Uma janela sobre o mundo bíblico

Roma é a cidade das sete colinas e na Bíblia fala também que a cidade é cercada por muitos rios. Olhando o mapa, encontramos somente o Rio Tibre. Cadê os outros rios?



  • Pergunta de Marcos Menezes, São Paulo
  • 2388
  • 05/02/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Roma |


É provável que a sua referência seja Apocalipse 17,9-18:

9* Aqui é preciso ter inteligência para entender: as sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. São também sete reis. 10 Cinco já caíram, um existe, e o outro ainda não veio; mas, quando vier, ficará por pouco tempo. 11 A Besta que existia e não existe mais, ela mesma é o oitavo rei, e é também um dos sete, mas caminha para a perdição. 12* Os dez chifres que você viu são dez reis, que ainda não receberam um reino. Estes, porém, receberão autoridade como reis por uma hora apenas, juntamente com a Besta. 13 Esses reis pensam a mesma coisa: entregar o poder e a autoridade para a Besta. 14 Todos juntos farão guerra contra o Cordeiro. Mas o Cordeiro os vencerá, porque o Cordeiro é Senhor dos senhores e Rei dos reis. E com ele, vencerão também os chamados, os escolhidos e os fiéis.» 15 O Anjo continuou a me explicar: «Você viu aquela prostituta que está sentada perto de muitas águas. Essas águas são povos, multidões, nações e línguas diversas. 16* Os dez chifres que você viu, juntamente com a Besta, começarão a odiar aquela prostituta, a despojarão e a deixarão nua. Comerão suas carnes e a queimarão. 17 Pois Deus colocou no coração deles o desejo de realizarem o seu próprio plano: vão entregar sua realeza à Besta, até que as palavras de Deus estejam cumpridas. 18 Essa mulher que você viu é a Grande Cidade que está reinando sobre os reis da terra».

Emobora não de maneira evidente, é muito provável que essa passagem é uma referência à Roma. E ela é pintada como a representação do mal no mundo. São famosas as 7 colinas da cidade e nisso residiria a evidência da menção da cidade. Obviamente, a identificação de Roma com o mal é porque ela é a capital do Império que persegue os cristãos e não deixa a mensagem de Deus se espalhar. No fundo, o autor condena o comportamento do Império Romano, que dominava a Palestina nos primórdios do cristianismo.

É famoso o Rio Tibre, que atravessa a cidade. As outras águas provavelmente se referem ao Mediterrâneo, principalmente o Tirrênio, e seus mares que representam os lugares aonde o Império atuava.


 

Roma, no início do cristianismo era uma cidade grande, com aproximadamente 1 milhão de habitantes. A sua influência no mundo bíblico aparece já no Antigo Testamento; é provável que em Daniel 11,30 existe uma primeira referência a ela. Essa cidade influenciará a Palestina no período dos Macabeus, graças a uma aliança com a Judeia (1Macabeus 1,10; 7,1; 8,1-29; 12,1-16; 14,16.24.50; 2Macabeus 4,11).

No Novo Testamento a Cidade Eterna é a meta de Paulo, uma meta natural para o Apóstolo dos Gentios. Áquila, que conheceu Paulo em Corinto, tinha vindo de Roma (Atos 18,2). Em Roma, ele foi colocado na prisão (2Timóteo 1,17).

Paulo escreveu uma carta à comunidade cristã daquela cidade, enquanto pensava na viagem que o conduziria até lá (Romanos 1,7.15).

Quem sabe, também 1Pedro 5,13 se refere à Roma.

2388 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook