Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

O que é Páscoa no Novo Testamento e o que é Páscoa no Velho Testamento?

Pergunta de joyce , jequie
Resposta de Silvia Togneri, em 03/05/2011


Leia mais sobre Páscoa

Joice a respeito de sua pergunta: O que é Páscoa no Novo Testamento e o que é Páscoa no Antigo (Primeiro) Testamento, vou responder pela ordem do acontecimento delas.

Vejamos:

A palavra Páscoa vem do hebraico pesah que traduzida para o grego será (páscoa), que significa passagem.

 

A Páscoa no Primeiro ou Antigo Testamento tem a finalidade de celebrar a passagem do Senhor Deus, que libertou o povo de Israel da escravidão do  Egito. No seu aspecto histórico a Páscoa no AT é a festa que faz a memória da passagem de Deus no Egito para a libertação do povo. (Ex 12)

No aspecto agrícola anteriormente era a celebração do início da primavera, no primeiro mês da colheita da cevada, e que Israel adaptou, para a celebração da Páscoa, onde faziam pães sem fermento, conforme está em DT 16,3.

No aspecto pastoril era o sacrifício de um cordeiro cujo sangue era colocado na entrada das tendas dos pastores nômades para a proteção dos rebanhos. Israel também usou este rito para lembrar o dia em que no Egito, Israel precisou passar o sangue do cordeiro em suas portas para protegê-los da passagem do Senhor, como se encontra em Ex 12.

Quando o povo de Israel entra na terra de Canaã celebra a Páscoa em Guigal, conforme está no livro de Josué cap.5,10-11. A Páscoa que os nossos irmãos judeus realizam ainda hoje tem o sentido de fazer a memória da libertação do Povo do Egito, conforme se encontra em Dt 16,1-4 .

 

A Páscoa no Segundo ou Novo Testamento é a passagem da morte para a vida – é a Ressurreição de Jesus de Nazaré, que havia sido morto na cruz. É a vitória de Deus sobre tudo o que fere e mata a vida. Jesus faz a sua passagem da morte para a vida plena. A partir da Ressurreição de Jesus temos o convite de Deus para participar da vida eterna. Como a prisão de Jesus e sua posterior morte, ocorreram na época da celebração da Páscoa dos Judeus (cf. Mt 26,17-56; Mc 14,12-50; Lc 22,14-62 e Jo 13), a sua Ressurreição toma agora o significado de libertação da morte para a vida eterna. Está descrita nos evangelhos: Mt 28,1-8; Mc 16,1-8; Lc 24 e Jo 20.

Para nós cristãos, a Páscoa tem este significado, a Ressurreição de Jesus, a ressurreição para a vida plena, para a vida eterna, para uma nova vida de amor com Deus.

 

Muitas pessoas mesmo que ainda estejam vivas, enquanto não vivem no amor, na paz, na justiça e na alegria que Deus nos oferece, mas que preferem viver dominadas pelo ódio, pela mentira, pela vingança, pela injustiça e pelo desamor, estão mortas para Vida. E quando uma dessas pessoas percebe que Jesus lhes oferece uma nova vida de amor e a Ele aderem, e mudam totalmente de vida, fazem assim digamos uma ressurreição, como em Lc15,32.

15047 visitas

7 comentários

Postar um comentário

  • Erivaldo (Salvador) - 01/04/2013

    Simples, Jesus celebra a Pascoa (CEIA DO SENHOR) no dia 13,NISSAN, à noite já é (dia) 14, NISSAN, Morre entre 15 a 17 Horas. Dia de Quarta ainda. Porque no outro dia é PASCOA que começa ao anoitecer de quarta mesmo, depois de 17 horas é quinta dia 14 PASCOA segundo LEVITICO, EXODO ETC Lev.23;4,5 - Num.9;1-5 - Num.28;16, tem muitos versiculos ordenando e datando essa PASCOA. Perg. Porque Jesus come a pascoa dia 13? Deut.16;6 Jesus não poderia comer a PASCOA daquele ANO, pois já estaria MORTO, Jesus pois ANTECIPA um...

  • sidy (londrina) - 01/04/2013

    Gostaria de tirar uma duvida. Se Jesus celebrou a ultima páscoa com seus discípulos e depois foi traído e crucificado como a celebração da páscoa tem a ver com a ressurreição de cristo se foi depois conforme esta na bilblia

  • Patrick (Fortaleza) - 31/03/2013

    ``No aspecto agrícola anteriormente era a celebração do início da primavera, no primeiro mês da colheita da cevada, e que Israel adaptou, para a celebração da Páscoa, onde faziam pães sem fermento´´ Aonde fala dessa adaptação? Esse mês da colheita que você fala é outra coisa, conhecida como Pentecostes, quem está adaptando não é Israel mais é VOCÊ, com essa informação não correta.

  • Erivsldo (Salvador) - 21/03/2013

    Jesus, foi morto um dia antes da PASCOA JUDAICA. Porque ELE é o novo PACTO, O CORDEIRO. O verdadeiro CRISTÃO come o CORDEIRO (carne e o sangue) um dia antes, 13, NISSAN. Foi ordenança DELE. OS JUDEUS COMEMORAM NO 14 nissan, OS CATOLICOS no dia 31 de março que corresponde a 21, NISSAN ERRADO, não foi nesse dia. Lev.23;5. E errado quando se celebra algo fora da data correspondente, principalmente quando é uma ordenança de DEUS para os JUDEUS, depois de JESUS para nós CRISTÃO. Vamos fazer o correto.

  • Erivsldo (Salvador) - 21/03/2013

    1 Cor.5;7- Jesus é a nossa PASCO, então como celebrá-la? Existem duas PASCOA= Judaica e Cristá. A igreja Católica implantou a terceira, nem uma nem outra, porque? Eles seguem um CALENDARIO \GREGORIANO. Fazem a PASCOA fora do contexto historico. PASCOA Judaica, 15, NISSAN. PASCOA CATÓLICA= 31,Março=21,NISSAN? ERRADO. Enquanto a PASCOA CRISTÃ foi realisada em 13,NISSAN=Correspondente a 23 de MARÇO do ano em curso. Jesus ordena essa celebração, más é celebrada ALEATORIAMENTE? Em Qualquer data? Datas estipulada pelos ...

  • Erivaldo (Salvador) - 18/03/2013

    Jesus cumpria a pascoa? Luc.2;40,41,42 E mais Jesus faz a CEIA no dia 13, NISSAN e é preso, no dia 14 é julgado, condenado e morto,no dia 15 Celebra-se a PASCOA JUDAICA segundo ordenada por Deus. Come-se o cordeiro pascoal. Só que nós Cristão temos uma nova aliança, um novo pacto, agora em Cristo, aliança feita para clebrarmos no dia de sua CEIA que é no dia 13, NISSAN e não essa feita pela Igreja Católica, dia 29/31 Gregoriana. Tudo paganismo e tudo mentira e engano desde 312 D.C. Vamos fazer a coisa certa pelo me...

  • CLAUDIO A J (AMP) - 24/03/2012

    Páscoa Cristã > A Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera.( Assim como o Papai Noel do Natal,os coelhos, e os ovos de páscoa desviam as pessoas da verdade, onde os pais passam essa tradição que é patrocinada pelo consumismo , e o sacrifício d...