Olá Bruna de Três Lagoas - MG!!

O episódio que narra o milagre da transformação da água em Vinho no conhecido texto ás Bodas de Caná) do evangelista João capítulo 2, 1-12, não fala-nos a respeito do tempo da duração da Festa depois do milagre ter acontecido.

O texto nos fornece esta informação: João 2,11-12:

“11 Este início dos sinais, Jesus o fez em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória e os seus discípulos creram nele. 12 Depois disto, desceram a Cafarnaum, ele sua mãe, os irmãos e o seus discípulos e ali ficaram apenas alguns dias.” (João 2,11-12) Bíblia de Jerusalém.

Apenas podemos encontrar escritos que narraram as festas de casamento judaico na época de Jesus. Mesmo assim sem muitas informações detalhadas. Da parábola das 10 virgens prudentes e imprudentes, se sabe da chegada do noivo a casa da noiva (a noiva esperou por um ano para que acontecesse o casamento). O noivo chegando a casa da noiva em um cortejo com os amigos a leva agora para sua casa, e entra no quarto nupcial, para consumar o casamento, enquanto isto os convidados esperam, o anuncio do noivo, cantando, tomando vinho e dançando. Depois de o noivo anunciar a consumação do casamento, se iniciava a festas que durava ao todo 7 dias.

Estas são as informações que encontramos nos escritos sobre o casamento judaico na época de Jesus. Sem uma exatidão de dias, entende-se que foi durante este período.

Se Jesus mudou o vinho antes do anuncio do início da festa, a festa teve uma duração ainda de sete dias.

Consulta:

SAULNIER, Christiane, ROLLAND, Bernard, A palestina no tempo de Jesus, cadernos Bíblicos 27, tradução de José Raimundo Vidigal, 2ª. edição, Paulinas, São Paulo, 1986, pag. 71ss. (O matrimônio Judaico)