Olá Eliana Fátima Santos do Rio de Janeiro!

Respondendo à pergunta do casamento de Daniel!

A resposta à pergunta ainda é controversa. O livro de Daniel não fala desta condição apenas que Daniel e seus 3 companheiros estavam a serviço do Rei, e comandados por um eunuco chamado Asfenez,

Devido a isto temos duas interpretações.

Primeiro grupo aceita que Daniel era eunuco, pois era comandado pelo chefe dos eunucos do palácio Asfenez.

Ainda existe o reforço da citação bíblica de Isaias 39,7:

“7Dentre os teus filhos, nascidos de ti, dos que tu geraste, tomarão eles para serem eunucos no palácio do Rei da Babilônia.” (Isaías 39,7)Os que aceitam como sendo Daniel Eunuco entendem a passagem de Isaias 39,7 “ um dos filhos de Israel, que se tornou eunuco” como Daniel, o nome não aparece no texto” e concluem  que Daniel seria eunuco, não teria casado e estava a serviço do Rei.

Para os que afirmam que Daniel não era eunuco a compreensão é está:

Os jovens se tornavam eunucos para prestarem serviço a rainha e as princesas, na parte reservada do Palácio. Daniel estava a serviço direto do Rei, era um conselheiro, com autoridade e determinação. A compreensão é diferente.

- Não existe nenhuma citação de nome de esposa de Daniel no texto. Parece que esta informação não seja importante.

O personagem Evil-Merodac, Rei da Babilônia.

O Rei Babilônico Evil-Merodac assumiu o trono no ano de 562 a.C., e reinou por apenas dois anos. O nome Evil-Merodac também aparece como Evil-Marduc ou Amel-Marduc no acadiano. O significado desse nome é debatido, podendo ser tanto “homem do deus Marduc” como “o homem é Marduc” ou até “devoto de Marduc”.

Sua  morte é datada entre 560 e 559 a.C., em conspiração do cunhado. É um período da história babilônica confuso, pois não existem dados suficientes para esclarecer.

Quem foi Evil Merodac na Biblia?

Encontramos o nome do Rei Babilônico Evil-Merodac na Bíblia no episódio em que libertou o rei Joaquim, Rei de Judá, que estava preso por 37 anos durante o cativeiro na Babilônia que o povo de Deus foi submetido.

Rei Babilônico Evil-Merodac, no primeiro ano de seu reinado tirou o rei Joaquim da prisão, o tratou com benignidade e lhe deu um lugar de honra mais elevado sob os outros reis que também estavam presos e no cativeiro na Babilônia. A citação Bíblica do episódio:

O Rei de Judá Joaquim a ter um lugar à mesa de Evil-Merodac e lhe foi concedida condições de subsistência vitalícia (2Rs 25,27-30)

“27No trigésimo sétimo ano da deportação de Joaquim, rei de Judá, no décimo segundo mês, no dia vinte e sete, Evil-Merodac, rei da Babilônia, no ano que subiu ao trono, deu anistia a Joaquim, Rei de Judá, e o tirou da prisão. ....(2 Rs 25,27-30) Bíblia de Jerusalém.

À parte dessas coisas, nada mais se sabe sobre quem foi Evil-Merodac.