O fumo é um vício, cuja prática não aparece na Bíblia. Não existe uma palavra bíblica sobre essa prática em particular, embora sabemos que a Bíblia sugere que tratamos o nosso corpo como Templo do Espírito Santo (1Coríntios 6,19). Sabemos bem que o fumo prejudica a nossa saúde e por isso, além do nosso ser cristão, deveríamos ter a consciência do seu aspecto nocivo e tentar escapar dele.

Além desse aspecto, claro para quase todo mundo, você coloca outro elemento importante, que tem a ver especialmente com a vida cristã: o batismo. Sabemos que graças a ele nos tornamos "criaturas novas", renovadas pelo Espírito Santo. E em relação ao Espírito, Paulo nos exorta:

vivam segundo o Espírito, e assim não farão mais o que os instintos egoístas desejam (Gálatas 5,16).

Parece automático, que se batizados devemos estar longe dos nossos vícios. Mas não é assim. O Batismo abre as portas para a graça divina agir dentro de nós, mas precisamos sempre vigiar; somos nós mesmos que abraçamos a graça de Deus em nossas vidas e a transformamos.

O batismo não é uma magia, mas um dom que precisa ser desenvolvido e exige continua dedicação e vigilância.

Certamente você não está condenado porque fumou no dia do batismo. A condenação chegará se você não se dedicar a mudar de vida, aos poucos, mas de maneira progressiva. O batismo se vê também através das obras e do caminho que cada um percorre, embora Deus conheça a nossa fragilidade.