Algumas correntes cristãs têm difundido um comportamento moral muito perigoso. A pregação de alguns pastores tende a eximir o ser humano de toda culpa e colocar, principalmente as coisas ruins, nas costas de um ser superior, Deus ou o Diabo: se sigo radicalmente os preceitos divinos viverei maravilhosamente, caso contrário vêm as desgraças. Radicalizando essa concepção, chega-se a pensar que todo o mal vem também das mãos de um ser superior. Pode ser de Deus, que nos quer provar, ou mesmo do Diabo, que quer nos tentar.

Já Paulo sublinhava que em nós existe uma força que não controlamos: não pratico o que quero, mas faço o que detesto (Romanos 7,15). É como se dentro de mim, como ainda lembra Paulo, morasse o pecado. Os padres chamaram isso de pecado original!

Portanto, as coisas contrárias à vontade de Deus que se realizam vêm dessa força que está dentro de nós, da qual fomos liberados por Cristo. Se continuamos a segui-la é por que não o abraçamos como convém.

É preciso que saibamos que de Deus nunca vem o mal! É preciso assumir a própria responsabilidade e reconhecer-se culpado das coisas erradas que fazemos, com o intuito de emendar a própria vida e se aproximar cada vez mais de Deus.