O que sabemos dele é contado brevemente em Gênesis 14,18,20:

Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho; ele era sacerdote do Deus Altíssimo. ele pronunciou esta bênção: "Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo que criouo o céu e a terra e bendito seja o Deus Altíssimo que entregou teus inimigos entre tuas mãos." E Abrão lhe deu o dízimo de tudo.

Como você vê, não existe nenhuma menção à sua origem e também à sua descendência. Portando, excluo que posso ter ligação com Noé.

Outra fonte bíblica sobre Melquisedec encontra-se na Carta aos Hebreus, no capítulo 7. A propósito, ali se diz, no versículo 3:

Sem pai, sem mãe, sem genealogia, nem princípio de dia nem fin de vida! É assim que se assemelha ao Filho de Deus, e permancece sacerdote eternamente.

 

Quem era Melquisedec

O seu nome significa "meu rei é justo" (Malki Tzedek). É um personagem do qual não se conhece quase nada, mas que carrega consigo uma carga simbólica muito importante.

Na citação acima, vimos que era rei de Salém. Muitos identificam essa cidade com Jerusalém, lugar onde em seguida será a morada do Deus dos hebreus.

É ao mesmo tempo rei e sacerdote. Ainda não existia a instituição sacerdotal, mas ele é o primeiro a receber o dízimo.

Ele traz para Abrão "pão e vinho". Além de ser o símbolo do alimento real, é também uma prefiguração do próprio Cristo, que é profeta, rei e sacerdote, mas também institue o sacerdócio que é marcado pela apresentação do pão e do vinho, como na última ceia.

O "Deus Altíssimo", de quem ele é sacerdote, não é o Deus dos hebreus, Yahweh. Mas é o criador do céu e da terra, com as mesmas características do nosso Deus.