Olá Fabiano Linhares Casotti de São Gonçalo - RJ!

Vamos ler o texto 1reis 19.19-21 para ver o que a palavra de Deus nos diz:

19Partiu, pois, Elias dali e achou Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, estando ele com a duodécima; chegando-se Elias a Eliseu, lançou a sua capa sobre ele.

20Então, deixando este os bois, correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. Respondeu-lhe Elias: Vai, volta; pois, que te fiz eu?

21Voltou, pois, de o seguir, tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu a carne, e a deu ao povo, e comeram. Então se levantou e seguiu a Elias, e o servia. (1Reis 19,19-21) Bíblia Almeida.

Pela leitura do texto entendemos que se trata da vocação de Eliseu, que se torna discípulo de Elias. Tem vários sinais que nos ajudam a entender como procedeu a escolha de Eliseu por Elias. Como ele passou sua autoridade profética.

O manto de Elias: tem o significado da personalidade e dos direitos do dono. Significa o poder em profetizar que Deus lhe deu. Sabemos através de 2 Reis 2,8 que este manto de Elias tem eficácia milagrosa. No gesto de jogar o manto sobre Eliseu o profeta Elias está adquirindo sobre Eliseu direitos que ele não pode se furtar.

Eliseu entende o significado do gesto e de seu compromisso, deixa tudo, sacrifica seus bois que utilizava para o trabalho e com a madeira do arado, faz fogo e cozinha a carne distribuindo a seu pessoal.

Neste gesto mostra que Eliseu assume a vocação que foi chamado renunciando a vida anterior e jogando inteiramente nos caminhos de Deus.

Permanece um ensinamento para nós. Ao assumirmos uma vocação designada por Deus, teremos a força necessário que Deus nos dá gratuitamente para que sua obra se concretize. Assim foi com Moises, com o profeta Isaías, com os apóstolos de Jesus.