Sim, o João Marcos citato em Atos é o mesmo autor do segundo Evangelho. É mencionado pela primeira vez em Atos dos Apóstolos 12,12. Ele se chamava “João” e recebeu um segundo nome, “Marcos”, que deve ter prevalecido entre os cristãos. Era filho de uma senhora de Jerusalém, que hospedou alguns cristãos logo no início da comunidade, depois da morte e ressurreição de Cristo. Ele era primo de Barnabé, que foi o companheiro de viagem de Paulo. Paulo e Barnabé levaram consigo esse mesmo Marcos, na primeira viagem missionária. Não se sabe bem o por que, mas a um certo ponto ele deixou os dois durante a viagem e voltou para Jerusalém (Atos 13,13).

Marcos aparece três vezes nas cartas de Paulo: no pequeno bilhete a Filêmon (23-24), na carta aos Colossenses (4,10) e em 2Timóteo 4,11.

O seu nome aparece também na carta de Pedro, que provavelmente foi escrita de Roma por volta do ano 65 depois de Cristo, onde fica claro que ele foi um colaborador do apóstolo Pedro (1Pedro 5,13).

Marcos não foi apóstolo, mas alguns dizem que possa tê-lo conhecido e muitos pensam que era ele o jovem que escapou nu quando Jesus foi preso no Getsêmani (Marcos 14,52-55).

Por volta do ano 60 se encontra em Roma, de onde escreve o seu Evangelho.

O escritor cristão Papias (segundo século depois de Cristo) diz que Marcos foi intérprete de Pedro, do qual aprendeu aquilo que Jesus disse e fez, colocando tudo por escrito com cuidado.