As autoridades de Israel comunicaram, recentemente, que o nível das águas do Lago da Galiléia, está muito baixo, o mais baixo dos últimos 5 anos. Nos últimos meses a principal fonte de água potável de Israel abaixou de 42 centímetros. Atualmente o nível do lago é de 212,59 metros abaixo do nível do mar. Desde 2004 o nível do lago está abaixando. A causa é sobretudo a falta de chuva, que cae, na Terra Santa, exatamente nesse período, onde atualmente é inverno.

A primeira iniciativa para remediar ao problema é destinar a água reservada para a agricultura ao uso doméstico. Além disso será ativada uma campanha para alertar a população para que use corretamente a água, dirigida sobretudo aos jovens e às crianças, procurando corrigir erros comuns, como aquele de deixar correr a água enquanto se escovam os dentes.

Há algum tempo se hipotizou a possibilidade de trazer, via navio, água da Turquia, porém não se fez nada, até agora. Atualmente a alternativa está em pegar a água do mar e tirar o sal, rendendo-a potável. Hoje existem 2 indústrias de dessalinação; outros 3 serão construídas até 2013. A indústria maior do mundo desse processo se encontra em Asquelão, e produz 108 milhões de metros cúbicos de água por ano. A outra, em Palmahim, produz 30.

A partir de 2013 serão produzidos certa de 505 milhões de metros cúbicos. Israel consuma 700 milhões de metros cúbicos de água cada ano.