Não sabemos nada de uma eventual filha de Pilatos. A Bíblia fala de sua esposa, mas tambem dela quase nada sabemos. Um apócrifo conta que seu nome era Cláudia Prócula, mas conhecemos bem a índole desses escritos e criar teorias históricas baseadas neles comporta um certo risco. Por outro lado, as informações neles presentes podem ser expressão de uma tradição histórica. Por isso, quem sabe, a mulher de Pilatos se chamava efetivamente Cláudia.

É claro que o contexto dessa pergunta é a novela "Jesus", onde a suposta filha di Pilatos, que na novela se chama Helena, se envolve com Judas Tadeu, um dos apóstolos. É evidente que estamos diante de uma ficção, feita para atrair os espectadores, que não tem nenhum fundamento histórico. A Bíblia não é um folhetim, mas conta a Boa Nova, que não contempla as nossas vaidades e sonhos adolescentes.

Acredito que as novelas podem ter um papel importante em suscitar nossa curiosidade para temas importantes da vida e também para assuntos ligados à religião. Mas precisamos ser adultos na fé e evitar aqueles que exploram a inocência popular nesses temas, às vezes com o mero intuito do sucesso. Se uma coisa levanta a sua curiosidade, confira o que efetivamente  diz a Bíblia e não se deixe enganar por vozes sem autoridade.

 

A esposa de Pilatos

A coisa certa é que Pilatos tinha uma esposa, pois aparece na Bíblia como alguém que aconselha o marido, mas permanece anônima. Em algumas igrejas ela é até considerada santa, pois segundo a tradição teria inclusive ajudado Paulo em Roma e os apóstolos na Palestina.  Parece não ser costume, conforme aquilo que se sabe da história romana, a presença da esposa na vida pública de uma autoridade do Império. Isso faz com que a sua figura seja enaltecida.

Conhecemos o texto de Mateus 27,19, onde ela aconselha ao marido, que em nome do Imperador Romano administrava a Palestina quando Jesus morreu:

E estando assentado no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas na questão desse justo, porque muito sofri hoje em sonho por causa dele.

Mesmo não tendo informações sobre ela, resulta evidente que era uma esposa presente nas decisões do marido e ousava aconselhá-lo.

Repetindo, em relação a uma eventual filha desse casal, não existe nenhum registro que nos permita dizer que ela se chamava Helena e muito menos que tivesse uma relação com o apóstolo Judas Tadeu.

Uma Helena que teve papel de protagonista na história da Igreja foi a mãe de Constantino. Mas ela nasceu a cerca de 200 anos depois de Cristo.