Nos últimos tempos as escavações na Cidade de Davi têm revelado inúmeras riquezas arqueológicas que nos transportam ao tempo da Bíblia. A última delas foi a descoberta de um túnel que poderia ser do tempo do rei Davi, eventualmente mencionado em 2Samuel 5,8, quando Davi conquistou a cidade usufruindo da presença de um canal. Esse canal provavelmente era um aqueduto.

O túnel foi descoberno no início do ano. A abertura é bastante grande e permite a passagem de uma pessoa, contudo só os primeiros 50 metros são acessíveis. O resto é coberto por detritos e outros materiais que precisam ser removidos. As paredes do canal são feitos de pedras, às vezes naturais e às vezes trazidas de outros locais.

O aqueduto se encontra embaixo de uma estrutura feita de pedra que foi identificada pela arqueóloga Eilat Mazar como o Palácio de Davi (2Samuel 5,11). O túnel, que já existia, teria sido usado também durante o período da existência desse palácio. Mais tarde o túnel pode ter sido usado como passagem de emergência e talvez foi usado pelo rei Sedecias, quando Jerusalém estava assediada pelos babiloneses (2Reis 25,4). Na área foram encontradas também lâmpadas de óleo datadas do fim do Primeiro Tempo (600 antes de Cristo), que serviriam para provar tal tese.

A cidade de Davi è uma pequena colina onde Davi contruiu a sua capital, há 3 mil anos atrás. Enquanto no subsolo revela preciosos tesouros arqueológicos, na superfície esta se tornando um centro muito ativo, com espaços para os visitantes, uma exposição tridimensional e visitas guiadas às escavações que incluem o poço de Warren e também o túnel de Ezequias e a piscina de Siloé.