FORA desse SISTEMA REL...

  • Erivaldo (Salvador) - 20/07/2013

    Ao Aeolio de Mairinque, meu amigo eu estou INDIGNADO com Pastores ou Liderés? Veja Mat.3;7? Mat.12;34 Mat.23;33? Luc.3;7? Diga isso a ELES. Jesus diz "LOBOS DEVORADORES"-Mat.7;5, Vá dizer isso a ELE, ou "CÃES GULOSOS" "PASTORES QUE NADA COMPREENDEM"- Vá dizer isso a Isaias.56;11? Amigo, não fica tentando encontrar desculpas para essas PESSOAS, e quanto a Efes.4;11? Vou te perguntar uma coisa: O que significa- ELE MESMO DEU (JESUSPessoalmente?) UNS (discipulos DELE?) PARA APOSTOLOS (leia Luc.6;13 QUEM é que DEU ...

  • helio (mairinque) - 20/07/2013

    ao ERIBERTO (salvador) ba querido irmão entendo sua indignação com alguns lideres (pastores). EF. 4.11 E ELE MESMO DEU UNS PARA APOSTOLOS E OUTROS PARA PROFETAS E OUTROS PARA EVANGELISTAS E OUTROS PARA PASTORES E DOUTORES. Logo, voce percebe que sim Deus levanta pastores sim. ROM 13.1 Todo homem esteja sujeito ás autoridades superiores porque não há autoridade que não proceda de DEUS, e as autoridades que existem foram por ele instituidas. ( até PONCIO PILATOS ERA AUTORIDADE COLOCADA POR DEUS.) LOGO, não faç...

  • Erivaldo (Sakvador) - 15/07/2013

    Gostei desse comentário; só que PASTOR? SACERDOTE ainda existem ? Para com isso, não há fundamento Biblico para tais, agora quando foi dito que não precisamos de Disimos, igrejas (essas) concordo plenamente, pois não estamos mais naquela dispensação, agora é graça e misericordia de DEUS. Somes Gentios apenas, co-herdeiros e membros do corpo de Cristo quando CREMOS e é só isso, não devemos ficar seguindo nenhuma LITURGIA DE IGREJA nenhuma, tudo BALELA mentira, TEMOS AGORA O sumo sacerdote QUE É jesus cristo, NÃO HÁ ...

  • jurandir (Gato preto) - 15/07/2013

    DÍZIMO Antes deexistir,evangélicos,apóstolos,judeus,templos,igrejas, Moisés,leis de Moisés,levitas e leis dos levitas.,leis carnais,leis espirituais,leis da graça,leis da desgraça,e leis sem graça,os dízimos já existiam,eles eram repartidos e distribuídos diretamente em mãos dos necessitados caldeus,babilônicos,confederados de abraão,sodomitas,etc. Havia celeiros e câmaras de depósitos para armazenar dízimos de diversos grãos alimentícios para os necessitados se alimentarem no pátio dos templos dos primeiro...

  • Rosemeire (São Paulo) - 15/07/2013

    Comentar esse assunto é só para aqueles que conhecem a bíblia,fora isso não tem sentido,assunto bastante interessante para se meditar e ter conhecimento real da palavra de Deus. "Examinai as Escrituras,porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim." disse o Senhor Jesus.

  • Erivaldo (Salvador) - 11/07/2013

    Igrejas não cobram DIZIMOS, quem cobra DIZIMOS são os LADRÕES PASTORES de IGREJAS.

  • Erivaldo (Salvador) - 11/07/2013

    Igrejas não cobram DIZIMOS, quem cobra DIZIMOS são os LADRÕES PASTORES de IGREJAS.

  • edvaldo alves (são paulo) - 10/07/2013

    Acabar ??? Essa é a mais antiga indústria do mundo. Indústria do Dízimo. Voce quer matar os pastores de fome ??? Fazê-los trabalhar ?? Isso é melhor que ser político...........

  • alex (rj) - 10/07/2013

    ola irmos voces que sao dizimista o pastor quer garantir o seu salario e a sua mordomia com o seu dizimo todo meis para sempre ate voces morre enquanto voces estiverem pagando dizimo

  • alex (rj) - 10/07/2013

    ola irmos eu quando leio voces que afirma que tem que dar o dizimo eu fico com muita pena de voces nao e arrogansia e porque eu me coloco no seu lugar que eu alex tambem ja fui dizimista e acreditava no que meu pastor me ensinava so mentira que era para o seu entereser ele falava que o dizimo era dar mentira eu aprendi a verdade da palavra que diz que dizimo e pago uma obrigacao que os judeu tinha que pagar eu li na palavra hebreus ele nunca me ensinou este versiculo porque nao era do seu entereser eles so ensina o...

  • jacira almeida (são paulo) - 25/06/2013

    Eu só gostaria de fazer uma pergunta aos dizimistas: Voce acha que se parar de dar o dízimo, DEUS vai te amar menos ??

  • Erivaldo (salvador) - 25/06/2013

    Amigo Roberto, leia primeiro Heb.13;10-13,14 e depois leia Jud.1;11 é isso ai meu amigo, que está acontecendo em todas as igrejas que se dizem Cristãs, primeiro não existe isso de Pastor, não há respaldo na Biblia para que alguem se torne um PASTOR, depois qual um desses denominados PASTOR, irá cair nesse versiculo de JUDAS, ou com CAIM, BALAÃO ou CORÉ, pense a esse respeito com toda sinceridade possível, isso não é brincadeira, é serio mesmo, analise e veja que é ou TODAS ou um desses CAMINHOS. Porque o CAMINHO d...

  • Erivaldo (salvador) - 25/06/2013

    Amigo Roberto, leia primeiro Heb.13;10-13,14 e depois leia Jud.1;11 é isso ai meu amigo, que está acontecendo em todas as igrejas que se dizem Cristãs, primeiro não existe isso de Pastor, não há respaldo na Biblia para que alguem se torne um PASTOR, depois qual um desses denominados PASTOR, irá cair nesse versiculo de JUDAS, ou com CAIM, BALAÃO ou CORÉ, pense a esse respeito com toda sinceridade possível, isso não é brincadeira, é serio mesmo, analise e veja que é ou TODAS ou um desses CAMINHOS. Porque o CAMINHO d...

  • Roberto (São Bernardo do Campo) - 25/06/2013

    Irmãos leiam este artigo do Pastor Gerson da Igreja Assembleia de Deus - Taboão SBCampo I)A primeira pergunta que precisamos responder é a seguinte: O dízimo deve ser entendido no contexto da Lei ou da Graça? Existem duas posições: a) Uma que defende o dízimo via Lei (Ml 3.10); b) Outra, que defende via promessa (Gn 14.18-20) . II) Entendemos que o dízimo antecede a Lei. Logo, a pergunta é a seguinte: O que levou Abraão a dizimar? a) Seria a Lei? b) Seria a necessidade do sacerdote? c) Ou era par...

  • alex (rj) - 23/06/2013

    ola eu fico bobo com os homem que DEUS deu uma mente para ele pençar e ele nao usar o dizimo os pastor diz que tem que dar 10%do seu salario que e para todos dar o dinheiro quem dar os 10% e fiel a DEUS quem nao dar nao e fiel para eles os fofoqueiro dando o dizimo que emporta os maldizente dando o dizimo que emporta os aduteros dando o dizimo que emporta o emportante e eles esta dando o dizimo todo meis nao e assim irmao o dinheiro que eles trazem para DEUS que e emportante o dinheiro penca um pouco

  • alex (rj) - 23/06/2013

    ola eu parei e pensei um pouco pena que tem muitas pessoas que nao para para pénsar e fica acreditando no que o seu lider fala e ensina a seu bel proveito penca bem o pastor e que tem a obrigacao de ensinar o evangelho para o povo que vai a casa de DEUS sera que eu estou serto neste ponto ele e o lider agora o dizimo e um ensinamento a respeito de dinheiro e isso ele sabe que faiz parte do seu ofisio e ele ensinao a seu menbros so que ele so serta enteresado no dinheiro do povo a prova e se ele estivese enteresado ...

  • Erivaldo (Salvador) - 23/06/2013

    SAIAM FORA DO ARRAIAL meus amigos, enquanto é tempo- esqueça esse negocio de DIAS- tem muitas maneiras de servir a Cristo, não é observando DIAS- O sistema está todo CORROMPIDO, só resta agora a PALAVRA de DEUS e a sua GRAÇA, isso é o bastante para NÓS- nenhuma dessas nossas ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS são de DEUS, nenhuma mesmo, esqueçam e parem de segui-las, saiam fora desse sistema, isso tudo aí é engano de SATANÁS, somos CRISTÃOS,e seguimos a CRISTO e não a HOMENS corruptos, hEB.13;10-13,14- TODAS estão no ERRO d...

  • Antonio de mello (Londrina) - 22/06/2013

    Outra coisa, o Papa João Paulo II não estava em sintonia com a doutrina que você segue, pois ele disse que Jesus DEVIA ter explicado aos discipulos sobre a mudança do sábado para o domingo, na carta Dies Domini de 1998, então como a ICAR não ensina guardar ""nem sábado nem domingo??"". Ué, Óchente, Minino, Por que então no Catecismo Romano diz GUARDAR DOMINGOS E FESTAS... Como diz o neto: Você deve tá de brincadeira. Salada Romana!

  • Antonio de mello (Londrina) - 22/06/2013

    Sr. DBonfim... """Eu já disse dezenas de vezes que o NT não orienta cristão a guardar dia algum (Nem domingo, nem sábado)...Você já começou seu raciocínio contrariando a Palavra de Deus. No texto que a LAIS mencionou lucas 23.56, diz muito claramente que Maria, e sua amigas, e os discípulos respeitavam sim um dia de repouso semanal. Não é a CARTILHA Adventista quem dita nossas regras, mas é a Biblia, e é NELA que diz: ELES REPOUSARAM CONFORME O MANDAMENTO.. Por isso SEU DISCURSO é jogado por terra por falta de uma...

  • Erivaldo (Salvador) - 22/06/2013

    Luis, DIZIMOS, é para os PASTORES LADRÕES, amigo saia disso, saia desse engano de DIZIMOS, isso é pratica de LADRÃO MESMO, são piores que os assaltantes, engano voce em nome de DEUS, vá procurar LER a BIBLIA com mais entendimento PARA DEIXAR DE SER ENGANADO por esses SAFADOS. é 171 AMIGO, saia disso veja Jud.1;11 ou leia tambem Heb.13;10-13,14 Voce não tem Zorra nenhuma aqui permanente, tudo vai ficar quando voce morrer, Deus está sacrificando o seu filho para voce ficar ainda dando DIZIMOS? Compreenda que o sacrif...

  • luiz (ctba) - 22/06/2013

    O dizimo começou como a gratidão de Abraão, pai da fé e não da lei.Continuamos a ve-lo em Jacó, como um voto,que foi recompensado.Sua origem foi na fé, que passa pela lei e continua como vinculo no periodo da graça.Para os da lei é mandamento,mas continua sendo aceito por Deus como um voto de fé. Quem faz para o Senhor o faz.Este convite, mais clareado em Malaquias 3:10, é uma benção comprovada para o fiel, e uma eficaz fonte de suprimentos para uma congregação séria,comprometida com a salvação das almas e não c...

  • luiz (ctba) - 22/06/2013

    O dizimo começou como a gratidão de Abraão, pai da fé e não da lei.Continuamos a ve-lo em Jacó, como um voto,que foi recompensado.Sua origem foi na fé, que passa pela lei e continua como vinculo no periodo da graça.Para os da lei é mandamento,mas continua sendo aceito por Deus como um voto de fé. Quem faz para o Senhor o faz.Este convite, mais clareado em Malaquias 3:10, é uma benção comprovada para o fiel, e uma eficaz fonte de suprimentos para uma congregação séria,comprometida com a salvação das almas e não c...

  • luiz (ctba) - 22/06/2013

    O dizimo começou como a gratidão de Abraão, pai da fé e não da lei.Continuamos a ve-lo em Jacó, como um voto,que foi recompensado.Sua origem foi na fé, que passa pela lei e continua como vinculo no periodo da graça.Para os da lei é mandamento,mas continua sendo aceito por Deus como um voto de fé. Quem faz para o Senhor o faz.Este convite, mais clareado em Malaquias 3:10, é uma benção comprovada para o fiel, e uma eficaz fonte de suprimentos para uma congregação séria,comprometida com a salvação das almas e não c...

  • angela lima dos santos (itabuna/bahia) - 21/06/2013

    A Lei mosaica foi abolida à base da morte de Jesus, de modo que o dízimo monetário não é um requisito.Entre os cristãos, o dar é motivado pelo amor, não por lei. O apóstolo Paulo explicou esse princípio quando organizou uma coleta em favor de cristãos necessitados na Judéia. Ele disse: “Faça cada um conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado.” (2 Coríntios 9:7)

  • Denilton Brito (Rio Grande da Serra ) - 21/06/2013

    Uma boa maneira de um pastor ser exemplar para com suas ovelhas é pregar o Evangelho de Cristo na base do"de graça recebeste...dai de graça" e não receber salário trazendo ônus á Igreja e como faz o Estado, gerar a necessidade de maior arrecadação e consequentemente cobrança de dizimo. Jesus nunca cobrou tal dizimo e quando o mencionou em Mt 23:23, o fez para repreender alguns fariseus de que o mais importante é o amor,.. etc. Jesus em seu tempo vivia de ofertas, Paulo em sua época preferia trabalhar secularmente à...

  • JURANDIR (GATO MALHADO) - 04/06/2013

    01- Transformação de Água em Vinho João 2.1-11 JESUS TRANSFORMOU ÀGUA EM VINHO(A ÁGUA NÃO É MEDIADORA ENTRE O INDIVÍDUO E SUA FÉ,ENTRE O INDIVÍDUO E DEUS,OU ENTRE O INDIVÍDUO E JESUS).Não há registro bíblico de que a sinagoga ou igreja a qual Jesus,Pedro,João,Paulo etc faziam parte,jamais fosse transformada ou denominada igreja de cura ou de milagre.Isso é invencionismo,para atrair pessoas que não pesquisam nem entendem a sinceridade da verdade bíblica. João 2:10-11 A Bíblia testemunha em favo...

  • JURANDIR NASCIMENTO (GATO MALHADO) - 02/06/2013

    Antes de existir templos,igrejas,levitas e moisés,os dízimos eram repartidos e distribuídos diretamente em mãos dos necessitados caldeus,babilônicos,confederados de abraão,sodomitas,etc.Havia celeiros e câmaras de depósitos para armazenar dízimos de diversos grãos alimentícios para os necessitados se alimentarem no pátio dos templos dos primeiros fiéis dizimistas da bíblia.Depois de 2 mil anos após Abraão ter recebido e dado e compartilhado dízimos com melquisedeque e seus servos babilônicos,etc Deus determin...

  • JURANDIR NASCIMENTO (GATO MALHADO) - 02/06/2013

    Antes de existir templos,igrejas,levitas e moisés,os dízimos eram repartidos e distribuídos diretamente em mãos dos necessitados caldeus,babilônicos,confederados de abraão,sodomitas,etc.Havia celeiros e câmaras de depósitos para armazenar dízimos de diversos grãos alimentícios para os necessitados se alimentarem no pátio dos templos dos primeiros fiéis dizimistas da bíblia.Depois de 2 mil anos após Abraão ter recebido e dado e compartilhado dízimos com melquisedeque e seus servos babilônicos,etc Deus determin...

  • Vania (aimores) - 27/05/2013

    estou segura disso Erivaldo..Estao fazendo un Mercado da palavra de Deus....estao cobrando a salvacao en cotas,se tu pagas esta salvo se no iras para o inferno..... devemos demostrar que no temos amor pelo dinhero..e dando a Dios os 10%ou mas alen das ofertas estamos salvos... estas palavras no inventei eu...me dizia a congregacao donde eu frequentei por 40 anos.... recordo que muitas vezes no tinhamos p/ comer,mas minha mae p/ o dismo todo mes era pontual.... A salvacao e um presente de Deus,no un objeto que ...

  • Senisio Antonio (Cassia) - 25/05/2013

    Porque aquele que verdadeiramente ama o senhor não cobra para falar e levar a palavra de Deus fazei por amor a ele nenhum dos discípulos pregou religião ou saiu pedindo descaradamente. Quem disser que Jesus ou seus discípulos pediu algo em troca é mentiroso a única coisa que eles queria é que Jesus fosse aceito como nosso salvador.... Deus e dono do mundo nem um fio de nossa cabeça cai sem o consentimento dele. E quando os discípulos de cristo recebiam dizimo eles dividiam esse dinheiro para os mais necessitado...

  • Erivaldo (Salvador) - 25/05/2013

    Vania, está correta, Pastores são GUIAS; Heb.13;17-Obedecei a vossos GUIAS (versão ATUALIZADA). Más que GUIAS devemos obedecer? Heb.13;7 Os quais VÓS falaram a palavra de Deus, reflitam sobre o resultado do estilo de vida deles e imitem a sua FÉ. Guias que ensinam a palavra de Deus. Não devemos é seguir os GUIAS que estão desviando as pessoas da palavra de DEUS, veja Mat.15;14- Deixai-os, são GUIAS CEGOS, não os siga, irão cair no barranco. Porque cair? Estão cegos. São GUIAS de SATANÁS- 2 Cor.4;4 deus deste seculo...

  • Vania (aimores) - 25/05/2013

    Da a Ceza o que e de Ceza e a Deus o que e de Deus....claras as palavras de nosso senhor....tem muita gente vivendo nas custas de pessoas simples e inocentes,gente humilde que quizas no sobra p/ o pao de cada dia mas reune p/ dar nas igrejas.........e o pior de tudo e que quando estas pessoas nessecitan de algum lugar p/ viver,ou perde seu trabalho....no ten aceso a nenhuma ajuda monetaria de nenhuma religiao...a igrejas estan enriquecendo no nome do senhor.....tem pastor que no prega se os membros no da o dismo....

  • Robson Melo (BH) - 17/05/2013

    Bem, até que enfim eu concordo com o Erivaldo. Mas, como disse um amigo: a igreja faz mais bem do que mal. Portanto... Quem acredita nos "espertalões" que pague. Mas isso só nos mostra o quanto somos egoistas: Negociamos com Deus. Olha como sou bom! Dou o dizimo, e nem quero saber o que fazem com ele. Como eu disse, pague que acha que é certo, ou que "está escrito".

  • Erivaldo (Salvador) - 17/05/2013

    Ad, Jesus não pregou DIZIMOS, Ele não ensinou isso aos APOSTOLOS, Naquela igreja não se pregava DIZIMOS, leia todas as cartas às IGREJAS da BIBLIA e verá que DIZIMOS não existe. Porque voce ainda insiste nisso? Se alguem quer ganhar dinheiro que vá trabalhar, boa vida sem trabalhar, nem dentro da cadeia, se esses pilantras tivessem vergonha e fossem pregar o evangelho, com certeza deixaria de existir os MARCOS da vida, más infelizmente existem os tais, e são muito em muitas dessas. Servos de satanás, filhos do dia...

  • Erivaldo (Salvador) - 16/05/2013

    AD, infantil, é querermos FAZER A OBRA DE DEUS, sem perguntar a JESUS veja o que ELE diz; JOÃO.6;29 - Veja AD, meu amigo=== JESUS lhe responde ou lhes respondeu, SOMENTE CRER NAQUELE QUE O ENVIOU- Sabe porque JESUS diz ISSO? Porque ELE já FEZ essa OBRA NA CRUZ, agora nada mais podemos fazer porque já está feita por ELE, e por isso é que Jesus somente manda aqueles DISCIPULOS fazerem DISCIPULOS DELE, e não de Pastores ou apostolos, Jesus cumpriu e falou isso aos Apostolos, depois os apostolos tambem vai nos falar- ...

  • ad (aracruz) - 14/05/2013

    Erivaldo, obrigado por exemplificar muito bem o segundo erro infantil.

  • FRANCISCO MARDONIO DE SOUZA (fortaleza-ce) - 14/05/2013

    Jacó fez voto de pagar dízimo se vc fez voto pague ,porem eu conheço uma igreja alias eu creio que éa unica que não se cobra dízimo ,mas que cada um contribua segundo a vontade de Deus ,não por obrigação ou por vangloria ,pois Deus se agrada c os que dão por amor ( Igreja CCB) e nem vende e nem faz festa p arrecadar é bem diferente não. OBS se não pagar dízimo perde a salvação ,irmãos meditemos ,o homem é capaz de entender o apocalipse e não quer entender isto . JEOVA-MAKADESH.

  • Erivaldo (Salvador) - 14/05/2013

    Atos.17;24,25- Os escritos da biblia no NOVO TESTAMENTO está mentindo Sr. AD? Deus habita em templos? Deus é servido por mãos de homens? O texto não diz isso? Inventa outra AD. Deus não precisa de DINHEIRO, quem precisa de dinheiro são pessoas. O que é que voce quer inventar? Se basei na Biblia e não em suas filosofias. O proprio jesus quando falava; ESTÁ ESCRITO, ESTÁ ESCRITO, amigo se está escrito é porque quem escreveu conhece as escrituras, não é nenhum bobo como nós que achamos, ELES conhece profundamente das ...

  • ad (aracruz) - 13/05/2013

    O primeiro erro infantil é tentar fingir que o dízimo não é 10%. O segundo é justificar o amor ao dinheiro dizendo que Deus não precisa de dinheiro. O terceiro é tentando fazer a obra de Deus da própria maneira, simulando gastar o dízimo "ajudando os necessitados" da própria maneira. Em todo caso, Deus tem uma igreja e tem um plano, inclusive para o dinheiro, que no caso do dízimo, nem ao ser humano pertence , mas é de Deus.

  • André (São Paulo) - 13/05/2013

    Pelo papo o Erivaldo deve ser mais um desses que frequenta uma congregação, uma reunião de membros que não se denomina igreja e aí acha que é diferente dos demais... Isso tá na moda agora: é uma maneira de diferenciação para garantir a sobrevivência. Darwin explica!

  • Erivaldo (Salvador) - 13/05/2013

    Voce não sabe mesmo, más quanto o que voce coloca é verdade, más amigo, Jesus mandou fundar alguma igreja? Más se voce tem desejo de congregar é facil demais para isso e não precisa de dinheiro nenhum, de pastor nenhum,só precisa de DUAS OU MAIS PESSOAS e aí está uma congregação? Não entendo o porque de tanta desilusão, voce precisa de dinheiro para pregar o evangelho? Eu não preciso e isso eu faço diariamente, olho as palavras de JESUS e abservo-as, amigo a igreja é um organismo vivo, e continua a existir, Cristo ...

  • André (São Paulo) - 13/05/2013

    Aliás, os fieis não acham que todas as igrejas são iguais; eles acham que todas, menos a dele, são iguais. A dele, ou seja, a congregação na qual ele é membro é a única diferente! Mas o esquema funciona assim mesmo: cada um tem que acreditar que a sua crença é que é a certa. E vai ser assim até que Deus resolva, finalmente, botar fim nessa Babilônia. Se é que Ele ainda tem interesse nisso aqui; porque, pela demora, sei não...

  • André (São Paulo) - 13/05/2013

    Na hora de pagar o apartamento de 8 milhões, tanto faz se o dinheiro veio de dízimos, de ofertas, de contribuições, de membros ou de visitantes... Dinheiro é dinheiro! Agora dizer que japonês é tudo igual é pré-conceito, assim como dizer que toda igreja é igual também. Mas dinheiro extorquido dos fieis, esse é igualzinho!

  • Erivaldo (Salvador) - 13/05/2013

    Não andré, não é a mesma coisa, mesma coisa é um caminhão de japones, DIZIMOS e dado à TRIBO de LEVI, más as ofertas foram dadas a JESUS CRISTO naquela epoca, estou mentindo? Agora os Pregadores que não são PASTORES LADRÕES, sim estes podem fazer igual a PAULO, trabalhar para o seu sustento epegar as ofertas DOS MEMBROS, eu disse DOS MEMBROS e não dos visitantes, nas suas congregações, e esse dinheiro prestar conta a todos os membros, tudo isso feito com lisura e honestidade. Más isso não acontece nessas igrejas, o...

  • denis souza (manaus) - 13/05/2013

    realmente os dizimos serviam da ajuda ao necessitados e daqueles que não participavam da promessa Os levitas.Era em prol dos orfãos e viúvas e das portas dos levitas que faziam à obra e dos jornaleiros(trabalhadores que participam de algum trabalho de construção).

  • André (São Paulo) - 10/05/2013

    É verdade que algumas Igrejas já não cobram dízimos: elas aceitam "ofertas". No final é a mesma coisa: para quem recebe, o dinheiro é o mesmo!

  • Erivaldo (Salvador) - 10/05/2013

    Igreja não cobra DIZIMIS. Quem cobra são esses PASTORES LADRÕES. Primeiro é que Deus não delega a ninguem para Pastor, já co0meça errado por aí, HOJE nestes dias não tem PASTOR legitimado por DEUS zorra nenhuma, os que se dizem PASTORES são MENTIROSOS, pois quem foi que os colocou como PASTOR? MENTIRA DELES. Depois quem foi que deu autoridade para tomar DIZIMOS do povo? Se isso é feito pelos da TRIBO DE LEVI e o proprio Jesus não é da TRIO de LEVI? É da TRIBO DE JUDÁ. do qual Moises nunca falou a respeito de SACERD...

  • ad (aracruz) - 10/05/2013

    o dízimo separa os ladrões dos honestos;

  • Erivaldo (Salvador) - 10/05/2013

    Dar dizimos a tipos MARCOS, será que não aprendemos ainda que totos TODOS que se dizem PASTORES- SÃO FALSOS PROFETAS? TODOS esses televisivos tambem, todos ficaram ricos enganando com os DIZIMOS dos pobres brasileiros, estão apenas preparando o terreno para o anti-cristo, todos ELES são funcionários de SATANAS, preparando o campo para quando SATANÁS chegar com poderes e milagres que então voces dizimistas fieis e acreditando nesses falsos milagre, vai ser moleza para acreditar no ANTI-CRISTO. Paulo avisou desde aq...

  • Milton Lourenço Santana (São Paulo) - 31/03/2013

    Sábado, dízimo e circuncisão foram dados somente aos judeus, Abraão, Isaac e Jacob, Israel e Judá não para os gentios, fico triste pessoas que querem voltar aos preceitos que eram ordens exclusivas para os israelitas, lideres colocam julgo em cima dos fiéis, com teologia do medo, Jesus Cristo deu à Nova Aliança para os cristãos, tudo se fez novo, salvação e justiça, Ele morreu em nosso lugar para que tenhamos uma nova vida, então vivemos na graça e pela fé!!!

  • Cesar (Sorocaba) - 22/03/2013

    01 - Quem não dizima é ladrão? Coloco diante dos cristãos algumas de minhas objeções à prática do dízimo obrigatório (legalista), tanto de um ponto de vista bíblico como histórico. O Evangelho deveria ser as boas novas de Deus ao pobre. 02 - O dízimo legalista é um imposto religioso. Deve-se ensinar aos cristãos que, se não tiverem bens em abundância, devem conservar o que é necessário para sua casa e de forma alguma desperdiçar dinheiro com votos ou pagamentos legalistas. Deve-se ensinar aos cristãos que a oferta...

  • Erivsldo (Salvador) - 22/03/2013

    Tambem tenho aprendido com os diversos comentários postados pelos Amigos. Eu não estou buscando filosofias nem teologias a respeito de Deus e de Cristo, se eu as quizesse, para isso existem lugares apropriados, Busco pessoas que concordando ou não, más para mim são de muita valia, porque o importante de tudo isso é que no final podemos dizer que fizemos o que era pra fazer por amor ao evangelho de Cristo e dos apostolos, pregar, pregar, não importa se os ouvintes são teologos, falem grego, hebraico, mestres, não in...

  • Paulo (sp) - 22/03/2013

    Poxa legal saber que temos pessoas como o Erisvaldo nessa verdade que poucos tomaram o conhecimento dela, se puder Erisvado deixa seu email p podemos trocar assuntos tive boas aulas lendos seu comentarios..... um abr fica na paz

  • Erivaldo (Salvador) - 16/02/2013

    Voces estão certos, Procurem o caminho antigo Jr. 6;16 e encontrará. Há agora alguem que prega a verdade. Podem fazer a prova disso. Ele está conosco para mostrar o quanto esse FALSOS PASTORES, cães gulosos, NOS ENGANAM nessas sua FALSAS IGREJAS.

  • antonio (são paulo) - 11/02/2013

    minha mãe foi dizimsta durante 37 anos.embora o meu pai não era crente mais a metade do pagamento dava pra minha mãe fazer compra era dai que a minha mae tirava o dizimo. hoje 2013 a minha mãe ainda sonha com a casa ,quem se deu bem foi os filhos do pastor no terreno grande fizeram suas casas e não pagam aluguel e o pastor tambem, e olha que a minha mãe foi fiel, não passou fome na vida , mas a casa propia ainda não veio. dizimos só é bom pro pastor e familia

  • Emanuelly (Cuiabá) - 18/01/2013

    Virei Cristã a pouco tempo e me veio a \"sede\" pela palavra de Deus. Descobri o quão prazeroso é estudar as Escrituras. No entanto, ver como a interpretação do dizimo foi dada tão fora do contexto foi minha primeira decepção. Ver o pastor pregar obrigatoriedade no cumprimento de uma lei mosaica somado com teologia da prosperidade me desanimou muito. Se eles precisam de verbas para custear a igreja, não poderiam ser sinceros? Pedir ofertas com esse propósito? Porque manter uma instituição que não está de aco...

  • Erivaldo (Salvador) - 30/12/2012

    Bom dia, as igrejas cobram DIZIMO? Não cobram nada, os seus pastores é que são CÃES GULOSOS que não se fartam. Todas essas falsas Igrejas com seus FALSOS pastores, Procuram ganhar DINHEIRO das pessoas enganando com Malaq. 3;8,9,10. Todos se não se arrependerem, eu disse Todos irão pro INFERNO e SEM VOLTA, más o Pior é que; Guias CEGOS, e se um guia cego te guiar, ambos cairão no abismo, voce e Ele, porque ao inves de estar seguindo os MANDAMENTOS QUE CRISTO deu aos Apostolos para nós, ao inves disso estão seguindo...

  • CESAR ALONSO CARRERA (UMUARAMA - PARANÁ) - 18/10/2012

    HOJE NOSSAS IGREJAS DEVERIAM ADOTAR O QUE PAULO ORIENTOU, AS IGREJAS. LEVANTAR OFERTAS ALÇADAS TODOS OS MESES, E DESTAS OFERTAS ALÇADAS, SEPARAR SALÁRIOS DE PASTORES E TRABALHADORES DA IGREJA, DESPESAS DA IGREJA COM MATERIAS DE LIMPESA E OUTROS. E AJUDAR OS POBRES E OS NECESSITADOS DA PRÓPRIA CONGREGAÇÃO, E ABOLIR DE UMA VEZ POR TODAS O NOME DÍZIMO. ISSO JÁ NÃO EXISTE MAIS JESUS CRISTO JÁ NOS LIBERTOU DE TODA A LEI E NÃO DE PARTE DELA. TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE NÃO FALTARA RECURSOS PARA OS MEMBROS E NEM OS PASTOR...

  • Rubenilson (Jequié - BA) - 08/10/2012

    Qual a sua interpretação sobre MALAQUIAS 3 (1-18)

  • Monttenegro (Rio de Janeiro) - 07/04/2012

    Porque ninguém prega sobre as duas casas referida em Malaquias 3:10? CASA do tesouro e CASA de Deus. casa do tesouro onde deposita-se o dizimo, ou tesouraria da igreja; para que haja mantimento na \"casa de Deus\" ou seja, eu, vc e todos pobres, viúvas e nessecitados. Mateu 25:31-40. E um bando de LADRÕES trajados de \"apóstolos, bispos, pastores e Missionários enriquecendo com a gurdura das ovelhas. Uma emissora de televisão de um \"BISPO\". Faz matéria sobre a compra de umas propriedades de um tal \"apostolo\" q...

  • Reforma Já (.) - 18/02/2012

    Olá, a paz! Gostei muito do seu conceito. Portanto, convido o amigo a ler um TCC acadêmico/teológico sobre o "dízimo" que está postado no site [ www.reformaja.org ] no link "arquivos": A sombra do Templo no Dízimo e na Igreja. Também acreditamos que o material produzido faça parte do vosso ambiente de estudo e análise. Por esta razão, leia a pesquisa até o fim se for possível, pois o desenvolvimento do texto é realmente desafiador. Um abraço!

  • leilla (pr) - 12/11/2011

    Por que se fala tanto em dízimo, defendendo-o com unhas e dentes, mas quase nada se fala sobre ter tudo em comum e outras coisas como “ajudar os domésticos na fé” e “não amar somente de palavra e de língua mas de fato e de verdade”? Em qual proporção a Bíblia fala de uma coisa e de outra?

  • ana (rgt) - 03/09/2011

    Se você já leu, no mínimo, os quatro evangelhos canônicos e o livro de Atos, conhece bem as histórias da viúva pobre, do rapaz rico e da comunidade de bens entre a igreja pós ressureição e ascensão de Cristo. Agora, aponte, com exatidão, onde diz que em qualquer um desses casos os seus protagonistas deram ou foram influenciados a dar 10% dos seus bens materias? A viúva pobre deu TUDO que tinha (Marcos 12:44), o jovem rico foi incubido de dar tudo AOS POBRES e depois seguir a Jesus (Marcos 10:21), além da igreja ...

  • benedito (Niteroi) - 24/08/2011

    Vamos tirar essa dúvida em Atos dos Apóstolos Cap.4 e 5, Escrito por Lucas?, Serei mais razoável, At 4:34 à 5:16 ok amados. Deus abençoe os leitores.

  • adlson (sao paulo) - 19/08/2011

    1= TIMOTEO 1\8 A LEI SEUS OBJETIVOS sabemos porem que a lei e boa se alguem dela faz uso legitimo.sabendo isto a lei nao e para quem e justo mas para transgressores e rebeldes impiedosos e pecadores impios e mundanos para os que matam seus pais .assassinos IMORAIS SODOMITAS SEQUESTRADORES DE HOMENS . MENTIROSOS PERJURADORES E PARA OS QUE SE OPOEM A SAM DOUTRINA SEGUNDO O EVANGELHO DA GLORIA DO DUES BENDITO

  • adlson (sao paulo) - 19/08/2011

    1= TIMOTEO 1\8 A LEI SEUS OBJETIVOS sabemos porem que a lei e boa se alguem dela faz uso legitimo.sabendo isto a lei nao e para quem e justo mas para transgressores e rebeldes impiedosos e pecadores impios e mundanos para os que matam seus pais .assassinos IMORAIS SODOMITAS SEQUESTRADORES DE HOMENS . MENTIROSOS PERJURADORES E PARA OS QUE SE OPOEM A SAM DOUTRINA SEGUNDO O EVANGELHO DA GLORIA DO DUES BENDITO

  • adilson (sao paulo) - 19/08/2011

    ANA VC FOI FUNDO .QUE ELUMINACAO realmente este texto fala tudo

  • Oliveira (Tijucas) - 19/08/2011

    Esta questão é simples, mas ao mesmo tempo complicada, pois quem depende do dizimo defende o dizimo, veja bem a tribo de Levi foi separada para o sacerdócio não tendo possessão de terras, por esse motivo as outras tribos contribuíam com 10% de tudo que produziam. Com a vinda de Jesus Cristo (sumo sacerdote), ouve a mudança de sacerdócio, pois Jesus não era Levita e sim Judeu (tribo de Judá), assim sendo mudança na lei, pois a tribo de Judá nunca recebeu o dizimo.

  • ad (colatina) - 18/08/2011

    dessa vez eu concordo com a ana.

  • ana (rgt) - 18/08/2011

    os dízimos não eram para enriquecimento dos Levitas, ao contrário, fica bem claro neste texto que “no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão“. Ou seja, não era um “bom negócio” aos olhos humanos ser um Levita. Trabalhar na casa de Deus era um trabalho que não renderia frutos terrenos mas sim frutos espirituais e estes frutos espirituais eram para todo o povo escolhido e não apenas para eles que eram sacerdotes. Por este texto já tiramos uma conclusão para este ponto do artigo. Qualquer pastor que enriq...

  • adlson (sao paulo) - 18/08/2011

    1.T IMOTEO A LEI E OS SEUS OBJETIVO,,,

  • Antonio de Mello (Londrina) - 18/08/2011

    Ele deu um Novo mandamento e não um mandamento Novo...

  • PAULO (IGP (SP)) - 17/08/2011

    E o mais lastimável em tudo isso, os eruditos que fazem a mídia no meio dos evangélicos exumaram uma lei extinta, a maquiaram e adaptaram-na ao sacrifício do Cordeiro Deus, em benefício próprio. Então perguntamos: Se precisamos voltar às fábulas judaicas, qual o discernimento de doutrina sobre a Palavra do Senhor Jesus (João 13.34), ao pronunciar: Um Novo mandamento vos dou? A atual situação dos que se dizem crentes, mas sem compromisso com o Evangelho de Cristo é preocupante, porque a palavra adverte: Ai dos que ...

  • ad (colatina) - 17/08/2011

    é tão simples...pra mim faz todo o sentido este texto de Romanos...para os desobedientes não...e guardar a lei de Deus não entra em contradição com nenhum princípio bíblico.

  • Cesar (São Leopoldo(RS)) - 17/08/2011

    Romanos 7:12 :"E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom".

  • adlson (sao paulo) - 17/08/2011

    ad entre escrever direito ou correto eu prefiro o incorreto nao foges do asunto .ana esta pagina e um doce. fico imaginando em um pais onde nao existe assalariados como eles pregarian o evangelio .

  • renan L.T. (sol) - 17/08/2011

    Ana porque me chama de burro?eu não mereço tanto,Ana vomos dar valor a quem trabalha,vamos dar valor a quem dar murro,o burro é quem merece uma medalha,o burro é quem trabalha o burro é quem dar murro...kkkk só voçê Ana para mim fazer sorrir..vique com Deus.

  • ana (rgt) - 17/08/2011

    O que o batismo aqui tem aver com o dízimo? O que o papa tem aver com Cornélio? Deixe de ser burro Renan e vamos voltar para o dízimo.

  • renan L.T. (sol) - 16/08/2011

    eu acho que Cornélio e toda sua casa não foi batizado quando criança,porque o apostolo pedro batizou eles,ou será que Pedro fez dois batismo,Pedro não respeitou o batismo de Cornélio quando ele era criaça,que falta de respeito Pedro,para os católicos,eles te considera PAPA e voçê pisa na bola com os católico,eu acho que Pedro tinha que se converter,pois estÁ sendo contra os conceitos da ICAR.

  • renan L.T. (sol) - 16/08/2011

    O que me chama a atenção em Cornélio é que ele era um verdadeiro católico da corte chamada italiana,homem reto temente a Deus com toda a sua casa e de continuo dava esmolas, e pedro foi chamado para pregar o evangelho para ele,antes dos homens chegar a casa onde Pedro estava,Pedro teve uma visão, viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.. No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu.Deus deu esta visão p...

  • ana (rgt) - 16/08/2011

    Tb não entendi. mais o centurião Cornélio pelo que me consta dava esmola voluntariamente.Ele quis dizer que: Jesus ao invés de pedir dinheiro pra comprar pão pra toda aquela gente.Preferiu multiplicá-los. Concordo Adilson.

  • ad (colatina) - 16/08/2011

    cara escreve direito...nem dá pra entender.

  • adilson (sao paulo) - 16/08/2011

    ana aqui vai un bom exp de um homem rico .atos 10=1 CORNELIO ELE ERA PIEDOSO E TEMENTE A DEUS . AD AQUI vai uma pergunta se hoje ovesse uma grannnnde concentracao de pessoas .cera que dividiriao o pao OU PASSARIAO ASALVA. JESUS NAO PEDIU DIZIMO MAIS PARTIU O PAO .

  • adilson (sao paulo) - 16/08/2011

    ana aqui vai un bom exp de um homem rico .atos 10=1 CORNELIO ELE ERA PIEDOSO E TEMENTE A DEUS . AD AQUI vai uma pergunta se hoje ovesse uma grannnnde concentracao de pessoas .cera que dividiriao o pao OU PASSARIAO ASALVA. JESUS NAO PEDIU DIZIMO MAIS PARTIU O PAO .

  • ana (rgt) - 16/08/2011

    Outra passagem para refletir: “Olhando para os seus discípulos, ele (Jesus) disse: Bem-aventurados vocês, os pobres, pois a vocês pertence o Reino de Deus” (Lc 6.20) e “Mais ai de vocês, os ricos, pois já receberam sua consolação” (Lc 6.24). Será que Deus não gosta dos ricos? Ou será que os ricos não gostam de Deus?

  • ad (colatina) - 16/08/2011

    gente aprende uma coisa: ser rico não é pecado.Jó era rico, Abraão era rico e outros...nem por isso Deus pedia pra eles venderem tudo e dar aos pobres, justamente pois eles eram homens retos e administravam bem as riquezas. O jovem rico era avarento, e por isso Jesus pediu que vendesse tudo, pois o jovem era apegado as riquezas. Para nós, Deus não pede todo nosso dinheiro, apenas 10%...

  • ana (rgt) - 16/08/2011

    As riquezas são, na perspectiva de Jesus, um obstáculo, tanto à salvação como ao discipulado (Mt 19.24; 13.22). Transmitem um falso senso de segurança (12.15ss.), enganam (Mt 13.22) e exigem total lealdade do coração (Mt 6.21). Quase sempre os ricos vivem como quem não precisa de Deus. Na sua luta para acumular riquezas, os ricos sufocam sua vida espiritual (8.14), caem em tentação e sucumbem aos desejos nocivos (1Tm 6.9), e daí abandonam a fé (1Tm 6.10). Geralmente os ricos exploram os pobres (Tg 2.5,6). O cristão...

  • Antonio de Mello (Londrina) - 16/08/2011

    Erinaldo, vai resolver eu provar a profissão da viuva? fica quieto, meu. Dá licença. O teu negócio é Tradição. Concilio de Latrão, Niceia. Sto agostinho e cia. Você tá na deles. Dá quando pode, e quanto pode, e quanto quizer. Dizimo é Biblico meu. Dízimo não é brincadeira não...Dizimo é assunto de fidelidade. Mordomia. Somos mordomo de Deus. O Mordomo toma conta das coisas do seu Patrão. É um administrador...Este é um pensamento do Céu. Da Palavra de Deus...Na parábola do rico e lázaro Jesus disse: Eles tem Moisés ...

  • adilson (sao paulo) - 15/08/2011

    AAAAAAAAAAAAA belo exenplo da viuva .alguen ai pude me dizer o que a LEI medis sobre as viuva e os orfom .nao se esquessan que ela vivia sebre a lei. nao na graca

  • ana (rgt) - 14/08/2011

    Mesmo que ela não fosse agricultora.Mais isso não prova que ela pagava o dízimo. E sim que ela deu uma oferta voluntaria.

  • Erinaldo (Recife) - 14/08/2011

    Antonio, prove que ela não era

  • Joyce (Araras) - 14/08/2011

    RAAA! o Antonio é d+....Valeuuu

  • Antonio de Mello (Londrina) - 13/08/2011

    A viuva pobre, era agricultora?

  • ana (rgt) - 12/08/2011

    Portanto, vemos que Javé ordenou que os agricultores e pecuaristas dêem a Ele o dízimo dos frutos das suas plantações, e os dízimos dos seus bois, ovelhas e cabras. Assim sendo, vemos que Deus nunca mandou que os assalariados, que na Bíblia são chamados de jornaleiros, ou diaristas, dêem dízimos dos seus salários.

  • PAULO (IGP (SP)) - 10/08/2011

    Surge no denominacionalismo a figura do hipócrita social representando um papel que ele mesmo não crê. Líderes financistas, guardiães de um institucionalismo ferrenho, criado para perpetuar seus próprios interesses corporativistas, ludibriam multidões de sinceros. Um dia a lei de Newton das paixões sufocadas vai vingar todo este descalabro que, perplexos hoje testemunhamos. Levado a cabo em nome da religião. A cada ação repressora acontecerá no futuro uma ação igualmente contrária. Quando? Quando a verdade liber...

  • adilson (sao paulo) - 09/08/2011

    AAA QUE BOM ,SE OBEDESSES-MOS EM TODAS AS SUPREMACIA DA SUA VONTADE.NAo SO NOS DIZIMOS .PORQUE DEVEMOS CUMPRIR TODA SUA VONTADE NAO SO UMA QUE BENEFICIA PRINCIPALMENTE O HOMEM.

  • Joyce (Araras) - 08/08/2011

    Nossa pra que se desgastar gente num quer dar o dizimo num da. Só respeite aqueles que obedecem a palavra de Deus, afinal de conta o dinheiro é da pessoa ela decide o que fazer com ele e pronto... Sejam felizesss bjud Adorei esse site...

  • ana (rgt) - 08/08/2011

    Estou falando da realidade, vcs vivem num mundo de fantasia. mais a realidade é bem outra.

  • ad (colatina) - 08/08/2011

    cade sua fé?? Não acredita em Deus não?

  • ana (rgt) - 08/08/2011

    Quanto vcs acham que esta um salario mínimo? A maioria do povo sobrevive com um salario mínimo se vcs não sabem. Pra quem paga aluguel, agua ,luz ,filhos pequenos ,filhos na escola. Um aluguel aqui numa casa simples não sai menos que 300.00. quanto vcs acham que sobraria pra uma familia que paga o dízimo?

  • ana (rgt) - 08/08/2011

    Quando eu ver com os meus próprios olhos,alguma coisa boa feita por uma dessas seitas que obrigam seus seguidores a pagar o dizimo, eu colocarei aqui é .Mais ainda nunca vi nada feito por alguma dessas seitas. Nem sequer abrir as portas para os desabrigados das enchentes eles abriram. Não é o meu caso eu graças a Deus não preciso. Estou falando dos assalariados, dos flagelados,dos desempregados enfim das pessoas que precisam.Pelo jeito não vivemos no mesmo país. Aí fica dificil, nos concordarmos.

  • ad (COLATINA) - 08/08/2011

    o ana, entenda o seguinte: nós não somos julgados de acordo com a nossa justiça, mas pela justiça de Deus. A Bìblia compara nossa justiça a trapos de imundície.sabe o que é isso?E um pedaço de tecido que as mulheres usavam durante o período menstrual.isso é a nossa justiça. Portanto, não importa o que eu acho ou o que vc acha. Se vc não seguir a orientação de Deus, vc está no caminho errado.

  • Antonio de Mello (Londrina) - 08/08/2011

    Ana, abaixo vc pergunta em qual dos 10 mandamentos é ordenado a devolução de dizimos. Resposta: Nos 10!Se você ama a Deus, você devolve por amor a Deus. Se você ama o proximo, você devolve por amor ao proximo...Entendeu? Devolvendo o dizimo vc contribui para a pregação do evangelho que alcança novos membros.

  • ana (rgt) - 08/08/2011

    Eu penso assim: ajude com o que puder e como puder,não tem que me impor quantia. Eu vou dar o que eu quizer e se eu quizer ninguem me obriga a nada. E tem outras maneiras de ajudar o próximo ,Não enchendo conta bancaria de igreja que vc vai salvar o mundo.

  • ana (rgt) - 08/08/2011

    Eu nunca disse que não tem que ajudar a igreja. Eu sou contra a imposição. Quanto aos impostos que os legisladores não fazem bom uso é outra coisa porque os impostos são obrigatórios e os dí zimos não. Eu cumpro certinho pq sou uma cidadã e seja como for esse dinheiro é revertido em merenda escolar,remédios, na educação, é claro que metade vai para conta de algum espertalhão.Muitos vêem o dizimo como uma obrigação, porém o dizimo não deve ser visto como uma obrigação e muito menos deve ser dado por interesse. Af...

  • PAULO (IGP (SP)) - 08/08/2011

    A meu ver, vcs dizimistas estão errados, equivocados, enganados e, talvez, inocentes, pois estão sendo guiados intencionalmentes para pagar dízimos e sustentar uma cambada que querem viver do bom e do melhor. Que Deus dê entendimento a vcs.

  • adilson (sao paoulo) - 07/08/2011

    irmao antonio mello me perdoe eu estava escrevendo para outra pessoa acabei usando o seu nome. na verdade eu me dirigia a (ad.colatina).esta´ bençaõ.

  • adilson (sao paoulo) - 07/08/2011

    a paz meu querido irmao antonio mello. estou cintindo falta dos seus belos conhesimento.eles me enriquecem nao se cale.ap sjc

  • ad (colatina) - 07/08/2011

    muito legal sua confissão ana...quer dizer que vc acha importante pagar os impostos e não devolve o dízimo?Então pensa comigo: se vc acha injusto devolver o dízimo porque alguns pastores não fazem bom uso, então não devia pagar impostos, porque os políticos também não fazem bom uso do dinheiro público...e aí??vai inventar que desculpa agora?Quem quer fazer dá um jeito, quem não quer dá uma desculpaE vc pelo visto está conhecendo bem e vontade de Deus e não está querendo obedecer e fica dando desculpa. Pra vc, Jesus...

  • ana (rgt) - 07/08/2011

    Quem rouba são eles,e não eu, eu trabalho pago meus impostos não deve nada pra ninguem, ladrôes são esses pastores safados que se aproveita da desgraça alheia pra tirar proveito,desses imbecís ,desses burros, que quando a gente tente alertá-los eles falam que a gente esta com demônio .Oh .raça de gente idiota.Até quando terei que suportá-los?

  • ad (colatina) - 07/08/2011

    ana...viaja não...a questão toda é o escorpião no seu bolso...larga de ser muquirana!!Vai perder tudo hein se ficar roubando a Deus!!cuidado hein...Se roubar os homens já é feito, imagina roubar a Deus!!O problema disso aí q vc citou do R R Soares é que a adoração não é completa...fica como um simples pagamento mesmo, não como um reconhecimento que Deus é o criador e mantenedor. Só queria saber o que a ana faz como "boa cristã" que diz ser...

  • ana (rgt) - 07/08/2011

    Bem mais pratico né,eles tambem aceitam cheques pré datados,cheques em branco etc,continuem pagando não parem,ou vcs querem ir para o inferno?

  • ana (rgt) - 07/08/2011

    Renan,Antonio e Ad.agora ficou mais facil pra vcs pagar o dízimo, Tb pode ser pela internet. Esta bem mais facil agora,vejam que maravilha:O Missionário R.R.Soares, líder da Igreja Internacional da Graça, que acaba de lançar uma nova modalidade de coleta de dízimo, por meio de débito automático em conta-corrente. Segundo Soares divulgou em seu programa na Band, o membro da igreja poderá fazer suas doações mensalmente de forma mais prática. Para isso o fiel deve preencher um cadastro nos sites da igreja e passar ...

  • Erinaldo (Recife) - 07/08/2011

    Os donos de igrejas: Edir macedo, R.R. Soares, Valdomiro Santiago etc dão dízimos? Pastor dá dízimo? E olha que Eles os donos da igreja não têm só carro zero, tem também jatinhos particular, helicóptero e mansões.

  • renan L.T. (sol) - 06/08/2011

    PAULO (IGP)HA 10 ANOS QUE VC NÃO SABIA DA IMPORTÃNCIA DO DIZIMO,VOÇÊ FAZIA ISTO COM O CORAÇÃO FEVHADO E COM MAGUAS,POIS NO TEU CORAÇÃO VC TINHA O DIZIMO COMO UM PESO NO SEU BOLÇO,DEU PARA ANALISAR ESTAS PALAVRAS EM TEU COMENTÁRIO,PROVA ESTA; VC PAULO PRESISA SER UMA PESSOA JUSTA COM DEUS,O SALMISTA DIZ: NUNCA VI UM JUSTO DESAMPARADO NEM SUA DESENDÊNCIA MENDIGAR O PÃO.PAULO UMA PESSOA CONVERTIDA EM CRISTO NÃO PASSA NESSECIDAD, AGORA EU A MUITOS ANOS CONTRIBUO COM O DIZIMO,E MEU DEUS NUNCA DEIXOU FALTAR NADA QUE NESS...

  • adilson (sao paoulo) - 06/08/2011

    PRimata na rede.meus irmaos quando eu fiz esta pergunta. eu sabia que averia varias enterpretaçoes.eu apenas queria me desbafa .pois fico muito triste ao ver da forma que emsinam odizimo.eu me lembro de um rei que se despio de sua gloria. para nos ensina o amor. em lucas 18:12 um fariseu se gloriando das suas obras .em quanto um publicano se umilhando-se. qual dos dois fui justificado.na passagem DO jovem rico JESUS DISSE .VAI VD TD TEMS DE AOS PB E ME SIGAS.SERA QUE HOJE SERIA ASSIM.OU DE TUDO AIGREJA E SEJA ABEN...

  • ana (rgt) - 06/08/2011

    Vou perguntar de novo: Em qual dos 10 mandamentos esta ordenando que se pague o dízimo? Seja mais claro Antonio ainda não entendi. 1º 2º 3º qual?

  • Antonio de Mello (Londrina) - 06/08/2011

    Hebreus 7:12... “A lei ordenava que unicamente os levitas podiam servir no tabernáculo e que só os filhos de Arão podiam ser sacerdotes... Se fosse eleito um sacerdote de outra tribo (vers. 13) haveria sido necessário mudar a lei, e com isto se houvera introduzido uma nova ordem de coisas (cap. 8: 13)”. Esta lei neste texto de Hebreus refere-se à Lei do Sacerdócio Levítico; nem de perto faz menção ao decálogo, os Dez Mandamentos. “A Epístola aos Hebreus trata quase exclusivamente do ritual do santuário, da função s...

  • Erinaldo (Recife) - 06/08/2011

    ad,.. aí eu pergunto: vcs acham que Deus é que precisa do dinheiro ou é vc que precisa reconhecer que Deus te deu 100% das suas riquezas e só pede 10%??Hein??.essa sua perguntinha devia ser feita a seu amigo depois do falso batismo. Criticar atraves das entrelinhas é fácil difícil assumir o seu sim. Que seu SIM seja SIM e seu NÃO seja NÃO!!

  • mary (sp) - 06/08/2011

    De vcs falarem em dizimo,tive uma idéia: Todo mes vou guardar 10% do meu salario no banco,e vou ver quanto eu consigo ajuntar em um ano. Vou pagar o dízimo pra mim mesma, que boa idéia vcs me deram.

  • ana (rgt) - 06/08/2011

    Em qual mandamento do decálogo esta a ordenação para se pagar o dízimo? não encontrei,me mostrem por favor

  • ad (colatina) - 06/08/2011

    REVISÃO PARA ANA: lei pode ser: os 5 primeiros livros ou as leis que moisés escreveu e que foram colocadas ao lado da arca, conforme expliquei em outro tópico ou ainda a lei dos 10 mandamentos. Mas fiquei surpreso ao ver que a ana escreveu isso:Ele tomou a iniciativa e cravou a lei cerimonial na cruz declarando que somos livres! Ana está diferenciando leis cerimoniais das leis morais!! Que avanço hein!!Continue assim ana. Deixa o Espírito falar, mesmo que vc não entenda ainda. Sò para esclarecer: UM dia fui no ba...

  • jose (são paulo) - 06/08/2011

    CONTINUAM COBRANDO DÍZIMO, PORQUE SÃO ESPERTALHÕES E PILANTRAS. SÓ POR ISSO.

  • ana (rgt) - 06/08/2011

    E, se voltarmos na lei que fora direcionada especificamente aos filhos de Levi, aos que receberam o sacerdócio do Senhor Deus e, se aplicada aos crentes hoje, ela torna-se intempestiva e ilegítima, porque os “pastores” de hoje não são sacerdotes levitas. E Jesus afirmou que a lei e os profetas duraram até João (Lucas 16.16), e mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz mudança na lei (Hebreus 7.12). Portanto amados, apenas esses três versículos (5, 11,12) do capítulo 7 da carta aos Hebreus, ...

  • Antonio de Mello (Londrina) - 06/08/2011

    Paulo, se vc tivesse devolvendo os dizimos, seria abençoado, mas vc mesmo disse que parou de PAGAR, o dizimo. Você usou a mesma expressão quando referiu ao compromisso com a prestação da casa e a prestação do carro. Dizimar não é pagar nada pra Deus. Dizimar é querer compartilhar com o avanço da pregação do evangelho eterno com uma pequena parcela que Deus requer daqueles que já se sentem comtemplados com inumeras benção sem as merecer. Dizimar é um ato de amor. Dizimar é demonstrar amor àquele que nos amou primeir...

  • ana (rgt) - 05/08/2011

    Os que defendem que o dízimo deve ser destinado apenas para o sustento dos pastores, os levitas modernos, deveriam incluir nesta lista outros trabalhadores da igreja: músicos, cantores, zeladores, construtores, diretores da escola sabatina, anciãos. Nem todos os levitas trabalhavam no Templo. Havia organização de turnos. O “pico” das atividades acontecia em época de festas. Por isso vemos as instruções de sustento do clero em Número 18 quando em atuação no Templo e em Deuteronômio 14 para os levitas que estavam ...

  • ana (rgt) - 05/08/2011

    A SUPERSTIÇÃO é a contramão da GRAÇA. A superstição manda cumprir exigências a fim de se livrar das conseqüências. A graça já nos fez conseqüências. Somos a conseqüência do amor de Deus. Ele tomou a iniciativa e cravou a lei cerimonial na cruz declarando que somos livres!

  • renan L.T. (sol) - 05/08/2011

    Ana sei que estas palavras postada não são tuas,mas vamos lá,tire a cobra jararaca que está no teu bolso kkkk. Ana não se paga Dizimo,pagar é quando vc deve a alguém, e é cloro tem que pagar.Dizimo é um ato de FÉ e de agradecimento a Deus pelas dádivas recebidas, você Ana citou o texto de (Atos 16:30,31)quando Paulo diz crer no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa, Paulo está trazendo em memória o que Josué disse para o povo idolatra,Josué disse ao povo:escolham hoje a quem irá servir,ao deus dos seus antepass...

  • PAULO (IGP (SP)) - 05/08/2011

    Ja fui dizimista a mais de 10 anos,parei de pagar faz um ano. Em um ano ja consegui pagar minha casa e ja estou pagando o meu carro. Quando eu era obrigado a dar 10% todo mes do meu salario meus filhos passavam fome. Dizimo nunca mais. Demorei mais aprendi.

  • ad (colatina) - 05/08/2011

    ana, muito dããa isso q vc escreveu hein...larga de ser mão de vaca e devolve o dízimo!!

  • ad (colatina) - 05/08/2011

    ana, muito dããa isso q vc escreveu hein...larga de ser mão de vaca e devolve o dízimo!!

  • ana (rgt) - 05/08/2011

    Neste artigo, o autor argumenta que Malaquias 3:8-11 nas mãos dos defensores do dízimo, é uma enorme fraude exegética. Toma-se o texto fora do contexto criando-se um pretexto financista Criar uma nova doutrina bíblica utilizando textos fora do contexto é muito fácil. Se tomarmos, por exemplo, Atos 16:30 e 31 isoladamente, poderemos ensinar que basta um dos membros de uma determinada família se converter para que todos os demais estejam salvos, afinal não é isto que Paulo está dizendo? “Crê (crê tu. Paulo não est...

  • renan L.T. (sol) - 05/08/2011

    Francisco Mafra,parabêns,para um bom entendedor meia palavra só basta,eu sei que voçê tem muito mais argumentos sobre o Dizimo,mais fiquei muito satisfeito por esta colocação postada. que Jesus Cristo dê saúde a vc e sua Familia,e que as portas dos Céus esteja sempre abertas para voçê.(agora os Tobias e Sanbalates vão se opor. certo? )

  • ana (rgt) - 05/08/2011

    Continuem pagando,paguem mesmo só não se esqueçam se algum dia vcs precisarem de ajuda de uma igrejas dessas ,elas são as primeiras a te virar as costas. tem centenas de desabrigados da enchente aqui e até agora não apareceu nenhuma igreja protestante para ajudar. A única que lhes abriu as portas para acolhê - los foi a católica e a espita. Essas estão de parabens

  • adilson (sao paulo) - 05/08/2011

    ola antonio percebir que vc nao tem problema com a escrta. nos primata somo assim.nos falta entendimento.

  • Francisco Mafra (Saõ José de Ribamar) - 05/08/2011

    errata: Quis dizer cardiológico

  • Francisco Mafra (Saõ José de Ribamar) - 05/08/2011

    Quando o assunto é dinheiro, o nó sobe na garganta. No meu entendimento o dízimo tem pelo menos duas finalidades paralelas: Uma é manter a causa do evangelho e outra é provar o coração das pessoas. Tanto que muitos que questionam não são dizimistas, ou seja, estão preocupado com o que os outros fazem. Dízimo é dizer a Deus: Senhor, não valorizo mais o dinheiro do que a tua palavra, pois sei que tudo que chega às minhas mãos é bençao provinda de ti. Aos que questionam e duvidam quanto a legalidade espiritual do ...

  • ad (colatina) - 05/08/2011

    somos!Tanto que fiz uma pergunta e não uma afirmação.Visto que normalmente os primatas tem polegar opositor e conseguem manusear bem objetos, coisa que o amigo parece que não estava conseguindo.rs

  • mary (sp) - 05/08/2011

    Todos nós somos primatas, ou vc não é?

  • ad (colatina) - 04/08/2011

    adilson é um primata??não entendi um monte de palavras.Eu não vou nem questionar porque um indivíduo que pensa que não existe lei pode ser muito perigoso...

  • adilson (sao paulo) - 04/08/2011

    a paz meu irmao antonio de mello. acabei de ler seu comentario.mais meu irmao vejo que vc nao conhece mateu 22.29 ERRAIS NAO CONHECENDO AS CRITURAS NEM O PODER DE DEUS . ESTUDE HEBREUS. E FASSA SEGUINTE PERGUNTA , ASIMESMO. PR QUEM FOI ESCRITO. E PORQUE AI ENTAO VC VAI ENTENDE SOBRE A QUEDA DO TEMPRO E DA LEI . HOJE NAO EXISTE PROFETA MAIS SIM. DAO DE PROFECIA APAZ DONHOR JC

  • Antonio de Mello (Londrina) - 04/08/2011

    Ana, é claro que Jesus nunca pediu dinheiro pra ninguém. Por que Jesus iria pedir dinheiro? Jesus veio aqui simplesmente para transformar o carater dos seres humanos, passando de mundanos para celeste. Ou seja, Jesus veio aqui mostrar seu Pai. Deus. Quem vê a mim vê o Pai. Quem aceita o carater de Jesus, é apto para morar no céu....Portanto, quando Jesus chegou aqui, já havia um sistema religioso em funcionamento que era o templo de Salomão, a igreja dos judeus. Alí já era praticado o sistema de arrecadação de dizi...

  • ana (rgt) - 02/08/2011

    Porem, alguém poderá apontar para Malaquias 3.10 tentando justificar que fora ordenado ao dízimo, ser levado para casa do tesouro. No entanto se meditarmos nos livros de II Crônicas 31.5-12 e Neemias 12.44-47 vamos entender melhor o porquê Malaquias mandou levar o dízimo a casa do tesouro. Disse o Senhor: Para que haja mantimento na minha casa. E o que é mantimento? Aquilo que mantém, provisão, sustento, comida, dispêndio, gênero alimentício, etc. Leia o estudo A REVELAÇÃO DO CAPÍTULO 3 DE MALAQUIAS para discer...

  • aD (Colatina) - 02/08/2011

    AAAAAAAAAAAA LE MALAQUIAS 3:8! rOUBARÁ O HOMENS A DEUS?TODAVIA, VOS ME ROUBAIS E DIZEIS: EM QUE TE ROUBAMOS? NOS DIZIMOS E OFERTAS. SE VC NAO DEVOLVE O DIZIMO E NAO É GRATO EM SUAS OFERTAS VC ROUBA, FURTA, O PROPRIO DEUS!!SE ARREPENDEE LEIA O VERSO 10: DIZ Q PODEMOS PROVAR A DEUS NISSO.A UNICA VEZ NA BIBLIA Q PODEMOS PROVAR A DEUS É AQUI> SENDO FIEL NOS DIZIMOS E OFERTAS, E ELE PROMETE ABRIR AS JANELAS DOS CEUS!AMÉM! E NAO VENHAM DIZER QUE DIZIMO NAO PRECISA SER 10%...PERA AIQUERO VER SE O SEU PATRÃO PROME...

  • ana (rgt) - 02/08/2011

    O que aconteceria com a sua igreja se, de repente, o Espírito Santo, entristecido, se apagasse e não atuasse mais na igreja? Resposta unânime: A igreja continuaria funcionando normalmente. Certíssimo: os clubes e as demais entidades funcionam maravilhosamente bem, sem o poder do Espírito Santo, só com o poder do dinheiro! Então tome cuidado. Quem sabe você está freqüentando um clube e pensando que é uma igreja? Qual a mensagem central dessa igreja? É a mensagem primeira de João Batista, do Senhor Jesus e de Pedro:...

  • Antonio de Mello (Londrina) - 02/08/2011

    Hebreus 7:12... “A lei ordenava que unicamente os levitas podiam servir no tabernáculo e que só os filhos de Arão podiam ser sacerdotes... Se fosse eleito um sacerdote de outra tribo (vers. 13) haveria sido necessário mudar a lei, e com isto se houvera introduzido uma nova ordem de coisas (cap. 8: 13)”. Esta lei neste texto de Hebreus refere-se à Lei do Sacerdócio Levítico; nem de perto faz menção ao decálogo, os Dez Mandamentos. “A Epístola aos Hebreus trata quase exclusivamente do ritual do santuário, d...

  • ana (rgt) - 02/08/2011

    Dízimo é ensinado na igreja moderna como se fosse algo do mesmo nível que a redenção dos homens. Algo que parece ser tão importante quanto o entendimento de ser uma nova criatura. Então vamos olhar na Bíblia para achar e ler todos os versículos que ensinam dízimo no Novo Testamento. Opa; esqueci, não tem nenhum. Sim, é verdade, não existe nenhum versículo no Novo Testamento que ensina sobre dízimo.

  • Antonio de Mello (Londrina) - 02/08/2011

    Se a lei durou até joão, por que Jesus mandou o jovem rico guardar os mandamentos???

  • Antonio de Mello (Londrina) - 02/08/2011

    Dizimar é uma forma de gratidão que brota em um coração que deseja contribuir para a causa do Supremo Criador de todas as coisas, com a DEVOLUÇÃO de um percentual irrisório estipulado, reconhecendo como criaturas insignificantemente imerecedoras das imperceptíveis dádivas creditadas incessantemente, atualmente e eternamente, pelo mesmo, em seu favor....Ou seja. Por amor... (amp)

  • Antonio de Mello (Londrina) - 02/08/2011

    Se a lei fosse abolida as cadeias não estavam cehias de delinquentes...Podria roubar, matar, adulterar, cobiçar....Jesus disse: Não vim abolir a lei mas cumprir....Se a lei e osprofetas duraram até joão, onde ficam os profetas do novo testamento?...Tem Gente que entra neste blog só pra falar abobrinha

  • Edinêr (Juazeiro - Ceará) - 01/08/2011

    A ABOLIÇÃO DOS DÍZIMOS Hebreus 7.5: E os que dentre os filhos de Levi receberam o sacerdócio tem ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. Observe, a palavra afirma que Moisés deu uma lei ao seu povo, a qual é direcionada aos filhos de Levi, especificamente aos que receberam sacerdócio para trabalhar nas tendas das congregações, os quais têm ordem segundo a lei de receber os dízimos dos seus irmãos. Agora note o relato do ve...

  • ana (rgt) - 01/08/2011

    Por que será que somente o dízimo é ensinado e com tanta ênfase, com promessas e maldições? (Conheço as poucas exceções). Não parece ser um ensino enganoso, muito bem montado sobre a verdade, tendencioso e muito vantajoso para o doutrinador?

  • Antonio de Mello (Londrina) - 01/08/2011

    Em Atos 15, o apóstolo dos gentios não condena a lei muito menos dízimos e ofertas. Tem gente que vê chifre na cabeça de cavalo. Como digo sempre, dizimar não é uma obrigação. Como sempre até a expressão dos comentaristas soa de uma forma pesada: “””PAGAR O DIZIMO””” Dizimo não se paga!...Dizimo se Devolve.... Dizimar é uma forma de gratidão que brota em um coração que deseja contribuir para a causa do Supremo Criador de todas as coisas, com a DEVOLUÇÃO de um percentual irrisório estipulado, reconhecendo como c...

  • Philippe (RJ) - 01/08/2011

    Resposta à Mary Se você ainda não viu Mary, você não conhece uma Igreja séria que ama a Deus e se preocupa com o próximo. Em minha Igreja (Projeto Vida Nova - RJ) temos uma visão de que o dízimo não deve ser dado como obrigação e sim como entendimento de que tudo o que nós temos é dado por Deus. A partir disso, obedecemos em amor e com MUITA alegria o que está escrito e damos nossos dízimos e ofertas na Casa de Deus. Com esses recursos, a Igreja é mantida e MUITOS lares e pessoas são ajudadas, sejam elas da noss...

  • mary (sp) - 31/07/2011

    Ainda não tive a oportunidade de ver nenhum ófão, nenhuma viuva,nenhum pobre,nenhum doente,nenhum desempregado,ser socorrido com o tal do dízimo.Mais vou continuar procurando,quando eu souber de algum eu postarei aqui.

  • ana (rgt) - 31/07/2011

    Hoje, cristãos sinceros deixam de comprar gêneros de primeira necessidade para pagar dízimos às suas igrejas. Põe dez por cento de seus salários num envelope, lançam-no na salva de ofertas e saem aliviados. “Agora Deus vai me abençoar. Já cumpri minha parte”. A superstição é tão forte que alguns chegam a pagar dízimos com cheques pré-datados afim de se livrarem da maldição de Malaquias.