O Vaticano anunciou que o túmulo de São Paulo foi descoberto em Novembro ao fim de quatro anos de escavações arqueológicas debaixo da basílica dedicada ao apóstolo, em Roma.
"Não há qualquer dúvida que o túmulo encontrado no solo da basílica de São Paulo é do apóstolo", afirmou o cardeal Andrea Lanza di Montezemolo, responsável pela Basílica.
As escavações começaram em 2002 e só foram dadas por concluídas pelos arqueólogos em Novembro, quando retiraram o túmulo debaixo do altar-mor da basílica.

O túmulo, que datará do ano de 390, tem inscrita a frase "Paulo Apostolo Mart" (Paulo, apóstolo mártir), apresenta uma abertura e foi encontrado entre dois templos que foram construídos um sobre o outro.
A sepultura do apóstolo deverá ser exposta na basílica de São Paulo, mas os arqueólogos ainda não sabem se o túmulo será aberto, já que decisão cabe ao Papa Bento XVI.
Segundo os especialistas, a abertura do túmulo poderia dar a conhecer melhor a cultura cristã e revelaria o estado do corpo do apóstolo, já que São Paulo foi decapitado em Roma no ano de 65 por ordem do imperador Nero.

A basílica de São Paulo foi erguida no século IV, no local onde foi encontrada a sepultura do apóstolo, tendo sido várias vezes reconstruída ao longo dos séculos.
Sendo a maior igreja de Roma, a seguir à de São Pedro, a basílica sofreu a última reconstrução em 1823, apresentando os retratos de todos os Papas da história da Igreja Católica.